No fim da década de 1990, seis amigos portugueses estavam no Cadeg conversando sobre as saudades da terrinha quando um deles sacou uma concertina, uma espécie de acordeão, e começou a cantar. Enquanto isso, os bolinhos de bacalhau borbulhavam no óleo, e a sardinha estava na brasa. Depois de algumas horas, a Rua 16 do Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara estava cheia de gente, com música sem parar, cerveja na garrafa e a alegria de um povo que contagia quem está por perto. Fonte: por Thamine Leta, O Globo, 18/05/2013.
Anos depois, a única coisa que mudou foi o tamanho do evento. Hoje, o Cantinho das Concertinas recebe todos os sábados, centenas de pessoas na festa portuguesa. A origem da comemoração foi a manutenção das tradições gastronômicas e culturais portuguesas.
São horas de músicas tipicamente portuguesas e, entre um bolinho de bacalhau e outro, a pista de dança improvisada fica abarrotada. Na festa, há famílias com ascendência portuguesa e outros que nunca tinham ouvido uma concertina antes.
A festa passou a integrar a cultura do Município na medida em que os cariocas abraçaram o evento, assim como outros provenientes da cultura de nossos colonizadores.
Assim, peço apoio aos ilustres pares para aprovação do presente.