Discurso - Vereador Willian Coelho -

Texto do Discurso

O SR. WILLIAN COELHO – Boa tarde a todos. Senhora Presidente, subo a esta Tribuna, no dia de hoje, para trazer aqui a reclamação de uma moradora de Sepetiba sobre uma questão a qual eu já venho, há alguns anos, subindo a esta Tribuna, reclamando, reivindicando, mandando ofícios, requerimentos de informações e até indicações legislativas, e a situação a cada dia só piora. Então, gostaria de ler, nesse momento, a reclamação desta moradora, que se chama Amanda Jesuíno.
“Eu gostaria de fazer mais um questionamento e reclamação, pois sou moradora de Sepetiba, desde que me entendo por gente, e as coisas aqui não melhoram em relação a transporte público.
Eu saio do trabalho e vou direto para a faculdade, saio de lá às 22 horas. E nesse momento − ‘essa postagem foi de ontem’ − em que escrevo essa mensagem, estou parada no ponto há exatamente 1h15, esperando o ônibus para Sepetiba. Sim, 1h15 em pé, em um ponto deserto, em Santa Cruz. Isso tudo porque, na linha, rodam só dois ônibus. E eu quero saber até quando eu e todos os sepetibanos vamos ter que ficar passando por essa situação?”
Há alguns anos, eu subo a esta Tribuna para falar e tratar sobre o mesmo tema: transporte público, não em Sepetiba, mas em toda aquela região − Sepetiba, Guaratiba, Santa Cruz e Paciência que, ao longo dos anos, em vez de melhorar, veio piorando. Essa reclamação que ela faz de apenas dois ônibus na linha é porque o consórcio responsável pelo transporte, naquela região, não respeita o contrato. O contrato diz que deveria ter 11ônibus rodando, 11 carros nessa linha, e hoje só tem dois.
A Prefeitura, nesse sentido, através da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), não toma nenhuma atitude diante de tantas reclamações que vêm sendo feitas nesta Tribuna por mim, como vereador, e pelos moradores daquela região.
Então, vereadores, eu venho cumprindo o meu papel, que é o de cobrar, fiscalizar, cobrar da Prefeitura que exija dessas empresas que coloquem ônibus em condições de uso na região, porque a maioria está sucateada. Esse é o papel do vereador.
Mais uma vez, subo a esta Tribuna para cobrar da Prefeitura uma solução para esse problema que vem se agravando na região.
Muito obrigado.