Discurso - Vereador Jones Moura -

Texto do Discurso

O SR. JONES MOURA – Obrigado, Senhor Presidente.
Hoje vamos utilizar a Tribuna da Câmara Municipal do Rio de Janeiro para alertar a todo o Congresso Nacional – Câmara dos Deputados e Senado Federal – sobre a importância da inclusão das Guardas Municipais de todo o Brasil. São cerca de 120 mil guardas municipais – na questão da PEC 6/2019, a PEC da reforma da previdência.
Para todo esse grupo de segurança pública do Brasil, foi estranho perceber que a minuta original da proposta do governo inserisse todos os órgãos de segurança e os que também não eram de segurança pública, mas que, de certa forma, lidam com a violência do Brasil na questão da aposentadoria especial.
Os guardas municipais têm atividade policial, se expõem aos diversos riscos na profissão, para a proteção da população, do seu munícipe, e assim mesmo foram deixados de fora da questão da reforma da previdência. Por isso, Senhor Presidente, vou usar esses minutos finais para conclamar a presença de caravanas de todas as cidades dos estados do nosso Brasil, para que compareçam a dois eventos importantíssimos que acontecerão em Brasília.
Um é um grande movimento, é um grande ato de mobilização, em nível de Brasil, que ocorrerá no dia 21, em Brasília. Durante o dia inteiro, acontecerá o evento da UPB – União das Polícias do Brasil. Nesse encontro das Polícias do Brasil, estarão também as Guardas Municipais. Estaremos, o dia inteiro, conversando com diversos deputados federais e lideranças de bancada a respeito desse grave erro do Governo Federal, que foi não ter inserido a Guarda Municipal na questão da aposentadoria especial.
Então, atenção todos os guardas municipais do nosso Brasil! É importante as caravanas para o dia 21, o dia inteiro. Vamos chegar logo pela manhã e passar o dia inteiro visitando os gabinetes. Vai ter um trio elétrico enorme ali, em frente ao Palácio do Planalto, e falaremos dos pleitos da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal, das Guardas Municipais, dos agentes de trânsito e de todos os demais segmentos que tratam da segurança pública no nosso Brasil.
Atenção também para o dia 29 deste mês, quando acontecerá um evento exclusivo de guardas municipais, o qual chamamos de Marcha Azul Marinho, porque os uniformes padronizados no Brasil, são da cor azul marinho.
Será um grande encontro de todas as caravanas de guardas municipais do Brasil no dia 29. Tem que chegar cedo, por volta das 8 horas, em Brasília. Nesse encontro, vamos todos marchar. No último encontro, conseguimos reunir quase 5.000 guardas municipais. Vamos marchar até Brasília, onde faremos um seminário com diversos deputados federais, com diversas lideranças das bancadas do nosso Congresso Nacional, inclusive senadores estarão participando. O Presidente Jair Bolsonaro também está convidado para esse seminário, para falar aos guardas municipais a respeito da inclusão das guardas municipais nessa PEC 6, que é a PEC da reforma da previdência.
Acreditamos que o Brasil tem diversas propostas para tratar da questão da previdência. Porém, se for rolo compressor e passar a reforma da previdência, é preciso que emendas de parlamentares sensatos venham a corrigi-la, para que não haja dano nenhum e todos venham, finalmente, a prestigiar uma previdência boa para todos.
Obrigado, Senhor Presidente
.