No ano de 2023, a Comissão Especial da CEDAE realizou as seguintes atividades:
- Contribuiu para o aprimoramento da fiscalização dos serviços de saneamento básico prestados pelas concessionárias, por meio do acompanhamento contínuo e sistemático das atividades prestadas e das metas de universalização dos serviços;
- Reuniu-se com os representantes das quatro concessionárias (Águas do Rio, Iguá Saneamento, Rio Mais Saneamento e Zona Oeste Mais Saneamento) para acompanhar o cumprimento dos contratos de concessão, os investimentos realizados, as metas de expansão e melhoria dos serviços, os indicadores de qualidade e desempenho, as tarifas praticadas, as demandas e reclamações dos usuários, os impactos socioambientais e os eventuais problemas e dificuldades enfrentados pelas concessionárias;
- Contribuiu para a transparência e a participação social na gestão dos serviços de saneamento básico, por meio da realização de reuniões públicas e da recepção das demandas dos consumidores, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada;
- Visitou as instalações e obras das concessionárias nas quatro áreas de concessão (Blocos 1, 2, 3 e 4), para verificar in loco a situação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, bem como as ações de recuperação e preservação dos mananciais, rios e lagoas;
- Contribuiu para a melhoria da qualidade e da eficiência dos serviços de fornecimento de água e de saneamento básico, por meio da identificação e da correção das irregularidades, das deficiências, das demandas e das sugestões de melhoria dos serviços prestados pelas concessionárias, bem como do encaminhamento das recomendações e das medidas corretivas ou preventivas aos órgãos competentes;
- Realizou reuniões públicas nas instalações da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, para ouvir a opinião e as sugestões dos munícipes, dos representantes destas concessionárias, dos poderes públicos e dos demais interessados sobre os serviços prestados pelas concessionárias.
CONSIDERANDO que essa Comissão Especial foi criada para acompanhar os serviços oferecidos à população e que as promessas nos serviços saíssem do papel e de fato oferecessem melhorias aos cariocas
CONSIDERANDO que a concessão de parte dos serviços da CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), em abril de dois mil e vinte e um, é vista como o melhor case de sucesso do marco regulatório de saneamento do Brasil;
CONSIDERANDO que a estatal de saneamento do Rio de Janeiro tinha históricos de desafios de eficiência e necessidade de investimento. Uma estrutura grande e complexa, com mais de cinco mil funcionários, enfrentava problemas na qualidade da água, nas perdas, na universalização de serviços de coleta e tratamento de esgoto;
CONSIDERANDO que os resultados começaram a aparecer. Juntas, as quatro concessionárias: a Águas do Rio (do grupo AEGEA), Iguá, Rio+Saneamento e Zona Oeste Mais estão investindo R$ 1 bilhão, ao longo do primeiro ano de concessão;
CONSIDERANDO que a CEDAE continua existindo e prestando o serviço de fornecimento de água-bruta para região;
CONSIDERANDO que a CEDAE fechou o terceiro trimestre de dois mil e vinte e dois com lucro líquido acumulado de R$ 394 milhões, um aumento de quase seis mil por cento em relação ao resultado dos primeiros nove meses de dois mil e vinte e um, quando teve um prejuízo de R$ 6,69 milhões;
CONSIDERANDO que em dois mil e dezessete, dificuldades financeiras levaram o Estado do Rio de Janeiro a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para abrir acesso a crédito e suspender temporariamente o pagamento de parcelas de dívidas com a União. As condições incluíam ajustes financeiros, redução de despesas e a concessão dos serviços de distribuição de água e captação e tratamento de esgoto em áreas atendidas pela CEDAE, e o Estado não tinha capacidade de investimento para cumprir as metas de universalização dos serviços determinadas pelo novo Marco do Saneamento.
Considerando que o modelo de concessão, elaborado pelo BNDES, dividiu a área de atuação da Cedae em quatro blocos. Cada bloco reuniu parte da capital e outros municípios, para equilibrar a arrecadação e torná-los atrativos aos investidores privados;
Considerando que, após as apresentações realizadas em reuniões hibridas as empresas Águas do Rio (do grupo AEGEA), Iguá, Rio+Saneamento e Zona Oeste Mais apresentaram suas realizações, entregas já feitas à população até a presente data, assim como o planejamento de investimentos a ser realizado em dois mil e vinte e quatro;
CONSIDERANDO que a empresa Águas do Rio, concessionária responsável pela distribuição em cento e vinte bairros na Zona Norte, Sul e Central, teve um ano focado na realização de diversas obras pela cidade, reforma de noventa e dois reservatórios, implementação de uma Estação Elevatória de Água tratada e aumento de reforma nas redes de esgoto ;
CONSIDERANDO que a empresa Iguá, realizou investimentos neste este ano de dois mil e vinte e três na expansão da rede de água e esgoto em áreas irregulares não urbanizadas, que contou com uma aplicação de R$ 305 milhões; revitalização dos complexos de lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá — com R$ 250 milhões; implantação de coletores de tempo seco (CTS), — com um orçamento de R$ 126 milhões , que irão contribuir para que o esgoto despejado irregularmente na rede pluvial não chegue aos corpos hídricos; implementação de 537 km de redes coletoras de esgoto; e a revitalização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Barra da Tijuca e de 96 estações elevatórias.
CONSIDERANDO que a empresa Zona Oeste Mais, saltou de um índice de cinco por cento no início da concessão, em dois mil e doze ,para sessenta por cento em 2023 e que retomou equipamentos e investimentos em novas infra-estruturas,chegando a um patamar de sessenta por cento e apostou em novos investimentos,que juntos somam um bilhão de reais,dentre eles a implantação de 606kms de novas redes coletoras de esgoto,a construção de uma Estação de tratamento e ampliação e reativação ;
CONSIDERANDO que a empresa Rio Mais Saneamento realizou assentamento de aproximadamente doze quilômetros da rede de água da Zona Oeste implantou três travessias de água tratada, criou um Centro de Controle Operacional, instalou macro medidores e criou um laboratório para monitoramento da qualidade da água.