SESSÃO - EXTRAORDINÁRIA
Pela Ordem




Texto

O SR. BABÁ – Eu queria colocar aqui que, nesta situação, pedir desculpas é a mesma coisa que colocar a distribuição de cestas básicas lá dentro da Igreja Universal. É para utilizar o esquema da Igreja Universal politicamente. É isso! Isso é um absurdo! É um absurdo, porque há instituições locais para se colocar!
Eu quero colocar aqui um problema que é grave. Recebi a denúncia de um companheiro gari que foi na gerência de Piedade - vejam bem a situação, porque já morreram dez garis! - e o gerente Cláudio estava convocando as pessoas hipertensas, dizendo que foi a direção da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) que determinou para eles voltarem ao serviço. É um absurdo! E mais, enquanto está sendo falando para se evitar aglomerações, colocam os garis embaixo de um telhado quebrado, em uma fila, para retornarem ao trabalho. Pessoas que estão fora, em situação de risco, sendo convocadas para poderem, na verdade, voltarem às suas atividades.
Pergunto ao Presidente da Comlurb, Paulo Mangueira, se ele autorizou isso aí! Se ele autorizou esse absurdo! Isso é um absurdo e nós não podemos aceitar colocarem em risco a vida desses trabalhadores. Já não basta a situação de que há, como já denunciei aqui e volto a apontar, um trabalhador que denunciou no início da pandemia. Aliás, ele pegou o coronavírus, porque não havia álcool gel e, por isso, a gerência puniu por cinco dias esse trabalhador que tem um filho de um ano e está perdendo no seu salário – ainda foi acometido pelo coronavírus! Por quê? Porque denunciou! Isso é uma vergonha! E, agora, o que está colocado é mais grave ainda o gerente da Piedade, o Senhor Cláudio, está convocando essas pessoas para retornarem ao trabalho, pessoas que estão no grupo de risco! Nós temos um vídeo aqui e vamos passá-lo para a imprensa: é um gari que foi e mostrou lá a situação. É uma situação que nós não podemos mais aceitar!
E mais: a Comlurb ainda fornece máscara de pano para esses trabalhadores que passam aí coletando lixo – o que não dá segurança nenhuma a eles. Os trabalhadores que estão na coleta pesada recebem máscara de pano, e todo mundo sabe que essas máscaras não são de segurança, não resolvem o problema, não é? Por isso, nós aqui queremos registrar neste momento, Senhor Presidente: queremos providências da presidência da Comlurb.
Vou mandar esse vídeo para a imprensa, para divulgarem essa situação vergonhosa de lá, do gerente Cláudio, da gerência de Piedade, dizendo que, segundo ele, recebeu ordem da direção da empresa para convocar esses trabalhadores, para colocar esses trabalhadores na linha de risco – além dos 10 que já foram mortos nesse trabalho. É um trabalho pesado, todo mundo sabe, um trabalho de risco para quem trabalha na coleta de lixo. E agora mais uma novidade! Esperamos que sejam tomadas providências com quem determinou essa situação, se foi o presidente da Comlurb... O gerente Cláudio diz que recebeu ordens pra isso! E nós não aceitamos que seja colocada em risco a vida desses trabalhadores.
Muito obrigado.