I – Igreja Nossa Senhora da Penna;
II – Parque da Pedra Branca;
III – Igreja Nossa Senhora dos Remédios;
IV – Fazenda da Baronesa – Taquara;
V – Parque Pinto Teles;
VI – Colina da Boiúna;
VII – Arqueduto ao lado da Igreja Nossa Senhora dos Remédios.
Art. 2º As maravilhas reconhecidas no Art. 1º serão mantidas, até que surjam outros monumentos, podendo estas serem substituídas, quando houver uma nova eleição pela população de Jacarepaguá, que deverá ser promovida pelo Corredor Cultural de Jacarepaguá.
Art. 3º Esta Lei entrara em vigor na data de sua publicação.
CHIQUINHO BRAZÃO
Vereador
O Parque da Pedra Branca soma 12.500 mil hectares de mata atlântica. Uma área 4 vezes maior que o Parque Nacional da Tijuca. Neste núcleo, onde fica a sede administrativa do Parque estão o Bromeliário, Minhocário e Anfiteatro ao ar livre onde acontecem cursos de concientização ambiental. A fauna local possui 500 espécies raras, podemos ver esquilos e sagüis, passeando nas árvores. A grandeza do Parque que é fronteriço com os bairros de Mal. Hermes, Realengo, Guaratiba, Recreio doe Bandeirantes, Jacarepaguá.
Igreja Nossa Senhora dos Remédios a primeira Capela foi construída em 1836, feita de madeira lascada e coberta de sapé, através da ajuda de Ana de Beje (filha de Machadinho, fundador da Vila de Tibagi) que colhia donativos da comunidade, com a pequena imagem de barro de Nossa Senhora dos Remédios, a qual encontra-se no museu histórico. A capela construída rui e desabou em 1858, tendo inicio em 1859 a construção da nova capela, prolongando-se até 1863. Em 1936, conclui-se a atual Igreja Matriz (a terceira da historia) sendo inaugurada oficialmente em 1943.
Inaugurado em Outubro de 2003, O Parque Urbano Pinto Teles tem sido um espaço muito bem aproveitado pelos moradores do bairro. Situado em um grande espaço, repleto de verde e escondido no fim da travessa Pinto Teles, apresenta uma opção de lazer diferenciada na localidade.
A Igreja de Nossa Senhora da Penna é uma construção onde se encontra a padroeira dos escritores e artistas, localizada a 160 metros acima do nível do Mar, no alto da Pedra do Gallo, na Freguesia, em Jacarepaguá. Foi inaugurada em setembro de 1661.
Colina da Boiúna
O autor do Hino Nacional, Francisco Manuel da Silva (1795-1865), também tinha grande sitio em Jacarepaguá. O músico teria se inspirado no canto de um pássaro de sua chácara para compor o Hino em 1831. Nesta década começaram a ser subdivididas as fazendas de café e a produção continuou nas propriedades menores. Jacarepaguá é um bairro do nosso Município que tem uma importante historia vital. Vale a pena registrar nos Anais desta Casa de Leis que essa importante região está completando 415 anos. O projeto cultural de Jacarepaguá teve a iniciativa de por a eleição realizada entre seus moradores e diversos setores da sociedade local, darem a partida para eleger as sete maravilhas que merecem ser gravadas, tornando-se desta forma um ponto turístico do Município do Rio de Janeiro. Devemos este trabalho a todas as Associações de Moradores de Jacarepaguá e porque não ressaltar o desempenho da ACIJA (Associação Comercial e Industrial de Jacarepaguá) na pessoa de seu Presidente Fernando Fragata, Dr. Aloísio Castro e do Professor Renato Azen, pelo trabalho que desenvolveram em torno desta região do Rio de Janeiro.
Legislação Citada Atalho para outros documentos Informações Básicas
Datas:
Outras Informações:
01.:Comissão de Justiça e Redação 02.:Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público 03.:Comissao de Cultura 04.:Comissão de Turismo 05.:Comissão de Assuntos Urbanos