Discurso - Vereador Prof. Célio Lupparelli -

Texto do Discurso

O SR. PROF. CÉLIO LUPPARELLI – Senhora Presidente, senhoras e senhores presentes: ontem, das 9h30 às 13 horas, lá na Ilha do governador – sua terra – demos início a uma série de Audiências Públicas da Comissão de Educação, com caráter regionalizado. A contemplada, portanto, foi a 11ª CRE, cuja coordenadora é a Professora Tânia Maria de Souza Bendas, que atende a 53 turmas de creche, com 1.143 alunos; 90 turmas de pré-escola, com 2.116 alunos; 228 turmas de ensino fundamental I, 6.301 alunos; 158 turmas de ensino fundamental II, com 5.083 alunos; e 29 turmas de EJA, com 639 alunos. Apresenta, ainda, alunos em classe especial, alunos em atendimento domiciliar, alunos atendidos por professor itinerante e aluno atendido em classe hospitalar.
Na 11ª CRE constatamos a necessidade de quatro Professores I, de 22 horas e 30 minutos. Além disso, há carência de 48 tempos de língua portuguesa, 3 de ciências, 1 de geografia, 23 de educação física, 7 de língua estrangeira e 10 de artes.
As unidades escolares da décima primeira CRE estão com as equipes de direção completas, apenas duas unidades estão com vacância para o cargo de coordenador pedagógico. Há necessidade de três elementos de cozinha. A média da CRE em 2007, no Ideb, foi de 5,8 nos anos iniciais e 4,7 nos anos finais. E 80% das unidades estão climatizadas, sendo 34 totalmente climatizadas, 2 parcialmente e 7 não climatizadas e incluídas no plano de climatização.
Em 2019 há 27 unidades listadas para intervenções e, segundo a coordenadora da CRE, as metas para 2019/2020, que a Comissão pretende acompanhar, são: primeiro, alcançar 96% de alunos com conceitos R, B e MB nas unidades; segundo, atingir metas no Ideb de 6,2 nos anos iniciais e 5,7 nos anos finais; terceiro, diminuir em pelo menos 10% a infrequência dos alunos nas unidades; quarto, aumentar a participação do Conselho Escola Comunidade (CEC) nas ações desenvolvidas pela CRE, alcançando pelo menos 70% da frequência; quinto: climatizar 100% das unidades.
Achamos importante, e pretendemos fazer isso a cada término de uma audiência dessas regionalizadas, trazemos aqui o perfil da CRE para que seja registrado nesta Casa de Leis. Só se constrói uma grande nação, Senhora Presidente, investindo-se na Educação. Infelizmente, no Brasil, os diversos governos estão devendo muito à Educação ao longo da nossa história.
A sociedade precisa ter, verdadeiramente, essa consciência, mesmo que os que não usam a educação pública, só por razão de cidadania, devem entrar nessa luta. Para que os governos sejam pressionados pela sociedade, há a necessidade de muitos debates, muitas audiências, muitos seminários. Enfim, muito diálogo e muita pressão sobre os governos.
Para isso, para podermos pressionar, é preciso termos o domínio, o conhecimento, do que está acontecendo com a educação pública. É fundamental que, em cada escola, o CEC tenha uma participação efetiva, destacada. Falo isso porque fui diretor de escola municipal por longos anos, e o CEC, na minha unidade escolar, tinha papel relevante. No caso de ontem, na Audiência Pública, nós ficamos muito satisfeitos. Eu falo nós porque eu incluo o Vereador Tarcísio Motta, meu companheiro de Comissão de Educação.
O que aconteceu ontem é o início de um novo tempo, ou seja, tempo de aproximar a Câmara Municipal da população, juntamente com a SME e com o SEPE, o sindicato dos profissionais de ensino.
Ouvindo quem está nas unidades escolares, poderemos ajudar a melhorar a qualidade de ensino, criando uma escola democrática, universal, inclusiva e de boa qualidade. A Comissão de Educação quer ajudar a construir essa escola.
As conquistas só ocorrem com luta, muita luta. Para isso, solicitamos a participação ativa de todos. Reconhecemos que é difícil avisar a todos os interessados no tocante à ocorrência dessas audiências, mas para que o maior número de vereadores e pessoas da sociedade possam participar, eu vou dar agora aos senhores as datas das próximas audiência públicas regionalizadas: 4ª CRE – 10 de junho; 3ª CRE – 24 de junho; 9ª CRE – 12 de agosto; 8ª CRE – 26 de agosto; 5ª CRE – 9 de setembro; 2ª CRE – 23 de setembro; 7ª CRE – 7 de outubro; 6ª CRE – 21 de outubro; 10ª CRE – 04 de novembro; 11ª CRE – 18 de novembro.
Precisamos de um esforço, portanto, conjunto, coletivo, total. Nós temos um sonho. O Brasil é conhecido como país do futebol. Já foi conhecido como país do açúcar, já foi conhecido como país do café. Nós queremos que agora ele seja o país da educação. O país da educação!
Muito obrigado.