ORDEM DO DIA
Comunicação De Liderança



Texto da Ordem do Dia

O SR. CESAR MAIA – Senhor presidente, neste ano de 2019, celebram-se 500 anos da partida da frota de Fernão de Magalhães de Sevilha para dar a primeira volta de circum-navegação do mundo todo.
O principal livro, que foi lançado nesta comemoração, foi de um historiador italiano, Gianluca Barbera: A Magnífica História da Primeira Circum-navegação da Terra de Fernão de Magalhães.
Eu chamo a atenção nesse livro para o 7º capítulo, páginas 85, antes, e, depois, das páginas 86 até 99. Em 13 de dezembro, dia de Santa Luzia, a frota de Fernão de Magalhães aportou aqui, na Cidade do Rio de Janeiro; e, no livro, há textos que são atribuídos a Juan Sebastián Elcano, que foi um dos poucos sobreviventes no retorno à Sevilha, e um texto também que é apoiado por Antonio Pigafetta, que foi o escrivão dessa frota. Ele diz assim:
“Ampla baía protegida por ilhotas brancas, batizada com a Santa de hoje: Santa Luzia. Aquela visão de ilhotas floridas que surgiu diante de nós, cobrindo quase toda a costa, pareceu-nos semelhante ao paraíso terrestre” – que era Guanabara. “Mais atrás, alongavam-se praias arenosas delimitadas por picos em forma de cone. E mais adiante, impenetráveis florestas virgens a perder de vista”.