REQUERIMENTO378/2017
Autor(es): VEREADOR LEONEL BRIZOLA

Requeiro à Mesa Diretora, com fulcro no Regimento Interno desta Casa de Leis, a concessão do Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto a Agência de Notícias das Favelas - ANF.


Plenário Teotônio Villela, 11 de outubro de 2017.

VEREADOR LEONEL BRIZOLA

PSOL


Com o apoio dos Senhores
VEREADOR CARLO CAIADO, VEREADOR CESAR MAIA, VEREADOR DAVID MIRANDA, VEREADOR DR. CARLOS EDUARDO, VEREADOR DR. JOÃO RICARDO, VEREADOR FELIPE MICHEL, VEREADOR FERNANDO WILLIAM, VEREADOR JAIR DA MENDES GOMES, VEREADOR JUNIOR DA LUCINHA, VEREADOR LUIZ CARLOS RAMOS FILHO, VEREADOR MARCELINO D'ALMEIDA, VEREADOR PAULO PINHEIRO, VEREADOR PROF. CÉLIO LUPPARELLI, VEREADOR REIMONT, VEREADOR RENATO CINCO, VEREADOR TARCÍSIO MOTTA, VEREADOR VAL CEASA, VEREADOR ZICO BACANA


Justificativa

Agência de Notícias das Favelas (ANF) foi criada para atender a demanda da imprensa e da sociedade que precisavam obter informações sobre que acontecia no contexto das favelas do Rio de Janeiro. Fundada pelo jornalista André Fernandes, em janeiro de 2001, foi logo reconhecida pela Reuters como a primeira agência de notícias de favelas do mundo. Em 2005, a ANF foi instituída como uma ONG para levar adiante a luta pela democratização da informação da favela para o mundo, tendo como protagonistas seus próprios moradores.

Tem como missão estimular a integração e a troca de informações entre as favelas, com a finalidade de melhorar, por meio de formação de uma grande rede de colaboradores, a qualidade de vida do povo.

A Agência de Notícias das Favelas dispõe de um site com mais de 400 colaboradores, mídias sociais e do jornal “A Voz da Favela”, maior impresso das favelas do país, com uma tiragem de 50 mil exemplares mensais, circulando também nas regiões do Rio de Janeiro, da Baixada Fluminense e Niterói.

A ANF é também a única organização da mídia independente no país que tem um Manual de Redação e Estilo, distribuído exclusivamente entre os seus mais de 400 colaboradores - em sua maioria, moradores de favelas do Rio de Janeiro e de outros estados.

A Agência de Notícias das Favelas em parceria com a ANF Produções tem o Minidoor Social um serviço prestado que consiste em inserir publicidade com temas referentes à cidadania nas favelas. É importante ressaltar que todos os envolvidos neste projeto em cada território são remunerados, o que ajuda a gerar e distribuir renda nessas localidades. No final da campanha, o material utilizado é encaminhado para reciclagem dentro de uma favela. Além disso, a Agência de Notícias das Favelas é beneficiada financeiramente, tendo, assim, a possibilidade de manter sua estrutura e expandir sua atuação.

Além de ajudar na democratização da comunicação nas favelas, a organização desenvolve diversos projetos nas áreas de cultura, cidadania, prestação de serviços e educação.

No ano de 2012, a ANF realizou o projeto Ritmo e Poesia – REP, com patrocínio da Secretaria de Cultura, na favela do Jacarezinho, zona norte do Rio de Janeiro. O projeto consiste em encontros musicais com microfone aberto em prol da expressão cultural da população local. O REP é a mistura das linguagens artística, da favela com a arte do asfalto em um movimento criador e socialmente engajado.

Em 2013, um antigo sonho de nosso fundador foi realizado, o Guia das Favelas. A publicação reúne informações culturais e turísticas sobre as favelas do Rio de Janeiro, visando estimular o fluxo turístico e fomentar a economia local.

Em 2014, foi publicado Perseguindo um sonho – A história da fundação da primeira agência de notícias de favelas do mundo, escrito pelo diretor e fundador da ANF André Fernandes. O livro foi lançado no Rio de Janeiro e Brasília, Curitiba e Lisboa. A publicação já conta com uma versão italiana, e, em breve, será lançada em espanhol e alemão. No mesmo ano, a organização recebeu a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria do estado.

Em 2016, a Agência de Notícias das Favelas conquistou, por seus serviços prestados, o título de utilidade pública no município do Rio de Janeiro. Lançou ainda, em setembro de 2015, o Manual de Redação e Estilo da organização.

Em 2016, a ANF recebeu mais um título de Utilidade Pública, dessa vez pelo Estado do Rio de Janeiro, e realizou o primeiro curso de formação da RACC – Rede de Agentes Comunitários de Comunicação, resultado do Prêmio Mídia Livre (Ministério da Cultura) e apoio da Faculdade Hélio Alonso. A ANF Produções lançou uma nova edição de 400 X 1 – Uma história do Comando Vermelho, de William da Silva Lima, que estava esgotada desde 2002 e inspirou o filme homônimo em 2010.

Também foi finalizado o documentário Eu só quero é ser feliz – Uma breve História do Funk Carioca, dirigido por André Fernandes e produzido em parceria com AND Produções, Approach Comunicação e ANF Produções a partir de recursos do edital do Funk da Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. O filme estreou no Cinecarioca Nova Brasília, no Complexo do Alemão, e se prepara para rodar o país em festivais, em novembro deste ano (2017) será apresentado no “Festival Visões Periféricas”.

Em 2017, a Agência de Notícias das Favelas realizou I Encontro Latino-americano de Comunicação Comunitária, fruto do edital Ibercultura Viva. Rodas de conversa, show e outras atrações culturais aconteceram em cinco espaços da cidade de Niterói. O evento era preparatório para o III Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária a ser realizado em Novembro- Quito. A ANF Produções passou a ter em seu catálogo também mais um título: Cultura Viva Comunitária: Políticas Culturais no Brasil e na América Latina, de Alexandre Santini. Estão realizando a I turma do curso pré-vestibular comunitário que acontece na Lapa com 16 professores voluntários. Estamos realizando um projeto de extensão em parceria com a UFRJ com 12 jovens estudantes de comunicação das favelas e periferias do Rio de Janeiro e acontecerá em novembro a II turma da RACC também em parceria com a UFRJ.


Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Código 20171000378Autor VEREADOR LEONEL BRIZOLA
Protocolo 003644Mensagem
Regime de Tramitação Ordinária
Projeto

Datas:
Entrada 10/17/2017Despacho 10/17/2017
Publicação 10/18/2017Republicação

Pág. do DCM da Publicação 124 Pág. do DCM da Republicação
Tipo de Quorum Tipo de Despacho Imprima-se para conhecimento prévio dos Senhores vereadores

Observações:



DESPACHO: A imprimir
Imprima-se para conhecimento prévio dos Senhores vereadores.
Em 17/10/2017
JORGE FELIPPE - Presidente


Comissões a serem distribuidas

01.:A imprimir


Hide details for TRAMITAÇÃO DO REQUERIMENTO Nº 378/2017TRAMITAÇÃO DO REQUERIMENTO Nº 378/2017

Cadastro de ProposiçõesData PublicAutor(es)
Hide details for RequerimentoRequerimento
Hide details for 2017100037820171000378
Red right arrow IconHide details for REQUER CONCESSÃO DO CONJUNTO DE MEDALHAS PEDRO ERNESTO A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  DAS  FAVELAS  (ANF)   => 2017100REQUER CONCESSÃO DO CONJUNTO DE MEDALHAS PEDRO ERNESTO A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DAS FAVELAS (ANF) => 20171000378 => {A imprimir }10/18/2017Vereador Leonel Brizola
Acceptable Icon Votação => 20171000378 => Requerimento 378/2017 => Aprovado (a) (s)10/20/2017
Green right arrow Icon Resultado Final => 20171000378 => Resolução 963010/25/2017




HTML5 Canvas example