ORDEM DO DIA
Posse Vereador Matheus Gabriel Silva



Texto da Ordem do Dia

A SRA. PRESIDENTE (TÂNIA BASTOS) – A Presidência, com base no art. nº 157, II do Regimento Interno vai interromper a Ordem do Dia, a fim de dar posse ao senhor Matheus Gabriel Silva, 1º Suplente do Democratas (DEM), em decorrência do afastamento temporário do senhor Vereador Carlo Caiado, que assumiu o cargo de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
A Presidência convida os senhores vereadores Fátima da Solidariedade e Fernando William para conduzirem ao recinto do Plenário o Senhor Matheus Gabriel Silva.

(Conduz-se o senhor Matheus Gabriel Silva ao recinto do Plenário)

A SRA. PRESIDENTE (TÂNIA BASTOS) – A Presidência solicita ao senhor Matheus Gabriel Silva que proceda à leitura do termo de compromisso.

O SR. MATHEUS GABRIEL SILVA – “Prometo cumprir a Constituição da República, a Constituição do Estado do Rio de Janeiro, a Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro e o Regimento Interno da Câmara Municipal, observar as leis, desempenhar com retidão o mandato que me foi conferido e trabalhar pelo progresso do município e pelo bem estar do povo carioca”.

A SRA. PRESIDENTE (TÂNIA BASTOS) – Comunico que os documentos necessários à posse, por determinação do § 6º do art. nº 52 da Lei Orgânica do Município, já foram entregues à Secretaria Geral da Mesa Diretora.
A Presidência roga ao nobre Vereador Rocal, 1º Secretário em exercício, que faça a leitura do termo de posse do Senhor Matheus Gabriel Silva.


O SR. ROCAL – “Termo de posse do Senhor Matheus Gabriel Silva, 1º Suplente do Democratas.
Nos termos do art. 50, § 1º, da Lei Orgânica do Município, combinado com o artigo 3º, § 6º, do Regimento Interno, nesta data, apresentou certidão expedida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, prestou compromisso, cumpriu o disposto no artigo 52, § 6º, da Lei Orgânica do Município, e tomou posse como Vereador à Câmara Municipal do Rio de Janeiro o Senhor Matheus Gabriel Silva, 1º Suplente do Democratas, e que passa a ocupar o mandato de Vereador nesta Casa de Leis em decorrência do afastamento temporário do Senhor Vereador Carlo Caiado, para assumir o cargo de Deputado Estadual da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Ao final deste Termo, o Suplente, ora empossado aporá a sua assinatura, imediatamente após a do Senhor Vereador Jorge Felippe, Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Gabinete da Presidência, Palácio Pedro Ernesto, na Cidade do Rio de Janeiro, em 16 de abril de 2019.”


A SRA. PRESIDENTE (TÂNIA BASTOS) – A Presidência convida o Senhor Matheus Gabriel Silva para assinar o termo de posse.

(O Sr. Matheus Gabriel Silva assina o termo de posse)

A SRA. PRESIDENTE (TÂNIA BASTOS) – Cumpridas as formalidades legais e regimentais, declaro empossado o senhor Matheus Gabriel Silva no mandato de Vereador à Câmara Municipal do Rio de Janeiro e solicito a Sua Excelência que assine o livro de presença da Sessão Plenária, ora em curso.

(O Sr. Matheus Gabriel Silva assina o livro de presença)

A SRA. PRESIDENTE (TÂNIA BASTOS) – Para usar da palavra, em saudação à posse do ilustre Vereador Matheus Gabriel Silva, a Presidência convida Sua Excelência o nobre Vereador Cesar Maia.

O SR. CESAR MAIA – Muito obrigado. Matheus, desculpe a informalidade, companheiros de partido. Para nós, é um momento de honra, júbilo e alegria. Você tem a política no sangue, vindo do seu pai, da sua família; do seu comportamento; da sua permanente luta pelo bem-estar da nossa população.
O Rio ganha uma grande contribuição na sua atuação na Câmara de Vereadores. Quero deixar meu abraço afetuoso e a certeza de que, com a saída do Caiado, nós do Democratas não estaremos perdendo nada. Parabéns, Matheus!

A SRA. PRESIDENTE (TÂNIA BASTOS) – A Presidência convida o Excelentíssimo Senhor Matheus Gabriel Silva para fazer uso da palavra, na Tribuna.

O SR. MATHEUS GABRIEL SILVA – Boa tarde, Senhor Presidente. Boa tarde, senhoras e senhores vereadores, funcionários desta Casa de Leis e demais presentes.
Primeiramente, gostaria de agradecer, acima de tudo, a Deus, por me proporcionar este momento. Agradeço a minha família, amigos e especialmente minha esposa Andressa, que sempre me apoiaram, durante todo o processo eletivo e, principalmente, no tempo em que vivi a expectativa, como suplente, de minha posse.
Da mesma forma, quero agradecer à minha equipe, que, de certa forma, me conduziu a esta Casa; aos eleitores, pelos votos de confiança; e particularmente a alguns vereadores que se solidarizaram com meu momento de tristeza, quando da minha não vitória imediata.
Quero agradecer às palavras das senhoras e dos senhores vereadores que se pronunciaram, pelas palavras de carinho, e agradecer aos demais pela receptividade, em especial do Senhor Presidente, Vereador Jorge Felippe. Eu não quero me estender. Quero dizer para vocês que a minha felicidade de estar aqui é muito grande.
A partir deste momento, quero me unir a todos os vereadores para que façamos uma Câmara realmente forte e independente, que busque a autonomia e o respeito entre os poderes. Afinal, nós estamos aqui através dos votos que recebemos da população.
Dessa forma, temos que buscar atender aos apelos e anseios do povo que nos elegeu para brigar e lutar em seu nome.
Estou aqui para cobrar do Poder Executivo a aplicação das leis, para a melhoria do transporte, Segurança, Saúde e Educação; buscar, se não a integralidade, o mínimo para que a nossa população possa viver com dignidade. Aprendi com meu pai a não ter medo do futuro. Nos meus 34 anos, eu estou pronto para enfrentar os desafios necessários. Farei um mandato independente, ao lado dos senhores e das senhoras, visando à plena administração da nossa cidade e, apesar de ser meu primeiro dia como vereador, estou à vontade para conclamá-los a essa união, porque sei que juntos, somos mais fortes.
Finalizando, faço um agradecimento especial ao nosso grande Vereador Cesar Maia, pilar do Democratas, e ao meu amigo, Vereador Carlo Caiado, hoje tomando posse como Deputado Estadual, que não mediu esforços na busca de me orientar e colocar, como muitas vezes fez, no sentido de enaltecer a qualidade das senhoras e senhores vereadores que compõem com licitude essa egrégia Casa de Leis. Espero poder contribuir e muito com seus pares para a continuidade de um trabalho legislativo voltado em prol da Cidade do Rio de Janeiro.
Muito obrigado a todos.