Objeto para Apreciação
Texto do Objeto P/Apreciação:
PROJETO DE LEI Nº 829/2011

DECLARA CIDADES IRMÃS A CIDADE DO RIO DE JANEIRO E A CIDADE DE GÖREME, NA REGIÃO DA CAPADÓCIA NA TURQUIA.

AUTOR: Vereador Dr. FERNANDO MORAES


SUBSTITUTIVO Nº 1

DECLARA CIDADES IRMÃS A CIDADE DO RIO DE JANEIRO E A CIDADE DE NEVSEHIR, NA REGIÃO DE GÖREME, AONDE ESTA LOCALIZADA A CAPADÓCIA NA TURQUIA.

AUTOR: Vereador Dr. FERNANDO MORAES

Art. 1º Fica declarada a irmanação entre as Cidades do Rio de Janeiro e a Cidade Nevsehir na região de Göreme, onde esta localizada a Capadócia na Turquia.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Plenário Teotônio Villela, 17 de fevereiro de 2011.


Vereador Dr. FERNANDO MORAES

Com apoio dos Srs. Vereadores Carlos Bolsonaro, Dr. Edison da Creatinina, Carlo Caiado, Adilson Pires, José Everaldo, Márcia Teixeira, Sonia Rabello, Dr. Jorge Manaia, Carlinhos Mecânico, Bencardino, Ivanir de Mello, Eliomar Coelho, Rubens Andrade, Paulo Pinheiro, Patrícia Amorim, Cristiane Brasil, Reimont e Dr. Edison da Creatinina.

JUSTIFICATIVA




Em homenagem ao santo guerreiro, São Jorge, padroeiro da Inglaterra e de Portugal, o governador Sérgio Cabral, sancionou a lei que institui o dia 23 de abril como feriado estadual. O feriado já existia no município do Rio desde 13/11/2001, que se tornou estadual com a lei 5.198 de 05/03/2008.


Devotos no mundo inteiro comemoram no dia 23 de abril, o Dia de São Jorge, o santo padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados, dos escoteiros, dos corintianos e dos Policiais, celebrado em canções populares de Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e Fernanda Abreu. No oriente, São Jorge é venerado desde o século IV e recebeu o honroso título de "Grande Mártir".


Guerreiro originário da Capadócia e militar do Império Romano ao tempo do imperador Diocleciano, Jorge converteu-se ao cristianismo e não aguentou assistir calado às perseguições ordenadas pelo imperador. Foi morto na Palestina no dia 23 de abril de 303. Ele teria sido vítima da perseguição de Diocleciano, sendo torturado e decapitado em Nicomédia, tudo devido à sua fé cristã.


A imagem de todos conhecida, do cavaleiro que luta contra o dragão, foi difundida na Idade Média. Está relacionada às diversas lendas criadas a seu respeito e contada de várias maneiras em suas muitas paixões. Iconograficamente, São Jorge é representado como um jovem imberbe, de armadura, tanto em pé como em um cavalo branco com uma cruz vermelha. Com a reforma do calendário litúrgico, realizada pelo papa Paulo VI, em maio de 1969, tornou-se opcional a observância do seu dia festivo. Embora muitos ainda suspeitem da veracidade de sua história, a Igreja Católica reconhece a autenticidade do culto ao santo. O culto do santo chegou ao Brasil com os portugueses. Em 1387, Dom João l já decretara a obrigatoriedade de sua imagem nas procissões de Corpus Christi. O Sport Clube Corinthians Paulista foi outra grande contribuição para a popularização de São Jorge, primeiro no Estado de São Paulo e depois no País, ao escolher o santo como seu padroeiro e protetor, em 1910.


A quantidade de milagres atribuídos a São Jorge é imensa. Segundo a tradição, ele defende e favorece a todos os que a ele recorrem com fé e devoção, vencendo batalhas e demandas, questões complicadas, perseguições, injustiças, disputas e desentendimentos.



Informações Básicas
Código20110300829 Protocolo070794
AutorVEREADOR DR.FERNANDO MORAES Regime de TramitaçãoOrdinária

Datas
Entrada02/23/2011Despacho02/24/2011

Informações sobre a Tramitação
Data de Criação05/10/2012

Objeto de ApreciaçãoSubstitutivo Nº Objeto1
Data Sessão05/09/2012 Tipo de Objeto
AutorVEREADOR DR.FERNANDO MORAES Data da Publicação05/10/2012
Pág. do DCM da Publicação51




Observações:


Atalho para outros documentos