Esta proposição concede o Título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro ao Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Josafá Carlos de Siqueira nasceu em 31 de outubro de 1951, em Pirenópolis, Goiás.
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Goiás (1976), em 1977 ingressou no noviciado da Companhia de Jesus em Campinas/SP. Fez Licenciatura Eclesiástica em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1980). É Bacharel em Teologia pelo Centro de Ensino Superior da Companhia de Jesus em Belo Horizonte/MG (1985). Tem Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual de Campinas (1983 e 1992).
Em 1978 trabalhou como professor no Colégio Anchieta em Nova Friburgo/RJ.
Ingressou na PUC-Rio em 1986 e se tornou professor do Departamento de Geografia. Em 1989 fundou o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nima). Foi Diretor do Departamento de Geografia entre 1991 e 1994, ano em que assumiu a Vice-Reitoria da Universidade. Foi um dos idealizadores da Agenda Ambiental da PUC-Rio, lançada em 2009, e também do novo curso de graduação em Ciências Biológicas, o primeiro no Brasil com ênfase em Ciências Ambientais.
Em julho de 2010 assumiu a Reitoria da PUC-Rio, mas continua atuando como professor do Departamento de Geografia, tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação.
É membro do Conselho Superior da Faperj e do Conselho do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
É autor de 55 artigos científicos e 12 livros, entre eles Um olhar sobre a natureza, Ética e meio ambiente, A flora do campus da PUC-Rio e Ética socioambiental.