SESSÃO - EXTRAORDINÁRIA
Pela Ordem




Texto

O SR. MARCELO ARAR – Presidente, rapidamente registrar aqui no Plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro os meus agradecimentos ao Capitão Coque, Capitão da Polícia Militar e Tenente Rosenverg. Eles que hoje em dia comandam 12 oficiais e 40 praças no Projeto Rio Mais Seguro em Copacabana. Parabéns a esses dois agentes públicos, funcionários da polícia militar do Rio de Janeiro. O Projeto Rio Mais Seguro é um projeto de segurança que idealizei aqui na Câmara Municipal, que paga a folga do policial militar para trabalhar em parceria com a guarda municipal.
Presidente, nestes dois anos de projeto, vou rapidamente fazer uma prestação de contas, um feedback, foram 354 apreensões a faca, sete mil suspeitos abordados, 12 mil atendimentos a população de rua e 900 prisões, encaminhamentos às delegacias da região e prisões. Então, o 19º Batalhão, que é o de Copacabana, hoje, pode contar praticamente com outro batalhão, que é o projeto Rio + Seguro Copacabana.
É a primeira vez que a municipalidade apoia o Governo do Estado no combate à criminalidade, por uma indicação parlamentar de minha autoria. Só tenho a agradecer ao Prefeito Marcelo Crivella pela sensibilidade de enxergar que o bairro de Copacabana é um bairro estratégico turisticamente, para a imagem da nossa cidade. Representa nossa cidade, nosso país no mundo inteiro. É o bairro com maior número de idosos e está em terceiro lugar em índices populacionais, perdendo apenas para Bangu e Campo Grande
Demograficamente falando, é o bairro com maior número de pessoas por metro quadrado aqui no Rio de Janeiro. Então, agradeço ao Prefeito pela sensibilidade.
Também encerro minhas palavras prestando solidariedade à família do Capitão Galvão, que esteve à frente do projeto Rio + Seguro. Infelizmente, ele foi assassinado no bairro de Jacarepaguá, tomou inúmeros tiros à queima-roupa, no ano passado, e não está mais entre nós, mas fez um trabalho espetacular à frente do projeto Rio + Seguro.
Capitão da Polícia Militar, pai de família, surfista, triatleta, com 30 e poucos anos de idade. Infelizmente não está mais entre nós, mas o Capitão Coque tem feito um trabalho espetacular à frente do projeto Rio + Seguro, com certeza cuidando do copacabanense, do carioca, e ajudando a divulgar nossa cidade no mundo inteiro, levando em conta que bairro de Copacabana é turístico e representa muito bem a nossa cidade. Já são dois anos de projeto Rio + Seguro. No dia 15 de dezembro, começam as comemorações.

O SR. PRESIDENTE (ROCAL) – Para concluir, Vereador.

O SR. MARCELO ARAR – Só para finalizar, hoje em dia, vemos o Governo do Estado colocando vários projetos pela cidade. Com certeza, é de extrema importância esse apoio à segurança pública, essa turbinada que a segurança está tendo. No passado, foram as UPPs, que não deram certo; agora, no asfalto, com certeza, estamos enxergando a queda no índice de criminalidade. Obrigado pela palavra, Presidente.