PROJETO DE LEI1254/2019
Autor(es): VEREADOR ALEXANDRE ISQUIERDO


A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
D E C R E T A :


JUSTIFICATIVA

Esta proposição visa disponibilizar na Rede Municipal de Saúde Assistência Psicológica aos alunos vítimas de bullying.

A expressão “bullying” tem sua origem no idioma inglês, e deriva de “bully”, isto é, valentão, brigão, arruaceiro, sem similar em nossa língua pátria. Sua definição, no contexto da presente proposição, se evidencia pelo desejo consciente e deliberado que um indivíduo ou grupo tem em maltratar, reiteradamente, outra(s) pessoa(s) ou colocá-la(s) sob permanente tensão, impondo-lhe(s) sofrimento físico ou psicológico.

Tem-se em pesquisas mundiais estimativas que sugerem que mais de 350 milhões de crianças são vítimas desse tipo de violência, sendo que aproximadamente um milhão de crianças por dia passam por situações de violência em escolas em todo o mundo. Este é o resultado da pesquisa conduzida pela www.plan.org.br, organização não governamental de desenvolvimento centrado na criança e no adolescente, que está engajada na campanha “Aprender Sem Medo”, lançada em vários países com o objetivo de promover um esforço global para acabar com a violência nas escolas.

A mesma pesquisa indica que esse tipo de violência afeta não somente a personalidade, a saúde física e mental das vítimas, mas também tem repercussões marcantes nas famílias, na comunidade e na própria economia. Para melhor ilustrar, dados coletados por essa pesquisa, em 66 países, apontam para indicadores comuns, como:
São numerosos os indicadores que, de tão estarrecedores, tem provocado uma crescente preocupação de governos na tomada de decisões visando a implementação de políticas públicas efetivas para acabar com essas formas de violência, a começar por programas nas escolas, local de predominância das práticas do “bullying”.

Ademais, as possibilidades de punição já encontra amparo na legislação pátria, sobretudo no Estatuto da Criança e do Adolescente, que, entre as previsões, contempla as medidas socioeducativas.

Ainda encontra-se à disposição das vítimas a possibilidade de registro de ocorrência, e, se pertinente, a instauração de ação, além de outros instrumentos judiciais para responsabilizar os agressores e, também, os estabelecimentos - educacionais ou não - por omissão ou negligência no trato das ações que caracterizam o “bullying

A pretensão maior da presente proposição é encaminhar as vítimas para acompanhamento profissional. Aqui cabe a observação que não raramente vítimas de “bullying” convertem-se em agressores em episódios de massacres em escolas, tendo como alvo colegas e professores, numa evidente transferência de raiva e ódio contra seus algozes e contra a própria instituição, que, por não identificar ou mesmo se omitir, causaram-lhes dor e/ou constrangimento.

Pela importância da matéria, conto com o apoio dos meus pares para a aprovação desta Lei.


Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Código 20190301254Autor VEREADOR ALEXANDRE ISQUIERDO
Protocolo 001765Mensagem
Regime de Tramitação Ordinária
Projeto
Link:

Datas:
Entrada 04/24/2019Despacho 04/26/2019
Publicação 05/06/2019Republicação

Outras Informações:
Pág. do DCM da Publicação 11/12 Pág. do DCM da Republicação
Tipo de Quorum MS Arquivado Sim
Motivo da Republicação Pendências? Não



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DESPACHO: A imprimir
Comissão de Justiça e Redação, Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público, Comissão de Higiene Saúde Pública e Bem-Estar Social,
Comissão de Educação, Comissão de Assistência Social, Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente ,
Comissão de Finanças Orçamento e Fiscalização Financeira.
Em 26/04/2019
JORGE FELIPPE - Presidente


Comissões a serem distribuidas


01.:Comissão de Justiça e Redação
02.:Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público
03.:Comissão de Higiene Saúde Pública e Bem-Estar Social
04.:Comissão de Educação
05.:Comissão de Assistência Social
06.:Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente
07.:Comissão de Finanças Orçamento e Fiscalização Financeira

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Cadastro de ProposiçõesData PublicAutor(es)
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Two documents IconRed right arrow IconHide details for DISPONIBILIZA NA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA E SOCIAL AOS ALUNOS VÍTIMAS DE BULLYING => 20DISPONIBILIZA NA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA E SOCIAL AOS ALUNOS VÍTIMAS DE BULLYING => 20190301254 => {Comissão de Justiça e Redação Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público Comissão de Higiene Saúde Pública e Bem-Estar Social Comissão de Educação Comissão de Assistência Social Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente Comissão de Finanças Orçamento e Fiscalização Financeira }05/06/2019Vereador Alexandre IsquierdoBlue padlock IconDraft Icon
Blue right arrow Icon Envio a Consultoria de Assessoramento Legislativo. Resultado => Informação Técnico-Legislativa nº122/201905/15/2019
Two documents IconBlue right arrow IconEmenda Nº 1 ao PROJETO DE LEI 1254/2019 => Emenda Modificativa09/12/2019Comissão De Justiça E Redação
Blue right arrow Icon Distribuição => 20190301254 => Comissão de Justiça e Redação => Relator: VEREADOR THIAGO K. RIBEIRO => Proposição => Parecer: Pela Constitucionalidade com Emenda (s)09/12/2019
Two documents IconBlue right arrow IconEmenda Nº 2 ao PROJETO DE LEI 1254/2019 => Emenda Modificativa09/12/2019Comissão De Justiça E Redação
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Blue right arrow Icon Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia => 20190301254 => VEREADOR ALEXANDRE ISQUIERDO => Deferido08/03/2020
Blue right arrow Icon Distribuição => 20190301254 => Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público => Relator: VEREADOR INALDO SILVA, VEREADOR JUNIOR DA LUCINHA => Proposição => Parecer: Favorável, Verbal - Em Plenário Virtual10/14/2020
Blue right arrow Icon Distribuição => 20190301254 => Comissão de Higiene Saúde Pública e Bem-Estar Social => Relator: VEREADOR BABÁ, VEREADOR PAULO PINHEIRO => Proposição => Parecer: Favorável, Verbal - Em Plenário Virtual10/14/2020
Blue right arrow Icon Distribuição => 20190301254 => Comissão de Educação => Relator: VEREADOR PROF. CÉLIO LUPPARELLI, VEREADOR TARCÍSIO MOTTA => Proposição => Parecer: Favorável, Verbal - Em Plenário Virtual10/14/2020
Blue right arrow Icon Distribuição => 20190301254 => Comissão de Assistência Social => Relator: VEREADOR WELINGTON DIAS, VEREADORA FÁTIMA DA SOLIDARIEDADE => Proposição => Parecer: Favorável, Verbal - Em Plenário Virtual10/14/2020
Blue right arrow Icon Distribuição => 20190301254 => Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente => Relator: VEREADOR JAIR DA MENDES GOMES, VEREADOR LEONEL BRIZOLA => Proposição => Parecer: Favorável, Verbal - Em Plenário Virtual10/14/2020
Blue right arrow Icon Distribuição => 20190301254 => Comissão de Finanças Orçamento e Fiscalização Financeira => Relator: VEREADOR PROF. CÉLIO LUPPARELLI, VEREADOR RAFAEL ALOISIO FREITAS => Proposição => Parecer: Favorável, Verbal - Em Plenário Virtual10/14/2020
Blue right arrow Icon Discussão Primeira => 20190301254 => Proposição 1254/2019 => Encerrada10/14/2020
Blue right arrow Icon Requerimento de Votação em bloco => 20190301254 => MESA DIRETORA => Aprovado10/14/2020
Acceptable Icon Votação => 20190301254 => Bloco de Emendas 1 e 2 => Aprovado (a) (s)10/14/2020
Acceptable Icon Votação => 20190301254 => Projeto assim emendado 1254/2019 => Aprovado (a) (s)10/14/2020
Two documents IconBlue right arrow Icon Redação do Vencido => 20190301254 => Comissão de Justiça e Redação10/15/2020Vereador Alexandre Isquierdo
Blue right arrow Icon Discussão Segunda => 20190301254 => Proposição 1254-A/2019 => Encerrada10/23/2020
Acceptable Icon Votação => 20190301254 => Proposição 1254-A/2019 => Aprovado (a) (s)10/23/2020
Two documents IconBlue right arrow Icon Tramitação de Autógrafo; Envio ao Poder Executivo11/03/2020Vereador Alexandre Isquierdo
Green right arrow Icon Resultado Final => 20190301254 => Lei 680511/27/2020
Blue right arrow Icon Ofício Origem: CMRJ => 20190301254 => Destino: Poder Executivo => Encaminhamento para Publicação de Promulgação => 11/27/2020
Blue right arrow Icon Arquivo => 2019030125411/27/2020






   
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