ORDEM DO DIA
Pela Ordem



Texto da Ordem do Dia

O SR. DR. JAIRINHO – Senhor Presidente, só a título de esclarecimento: quero parabenizar o Vereador Cláudio Castro pela eleição como Vice-Governador.
Peço que, nesse um mês e 15 dias que faltam para o final do ano, até o recesso, algumas matérias de interesse coletivo, de interesse da sociedade, sejam votadas neste Plenário.
Queria salientar algumas votações: não só as contas do Município do Rio de Janeiro, mas também... Vou colocar na cabeça dos vereadores, pois já está na Câmara há muito tempo, para que a gente possa votar, nos próximos dias, o projeto da securitização das dívidas, o projeto da vigilância sanitária, o projeto pela brigada nos prédios históricos. Enfim, são projetos não polêmicos, mas importantes para terminarmos o ano votando alguns projetos que o Executivo mandou para esta Casa. Dessa forma, podemos começar a elaborar os pareceres e dar prosseguimento a votações importantes que temos que fazer até o final do ano.
Só mais uma coisa que eu queria colocar em pauta: roda uma notícia em alguns celulares, via WhatsApp de alguns vereadores – alguns vereadores vieram falar comigo e faço questão de olhar aqui. Foi passado que a saúde teria o corte de alguns milhões. Estou aqui com o orçamento histórico da saúde que, desde 2013... Esses mais de R$ 700 milhões nunca existiram, e esse corte, que falam que terá, de 2017 e 2018 para 2019, também não existe na LOA e, muito menos, na prática.
Eu queria passar para os vereadores, também, a matéria desse corte que não existe, essa fake news, e dizer para todo mundo ficar tranquilo, porque nós não teremos o dissabor de votar dentro da Câmara dos Vereadores.
Muito obrigado, Senhor Presidente.
O SR. PRESIDENTE (JORGE FELIPPE) – Nobre Vereador Dr. Jairinho, vou dar uma sugestão a Vossa Excelência. Em relação a esses projetos que Vossa Excelência está solicitando que incluamos na pauta, o senhor poderia agilizar um encontro com os secretários que correspondem às propostas para que possam, na Sala das Comissões, discutir esses projetos com os senhores vereadores.
O SR. DR. JAIRINHO – Muito obrigado, Senhor Presidente. Farei isso, amanhã, para ver se já começamos, na quinta-feira de manhã, as reuniões.
O SR. TARCÍSIO MOTTA – Pela ordem, Senhor Presidente.
O SR. PRESIDENTE (JORGE FELIPPE) – Com a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Tarcísio Motta, que dispõe de três minutos.
O SR. TARCÍSIO MOTTA – Senhor Presidente e nobre Vereador Dr. Jairinho, Líder do Governo. Queria solicitar, inclusive, que nessa lista pudesse ser incluído o debate sobre o Fundo Municipal de Cultura, para garantir verbas para a Prefeitura, que é um projeto que está na Secretaria Municipal de Cultura.
Hoje, eu e o Vereador Reimont, Presidente da Comissão de Cultura, e, certamente, depois, o Vereador Professor Adalmir, que também é membro da mesma Comissão, estávamos discutindo isso, e gostaria de fazer a solicitação que encomendasse isso à Secretaria Municipal de Cultura e à Casa Civil, para encaminhar este ano, pois se trata de mudança tributária para o próximo ano. Seria muito importante, incluindo o recebimento de verbas federais para o município, que é do que ele precisa agora. Portanto, solicito que o Fundo Municipal de Cultura também entre nessa listagem.
Muito obrigado.