A presente proposta tem como finalidade principal incentivar a aproximação entre as cidades do Rio de Janeiro e de Göreme.
Göreme é uma cidade da Capadócia, na Turquia, famosa por suas formações rochosas e antigas habitações escavadas na pedra. A vila é pequena e até mesmo atrações fora da cidade, como o Museu a Céu Aberto e a Igreja El Nazar, podem ser alcançadas a pé. O museu é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Segundo sua história, São Jorge nasceu na região da Capadócia, sendo que não se sabe exatamente qual a sua cidade, mais dentre as cidade de Urgup, Uçhisar, Nevsehir e Göreme esta ultima se manifestou em homenagear o Santo guerreiro.
Neste mês de Junho a empresária Malga Di Paula esposa do comediante Chico Anysio retorna da Turquia com um documento oficial de doação de um terreno na cidade de Göreme, onde será construído um memorial em homenagem ao padroeiro oficioso da cidade do Rio de Janeiro.
Em homenagem ao santo guerreiro, São Jorge, padroeiro da Inglaterra e de Portugal, o governador Sérgio Cabral, sancionou a lei que institui o dia 23 de abril como feriado estadual. O feriado já existia no município do Rio desde 13/11/2001, que se tornou estadual com a lei 5.198 de 05/03/2008.
O dia de São Jorge é o dia de seu falecimento, 23 de Abril. Seus restos mortais estão na Igreja e São Jorge, em Lídia, Israel.
Devotos no mundo inteiro comemoram no dia 23 de abril, o Dia de São Jorge, o santo padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados, dos escoteiros, dos corintianos e dos Policiais, celebrado em canções populares de Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e Fernanda Abreu. No oriente, São Jorge é venerado desde o século IV e recebeu o honroso título de "Grande Mártir".
Guerreiro originário da Capadócia e militar do Império Romano ao tempo do imperador Diocleciano, Jorge converteu-se ao cristianismo e não agüentou assistir calado às perseguições ordenadas pelo imperador. Foi morto na Palestina no dia 23 de abril de 303. Ele teria sido vítima da perseguição de Diocleciano, sendo torturado e decapitado em Nicomédia, tudo devido à sua fé cristã.
A imagem de todos conhecida, do cavaleiro que luta contra o dragão, foi difundida na Idade Média. Está relacionada às diversas lendas criadas a seu respeito e contada de várias maneiras em suas muitas paixões. Iconograficamente, São Jorge é representado como um jovem imberbe, de armadura, tanto em pé como em um cavalo branco com uma cruz vermelha. Com a reforma do calendário litúrgico, realizada pelo papa Paulo VI, em maio de 1969, tornou-se opcional a observância do seu dia festivo. Embora muitos ainda suspeitem da veracidade de sua história, a Igreja Católica reconhece a autenticidade do culto ao santo. O culto do santo chegou ao Brasil com os portugueses. Em 1387, Dom João I já decretara a obrigatoriedade de sua imagem nas procissões de Corpus Christi. O Sport Clube Corinthians Paulista foi outra grande contribuição para a popularização de São Jorge, primeiro no Estado de São Paulo e depois no País, ao escolher o santo como seu padroeiro e protetor, em 1910.
A quantidade de milagres atribuídos a São Jorge é imensa. Segundo a tradição, ele defende e favorece a todos os que a ele recorrem com fé e devoção, vencendo batalhas e demandas, questões complicadas, perseguições, injustiças, disputas e desentendimentos.