Legislação - Lei Ordinária


Lei nº 3019/2000 Data da Lei 05/03/2000


Show details for Texto da LeiTexto da Lei
Hide details for Texto da LeiTexto da Lei

LEI Nº 3.019 DE 3 DE MAIO DE 2000

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO,

Faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica criado o Fundo Especial Projeto Tiradentes, de natureza contábil - financeira, sem personalidade jurídica e de duração indeterminada, com o objetivo de proporcionar recursos e meios para o financiamento das ações de preservação e conservação do Patrimônio Cultural do Projeto Tiradentes – (Convênio MinC – IPHAN/BID0 – “Programa de Revitalização de Sítios Urbanos, através de recuperação do Patrimônio Cultural”.

Art. 2º - O Fundo Especial; Projeto Tiradentes ficará vinculado diretamente ã Secretaria Municipal de Cultura, que o gerirá, segundo normas gerais estabelecidas pelo Conselho Curador do Projeto Tiradentes, e com a supervisão, através do Departamento Geral de Patrimônio Cultural – DGPC.

§1º - A aplicação das receitas orçamentárias vinculadas ao Fundo, especificadas no anexo, far-se-á através de dotação consignada na Lei do Orçamento ou em créditos adicionais, observada a destinação estabelecida em Lei.

§ 2º - O orçamento do Fundo Especial Projeto Tiradentes integrará o orçamento do Município.

§ 3º - A proposta orçamentária do Fundo Municipal Projeto Tiradentes será submetida ã apreciação e ã aprovação do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro.

§ 4º - O Conselho Curador do Projeto Tiradentes será integrado por (pelo):

I – Secretário Municipal de Cultura;

II – um representante do Ministério da Cultura;

III – um representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional;

IV – um representante do órgão estadual de patrimônio;

V – um representante do órgão municipal de patrimônio;

VI – dois representantes do empresariado, indicados, oficialmente, na forma dos estatutos das entidades de classe respectivas, sendo um do comércio situado na área de investimento ou influência do Projeto e um da indústria local de turismo receptivo;

VII – dois representantes da comunidade da área de investimento ou de influência do Projeto, sendo um dos moradores e um do artesanato ou da atividade cultural;

VIII – um representante das organizações não – governamentais ligadas à preservação do patrimônio histórico e à promoção à cultura.

§ 5º - A presidência do Conselho Curador será exercida pelo Secretário Municipal de Cultura ou representante por ele designado.

Art. 3º - As receitas constantes do anexo a esta Lei constituirão a massa de recursos a serem aplicados pelo Fundo Especial.

§1º - Os recursos provenientes das receitas relacionadas no anexo de que trata este artigo serão depositados, obrigatoriamente, em conta especial a ser aberta e mantida em agência de estabelecimento oficial de crédito.

Art. 4º - Os recursos vinculados ao Fundo de Preservação serão aplicados, mediante decisão do Conselho Curador, na conservação das obras realizadas na área de investimento do Projeto.

§ 1º - Na hipótese de os recursos existentes excederem o orçamento de conservação das obras previsto no caput, serão destinados prioritariamente à preservação de monumentos tombados por decisão de autoridade federal e localizados na área do Projeto.

§ 2º - Esgotada esta etapa, poderão ser aprovados novos investimentos destinados à recuperação de imóveis de interesse histórico situados na área do Projeto, e, em seguida, na sua área de influência, nas mesmas condições estabelecidas no Projeto, assegurando-se sempre o máximo possível de retorno financeiro.

Art. 5º - Correrão por conta dos recursos alocados ao Fundo Especial os encargos sociais e demais ônus decorrentes da arrecadação desses recursos.

Art. 6º - Ao Conselho Curador do Fundo Especial Projeto Tiradentes Compete:

I – estabelecer as diretrizes e os programas de alocação de todos os recursos do Fundo Especial Projeto Tiradentes, segundo critérios definidos nesta Lei e em consonância com a política nacional de preservação cultural;

II – acompanhar e avaliar a gestão econômica, financeira e social dos recursos e o desempenho dos programas realizados;

III – apreciar e aprovar os programas anuais e plurianuais do Fundo Especial Projeto Tiradentes;

IV – pronunciar-se sobre as contas relativas à gestão do Fundo Especial Projeto Tiradentes antes do seu encaminhamento aos órgãos de controle interno e externo para os fins legais;

V – adotar as providências cabíveis para correção de fatos e atos do Gestor que prejudiquem o desempenho e cumprimento das finalidades no que concerne aos recursos do Fundo Especial Projeto Tiradentes;

VI – aprovar seu regimento interno.

Art.7º - Ao Gestor do Fundo Especial Projeto Tiradentes compete:

I – praticar todos os atos necessários à gestão do Fundo, de acordo com as diretrizes e programa estabelecidos pelo Conselho Curador;

II – expedir atos normativos relativos à gestão e à alocação dos recursos do Fundo Especial Projeto Tiradentes, após aprovação do Conselho Curador do Fundo;

III – elaborar programas anuais e plurianuais de aplicação dos recursos, submetendo-os até 31 de julho do ano anterior ao Conselho Curador do Fundo;

IV – submeter à apreciação do Conselho Curador as contas relativas à gestão do Fundo.

§ 1º - Os programas anuais e plurianuais de aplicação dos recursos deverão discriminar as aplicações previstas na área do projeto.

§ 2º - O Gestor deverá dar pleno cumprimento aos programas anuais em andamento, aprovados pelo Conselho Curador sendo que eventuais alterações somente poderão ser processadas mediante prévia anuência daquele Colegiado.

Art. 8º - O controle orçamentário, financeiro e patrimonial será efetuado pela Controladoria-Geral do Município através de seus órgãos competentes.

Art. 9º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

LUIZ PAULO FERNANDEZ CONDE




ANEXOS


LEI DE CRIAÇÃO DO FUNDO ESPECIAL PROJETO TIRADENTES


1 – transferências anuais do Município de recursos orçamentários;

2 – recursos de Convênios;

3 – contrapartidas de Convênios aportadas pelo Município;

4 – receitas financeiras decorrentes da aplicação dos recursos financeiros disponíveis;

5 – aluguéis, arrendamentos de imóveis;

6 – produtos de alienação de imóveis adquiridos com recursos do fundo;

7 – doações.


Status da Lei Em Vigor

Show details for Ficha TécnicaFicha Técnica
Hide details for Ficha TécnicaFicha Técnica

Projeto de Lei nº Proj. Lei 780-A/98 Mensagem nº
Autoria Poder Executivo
Data de publicação DCM 05/05/2000 Página DCM
Data Publ. partes vetadas Página partes vetadas
Data de publicação DO Página DO

Observações:

Sancionado Lei nº 3019/2000 em 03/05/2000
Tempo de tramitação: 698 dias.
Publicado no DCM em 05/05/2000 pág. 4 - SANCIONADO
Publicado no D.O.RIO em 05/05/2000 pág. 2 - SANCIONADO



Forma de Vigência Sancionada



Hide details for Clique aqui para ver texto Regulamentação e Atualizações Clique aqui para ver texto Regulamentação e Atualizações

VER Decreto nº 30226, de 8 DE DEZEMBRO DE 2008


Decreto nº 35880, de 5 de julho de 2012
DECRETO Nº 40315, DE 30/6/2015


Show details for Leis relacionadas ao Assunto desta LeiLeis relacionadas ao Assunto desta Lei
Hide details for Leis relacionadas ao Assunto desta LeiLeis relacionadas ao Assunto desta Lei

Hide details for Leis OrdináriasLeis Ordinárias
86072024Em VigorInclui no Guia Oficial e no Roteiro Turístico e Cultural do Município o evento denominado Festival Wakanda in Madureira.
85662024Em VigorDispõe sobre a implementação de faixas de travessia de pedestres em formato “X” nos cruzamentos do Município do Rio de Janeiro e dá outras providências
84652024Em VigorDispõe sobre a adoção de mecanismos sustentáveis de gestão das águas pluviais para fins de controle de enchentes e alagamentos e dá outras providências.
76512022Em VigorDispõe sobre o sistema de ecobarreiras nas redes hidrográficas e dá outras providências.
75012022Em VigorDispõe sobre a gestão democrática e sobre a participação da comunidade escolar nos processos pedagógicos da rede municipal de ensino.
70092021Em VigorCria o Programa de Aprendizagem do Uso das Plataformas de Internet aos professores da rede municipal de ensino.
69932021Em VigorDispõe sobre a criação do Selo Ecologicamente Correto, a ser concedido aos bares, restaurantes, hotéis e congêneres, no Município do Rio de Janeiro, que conferirem a destinação adequada ao óleo vegetal descartável, na forma que indica.
69842021Em VigorDispõe sobre a garantia das informações e acesso da pessoa com deficiência às modalidades da educação e dá outras providências.
69002021Em VigorDispõe sobre estratégias para acompanhamento da demanda por educação infantil e a obrigatoriedade de redução do déficit de vagas em creches do Município do Rio de Janeiro e dá outras providências.
68782021Em VigorAutoriza o Poder Executivo a utilizar recursos para assegurar a adequada prestação de serviços durante a intervenção na sociedade BRT Rio S/A.
57802014Em VigorINSTITUI INCENTIVOS E BENEFÍCIOS FISCAIS PARA INCREMENTO DA PRODUÇÃO HABITACIONAL NA ÁREA DE ESPECIAL INTERESSE URBANÍSTICO – AEIU DO PORTO DO RIO DE JANEIRO
57022014Em VigorDispõe sobre o reaproveitamento e reciclagem dos filtros de cigarro e demais componentes de qualquer produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, e dá outras providências.
55662013Revogação por ConsolidaçãoInstitui incentivos e benefícios fiscais relacionados com a organização e realização da 27ª Jornada Mundial da Juventude 2013.
55532013Em VigorInstitui no âmbito do Município do Rio de Janeiro o incentivo fiscal de ISS em benefício da produção de projetos culturais e dá outras providências.
53972012Revogação ExpressaDispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Amparo à Pesquisa do Município do Rio de Janeiro – FMAP e dá outras providências.
52302010Em VigorInstitui incentivos e benefícios fiscais relacionados com a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 e dá outras providências.
51422010Em VigorDetermina forma de acondicionamento para descarte de resíduos residenciais de óleo comestível e gordura vegetal hidrogenada no Município do Rio de Janeiro, na forma que menciona.
51312009Em VigorInstitui o Fundo Especial da Câmara Municipal do Rio de Janeiro-FECMRJ.
49612008Em VigorVeda estabelecimentos comerciais e industriais a lançarem óleos comestíveis na rede de esgoto do Município.
43722006Em VigorConcede incentivos fiscais à construção e à operação de terminais portuários relacionadas à implementação de Complexo Siderúrgico na Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro.
43052006Em VigorAutoriza o Poder Executivo a construir uma Vila Olímpica no Bairro do Engenho da Rainha abrangido pela Área de Planejamento 3, situado na XII Região Administrativa — Inhaúma, de acordo com a Lei Complementar n.º 16, de 4 de junho de 1992.
41702005Em VigorCria o Fundo Municipal Antidrogas e dá outras providências.
40902005Em VigorAutoriza o Poder Executivo a criar o Fundo para o Desenvolvimento da Cultura, estabelece incentivos fiscais e dá outras providências
36322003Em VigorAutoriza o Poder Executivo a efetuar obras de iluminação pública nas áreas que menciona, e dá outras providências.
35382003Declarado Inconstitucional TotalDeclara de relevante interesse ambiental e sanitário para o Município as obras de saneamento da Região da Baixada de Jacarepaguá, e dá outras providências.
34282002Em Vigor
Cria o Fundo de Mobilização do Esporte Olímpico – FMEO.
30192000Em Vigor
Cria o Fundo Especial Projeto Tiradentes e dá outras providencias.
29471999Em VigorInstitui o Fundo Municipal de Apoio a Transplantes de Órgãos.
26701998Declarado Inconstitucional ParcialDispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento das Telecomunicações e da Informática Pública.
26171998Em VigorAutoriza o Poder Executivo a explorar, direta ou indiretamente, os serviços de abastecimento de água e de esgotos de interesse do Município, e dá outras providências.
25581997Em VigorAltera a classificação funcional - Programática dos Programas de Trabalho que menciona.
24761996Em VigorAutoriza o Poder Executivo a transferir dotação orçamentária para o Projeto "Alô, Alô, Carmem Miranda".
22681994Em VigorAutoriza o Poder Executivo a promover atos que assegurem a participação do Município na gestão e nos investimentos da Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro.
22611994Em VigorCria e Regulamenta o Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano e o Conselho de Administração dos Recursos do Fundo, segundo os artigos 18, 22 e 229 da Lei Complementar nº 16, de 4 de junho de 1992, que Instituiu o Plano Diretor Decenal da Cidade do Rio de Janeiro.
16311990Em VigorDispõe sobre o lançamento de esgotos sanitários em corpos hídricos receptores do Município, e dá outras providências.
14721989Em VigorAprova providências para o cumprimento dos parágrafos únicos dos artigos 2º e 3º, e do artigo 8º da Lei n.º 1361, de 19 de dezembro de 1988.
13031988Em VigorAutoriza o Poder Executivo a criar a Companhia Municipal de Águas e Esgotos e dá outras providências.
12781988Em VigorDispõe sobre o lançamento de esgotos sanitários em águas receptoras do Município do Rio de Janeiro e dá outras providências.
12211988Em VigorEstabelece convênio entre a Prefeitura do Município do Rio de Janeiro e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos –CEDAE, para os fins e com os objetivos que menciona, e dá outras providências.
11541987Em VigorAutoriza o Poder Executivo a construir postos de salvamento na praia Sernambetiba.
3881982Em Vigor

O Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, nos termos do Artigo 193, da Constituição Estadual, promulga a Lei nº 388, de 20 de dezembro de 1982, oriunda do Projeto de Lei nº 868, de 1981, de autoria do Senhor Vereador Tobias Luiz.
1831980Em VigorDispõe sobre a organização do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, a que se refere a Lei Complementar nº 3, de 22 de setembro de 1976, e dá outras providências.
1031979Em VigorAUTORIZA o Poder Executivo a redistribuir os saldos de dotações na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.



Atalho para outros documentos

Ver Decreto nº 40.315, de 30 de junho de 2015

   
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Acesse o arquivo digital.