ORDEM DO DIA
Pela Ordem



Texto da Ordem do Dia

O SR. REIMONT – Aproximando-se as festas de Natal, eu me lembro de que, durante alguns anos, eu estive em São Paulo para um café da manhã com os catadores de materiais recicláveis e com o Movimento Nacional de População em Situação de Rua. Quando é que esse café da manhã começou a acontecer? Começou a acontecer no ano de 2003, quando o Presidente Lula, convidado pelo movimento do padre Júlio Lancellotti, convidado pelos movimentos de catadores, de população em situação de rua, estabeleceu que, todo natal, durante o seu governo, iria a São Paulo fazer o café da manhã com a população em situação de rua. E era uma grande festa. Até hoje, esse café da manhã acontece. Eu faço essa questão de ordem para noticiar o que, hoje, está acontecendo, ou vai às vésperas de acontecer. No dia de amanhã, o Presidente Lula vai receber a visita de dois ilustres amigos: o catador Luiz Henrique da Silva, do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, e o escritor, vencedor do Prêmio Camões, Raduan Nassar.
Luiz Henrique da Silva ira até Curitiba acompanhado de uma caravana de catadores de todo o país, que celebrará, na “Vigília Lula Livre”, o tradicional natal dos catadores, cerimônia da qual Lula sempre participou quando era Presidente e, também, após deixar o poder.
Queria fazer esse registro, dada a importância que deve ter os mais empobrecidos na luta política brasileira e dada a importância do Presidente Lula. Ele acolheu, trabalhou a favor, e construiu o Decreto nº 7053/2009, que cuida da discussão da população em situação de rua. Ele fez nascer no mundo jurídico, também, a lei de resíduos sólidos, a lei que cria as cooperativas e que ampara as cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Então, é uma saudação ao movimento de catadores que, amanhã, celebrará, logo de manhã cedo, o seu Natal, no local onde está o prisioneiro político Luiz Inácio Lula da Silva, o melhor presidente que este Brasil já teve.