SESSÃO - EXTRAORDINÁRIA
Projeto De Lei 1642/2019




Texto

A SRA. PRESIDENTE (TÂNIA BASTOS) - ANUNCIA-SE: EM TRAMITAÇÃO ORDINÁRIA, EM 2ª DISCUSSÃO, QUÓRUM: MS, PROJETO DE LEI Nº 1642/2019 DE AUTORIA DO VEREADOR JORGE FELIPPE, VEREADORA TÂNIA BASTOS, VEREADOR ZICO, VEREADOR ROCAL, MESA DIRETORA, COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO, COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO E ASSUNTOS LIGADOS AO SERVIDOR PÚBLICO, COMISSÃO DE FINANÇAS ORÇAMENTO E FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA QUE ALTERA O §1º DO ART. 2º DA LEI Nº 5.131, DE 2009

O SR. MAJOR ELITUSALEM – Pela ordem, Presidente.

A SRA. PRESIDENTE (TÂNIA BASTOS) – Pela ordem, Vereador Major Elitusalem, que dispõe de três minutos.

O SR. MAJOR ELITUSALEM – Senhora Presidente, caros colegas de Câmara, hoje, faz dois anos do Programa Rio Mais Seguro. Esse programa, Senhora Presidente, é a prova de que a municipalidade deve e pode colaborar na segurança pública. Eu vou ler alguns números do Projeto.
São dois oficiais da PM alocados lá. São 40 praças da polícia militar e 100 guardas municipais, trabalhando em conjunto, em parceria. Foram abordados 7 mil suspeitos desde o início do projeto. Foram 12 mil atendimentos à população de rua. Quem fala em garantia de direitos à população de rua, a prova de que a segurança pública também garante direitos. Foram 354 armas – entre armas brancas e armas de fogo apreendidas e 900 prisões.
Senhora Presidente, eu tenho que parabenizar e aqui não é demagogia. Eu tenho que parabenizar o Prefeito Marcelo Crivella, porque ele é um apoiador do Projeto, é um entusiasta. Ele coloca recurso nesse Projeto. Nós já fizemos dois ofícios à SEOP – Secretaria de Ordem Pública – e estamos dialogando junto ao Prefeito para levar o projeto para região da Pavuna e para Zona Oeste do Rio de Janeiro, mais especificamente Campo Grande e Santa Cruz.
E aí, Senhor Presidente, o senhor que também é da Zona Oeste, peço que dê apoiamento a esse projeto. Nós colocamos, fizemos a indicação de emenda e vamos interlocutar com Brasília para que venha recurso para que o município avance na segurança pública.
Para finalizar, Presidente, se e quando a guarda municipal estiver armada, eu não tenho dúvida de que vai ser mais uma força.

A SRA. PRESIDENTE (TÂNIA BASTOS) – Para concluir Vereador.

O SR. MAJOR ELITUSALEM – Esses números vão melhorar com a guarda municipal armada, colaborando com a PM.
Muito obrigado.

A SRA. PRESIDENTE (TÂNIA BASTOS) – Em discussão a matéria.
Não havendo quem queira discutir está encerrada a discussão.
Em votação.
Os senhores vereadores que aprovam permaneçam como estão.
O Projeto nº 1642/2019 está aprovado, dispensada a Redação Final e segue a autógrafo.