ORDEM DO DIA
Pela Ordem



Texto da Ordem do Dia

O SR. MAJOR ELITUSALEM – Senhor Presidente, caros colegas de Câmara, quero destacar aqui que a nossa ausência na semana passada se deu por dois eventos que aconteceram em Brasília, para os quais nós fomos convidados para representar a Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
O primeiro evento, Senhor Presidente, foi o fórum da Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam). Nesse evento, nesse congresso, foram abordadas questões como governança, compliance, geração de leis que permitam uma fiscalização do Executivo e que trazem um empoderamento para as Câmaras Municipais. Ao final do evento, eu tive a grata satisfação de receber, em nome dos senhores, em nome dessa Câmara, um prêmio de gestão de qualidade que trago, apresento neste momento e cuja entrega farei ao nosso Presidente.
A segunda etapa do evento da nossa permanência em Brasília se deu em função do 16º Fórum de Inteligência e Segurança. Senhor Presidente, congressistas de toda a América Latina estavam presentes. Havia congressistas norte-americanos – e aqui eu destaco o congressista Robert Pintger da Carolina do Norte, abordando questões como terrorismo, lavagem de dinheiro e narco-guerrilhas, entre outros assuntos.
Tivemos a grata satisfação de recebermos convite para sermos um dos palestrantes do evento. Eu entendo, senhores vereadores, que, quanto um vereador participa de um evento desses e tem a oportunidade de palestrar ao lado de pessoas de alto gabarito, a nossa Câmara acaba sendo exaltada.
Quero destacar, Senhor Presidente, que nós abordamos a questão do “narcoestado”, as narcoguerrilhas e a participação de algumas estruturas nessa máquina de guerra, nessa máquina de terror que é o crime organizado.
Em desdobramento a esse evento, Senhor Presidente, recebemos, com grata satisfação, a oportunidade de participar do mesmo evento que será realizado na próxima semana em Washington, capital dos Estados Unidos.
Então, quero dizer que estaremos em Washington, D.C., no dia 12, representando a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, para falarmos de questões de segurança pública a nível municipal, estadual e federal, e aprender com esses parceiros, que são fundamentais para que o Estado brasileiro retome o crescimento e aniquile, de uma vez por todas, as facções do narcotráfico.
Obrigado, Presidente.