- Os banheiros públicos são limpos, bem conservados e de fácil acesso a pessoas com diferentes graus de incapacidade; são bem sinalizados e estão em locais convenientes. II – Lista de checagem para características de transportes amigáveis ao idoso Baixo custo - O transporte público é financeiramente acessível a todos os idosos. - As tarifas dos transportes são razoáveis e seu preço é afixado de forma visível. Confiabilidade e frequência - O transporte público é confiável e frequente, inclusive à noite e nos fins de semana. Destinos - O transporte público existente permite que os idosos cheguem a locais-chave, como hospitais, centros de saúde, parques públicos, shopping centers, bancos e centros de convivência de idosos. - A cidade é bem servida de transporte público, com rotas adequadas e com boas conexões para todas as áreas da cidade, inclusive a periferia, e para cidades vizinhas. - Há boas conexões nas rotas dentre as diferentes opções de transporte. Veículos amigáveis aos idosos - Os veículos são acessíveis, com piso que rebaixa, com elevadores para cadeira de rodas, degraus baixos e assentos amplos. - Os veículos são limpos e bem mantidos. - Os veículos são bem sinalizados, com indicação do seu número e da rota que fazem. Serviços especializados - Serviços de transporte especializados para pessoas com deficiências existem em número suficiente. Prioridade para sentar - Existe prioridade para os idosos sentarem e ela é respeitada pelos outros passageiros. Motoristas - Os motoristas são gentis, obedecem as regras de trânsito, param nos pontos determinados, esperam que os passageiros estejam sentados antes de sair, e param junto às calçadas, para facilitar o embarque e desembarque de idosos. Segurança e conforto - O transporte público é seguro contra crimes e não há superlotação. Pontos e paradas - Os pontos de ônibus são localizados próximo de onde moram os idosos, são equipados com assento e abrigo contra o mau tempo, são limpos e seguros, e adequadamente iluminados. - As paradas e estações são acessíveis, com rampas, escadas rolantes, elevadores, plataformas apropriadas, banheiros públicos e sinalização legível e bem localizada. - Os pontos e paradas de ônibus são fáceis de acessar e convenientemente localizadas. - Os funcionários das paradas e estações são gentis e prestativos. Informação - São fornecidas informações aos idosos sobre como utilizar o transporte público e sobre as diferentes opções existentes de transportes. - Os horários são legíveis e fáceis de obter. - Nos horários indica-se claramente a rota dos ônibus que são acessíveis às pessoas com deficiência. Transporte comunitário - Existem serviços de transporte comunitário, incluindo motoristas voluntários e serviços de busca em domicílio, para levar os idosos a eventos e locais específicos. Táxis - Os táxis são baratos e há descontos ou subsídios nas tarifas para os idosos de baixa renda. - Os táxis são confortáveis e acessíveis, com espaço para levar cadeira de rodas ou andadores. - Os motoristas de táxi são gentis e prestativos. Ruas - As ruas bem conservadas, amplas e bem iluminadas, com dispositivos bem planejados e colocados de forma a limitar a velocidade dos carros; há sinais de trânsito nos cruzamentos; os cruzamentos são bem sinalizados; os bueiros são tampados, e a sinalização é padronizada, claramente visível e bem colocada. - O fluxo do trânsito é bem regulado. - As estradas são livres de obstrução que possam bloquear a visão do motorista. - O cumprimento das regras de trânsito é rigorosamente controlado e os motoristas são educados para segui-las. Competência para dirigir - Cursos de reciclagem para dirigir são oferecidos e a participação neles é estimulada. Estacionamento - Existe estacionamento a preços acessíveis. - Existem vagas específicas para idosos próximas à entrada dos prédios e às estações de transporte coletivo, cuja utilização é fiscalizada. - Existem pontos de embarque e desembarque para deficientes e idosos próximos à entrada dos prédios e às estações de transporte coletivo. III – Lista de Checagem de moradias amigáveis ao idoso Custo acessível - Existem moradias de custo acessível para todos os idosos. Serviços essenciais - Os serviços essenciais são prestados a um custo acessível. Planejamento - As moradias são feitas de materiais apropriados e bem estruturadas. - Há espaço suficiente para que os idosos se locomovam com facilidade dentro da casa. - A moradia é apropriadamente equipada para atender às condições ambientais, por exemplo, dispõe de ar-condicionado. - A moradia está adaptada para os idosos, com pisos nivelados, corredores e portas largas o suficiente para a passagem de cadeira de rodas, e com banheiros, lavabos e cozinhas especialmente adaptados. Modificações - A moradia pode ser modificada para atender aos idosos, quando houver necessidade. - As modificações da moradia têm custo acessível. - Equipamentos e material para modificações de moradia são facilmente encontrados. - Há financiamentos e auxílio financeiro para reformas da casa. - Há uma boa compreensão de como uma casa pode ser modificada para atender às necessidades dos idosos. Manutenção - Os serviços de manutenção são de custo acessível para os idosos. - Há prestadores de serviço devidamente qualificados e confiáveis para fazer a manutenção da casa. - Moradias públicas, moradias de aluguel e áreas comuns são bem conservadas. Envelhecer em casa - A moradia fica perto de serviços e do comércio. - Serviços de custo acessível são prestados a domicílio, para que os idosos envelheçam em casa. - Os idosos estão bem informados dos serviços existentes para que eles possam envelhecer em suas casas. Integração comunitária - O projeto da moradia facilita a integração permanente dos idosos na comunidade. Opções de moradia - Existe, na região, uma gama de opções de moradia apropriadas e de custo acessível para os idosos, incluindo-se os frágeis e dependentes. - Os idosos estão bem informados sobre as opções de moradia existentes. Moradia - Existem moradias em número suficiente na região e a um custo acessível para os idosos. - Há uma gama de serviços apropriados além de entretenimento e atividades nos prédios onde os idosos moram. - A moradia dos idosos está integrada na comunidade onde se localiza. Ambiente da casa - A moradia não tem excesso de moradores. - Os idosos se sentem confortáveis no ambiente em que moram. - A moradia não é localizada em áreas sujeitas a desastres naturais. - Os idosos se sentem seguros no ambiente onde vivem. - Há auxílio financeiro para medidas de segurança da casa. IV – Lista de checagem de participação social amigável ao idoso Atividades e eventos acessíveis - A localização em seus bairros é conveniente para os idosos, com transporte variado e de baixo custo. - Os idosos têm a possibilidade de participar com um amigo ou cuidador. - O horário dos eventos é conveniente para os idosos. - O ingresso para um evento é aberto, por exemplo, não precisa ser sócio, e a entrada no local, assim como a compra de ingresso, é um processo rápido, de uma única fase, que não requer que o idoso fique na fila por muito tempo. Custo acessível - Eventos e atividades, e as atrações locais são financeiramente acessíveis aos participantes mais velhos, sem custos ocultos ou adicionais como custo de transporte. - As instituições de voluntários têm o apoio do setor público e privado para manter baixo o custo das atividades para idosos. Diversidade de eventos e atividades - Existe uma gama de atividades para atender aos interesses das diferentes populações de idosos, cada uma das quais com seus gostos e particularidades próprias. - As atividades comunitárias estimulam a participação de pessoas de diferentes idades e formação cultural. Locais e ambientes - As reuniões e eventos para idosos ocorrem em diferentes locais das comunidades, como centros recreativos, escolas, bibliotecas, centros comunitários localizados em bairros residenciais, parques e jardins. - Os prédios são acessíveis e devidamente equipados para permitir a participação de pessoas com deficiência ou que necessitem de cuidados especiais. Promoção e divulgação das atividades - As atividades e eventos são divulgados aos idosos; as informações descrevem as atividades, a acessibilidade do local onde será realizada, assim como as opções de transporte Combate ao isolamento - Convites pessoais são enviados para promover as atividades e estimular a participação. - É fácil participar dos eventos, que não exigem qualquer formação ou conhecimento, incluindo alfabetização. - Um membro de um clube que não mais comparece às atividades é mantido na mala direta do clube, a menos que haja solicitação expressa para sua exclusão da relação. - As organizações estimulam a participação dos idosos que se isolam, por meio de, por exemplo, visitas pessoais ou telefonemas. Estimulando a integração com a comunidade - Os prédios e instalações comunitárias propiciam a utilização compartilhada, para diferentes finalidades, por pessoas de diferentes idades e interesses, e estimulam a interação entre os grupos de usuários. - Reuniões e atividades fomentam o relacionamento e o intercâmbio entre os residentes do bairro. V – Lista de checagem de respeito e inclusão social amigável ao idoso Serviços respeitosos e inclusivos - Os idosos são consultados pelos serviços público, privados e voluntários sobre como servi-los melhor. - Serviços públicos e comerciais oferecem serviços e produtos adaptados às necessidades e preferências dos idosos. - Os serviços dispõem de uma equipe prestativa, cortês e treinada para atender os idosos. Imagens públicas do envelhecimento - A mídia inclui os idosos nas matérias que veicula, mostrando-os positivamente e sem estereótipos. Relações familiares e intergeracionais - Ambientes comunitários, atividades e eventos atraem pessoas de todas as idades, ao combinar necessidades e preferências de todos os grupos etários. - Os idosos são especificamente incluídos nas atividades comunitárias voltadas para a família. - Atividades que reúnam diferentes gerações são realizadas regularmente para que, em conjunto, as apreciem e usufruam. Conscientização social - O aprendizado sobre o envelhecimento e os idosos está incluído no currículo do primeiro e segundo graus. - Os idosos estão ativa e regularmente envolvidos em atividades escolares com alunos e professores. - Os idosos têm oportunidade de partilhar seu conhecimento, história e experiência com outras gerações. Inclusão comunitária - Os idosos são considerados parceiros plenos das decisões comunitárias que lhes dizem respeito. - Os idosos são reconhecidos pela comunidade por suas contribuições do passado e do presente. - As ações comunitárias para fortalecer os laços e o apoio entre os membros do bairro incluem os residentes mais velhos como informantes-chave, conselheiros, atores e beneficiários. Inclusão econômica - Idosos com limitações econômicas têm acesso a serviços e eventos públicos, voluntários e privados. VI – Lista de checagem das iniciativas amigáveis de participação cívica e emprego para o idoso Opções de voluntariado - Há uma gama de opções para a participação de voluntários idosos. - Organizações de voluntários são bem desenvolvidas, com infraestrutura, programas de treinamento e uma força de trabalho de voluntários. - As habilidades e os interesses dos voluntários são associados às funções, por exemplo, em um registro ou banco de dados. - Os voluntários têm apoio em seu trabalho, sendo-lhes oferecido transporte ou tendo o custo do estacionamento reembolsado. Opções de emprego - Há uma gama de oportunidades para os idosos trabalharem. - Políticas e leis proíbem a discriminação com base na idade. - A aposentadoria é uma escolha, não uma imposição. - Há oportunidades flexíveis para os idosos, com opções de emprego em meio expediente ou temporário. - Há programas de emprego e agências para trabalhadores idosos. - Organizações de funcionários, por exemplo, sindicatos, apoiam opções flexíveis, como meio expediente e trabalho voluntário, para permitir uma maior participação dos trabalhadores idosos. - Os empregadores são estimulados a empregar e a manter trabalhadores mais velhos. Formação (Treinamento) - Outra capacitação para atividades pós-aposentadoria é oferecida a trabalhadores mais velhos. - Existem oportunidades para trabalhadores idosos de recapacitação, como o aprendizado de novas tecnologias. - Organizações de voluntários oferecem treinamento para as suas posições. Acessibilidade - Oportunidades de trabalho voluntário ou remunerado são conhecidas e promovidas. - Há transporte para o trabalho. - Os locais de trabalho são adaptados para atender às necessidades das pessoas deficientes. - Não há custo para o trabalhador participar de trabalho remunerado ou voluntário. - As organizações recebem apoio, por exemplo, verba ou redução no prêmio do seguro, para recrutar, treinar e manter voluntários idosos. Participação cívica - Conselhos consultivos, diretorias de organizações, etc. Incluem idosos. - Há apoio para que os idosos participem em reuniões e eventos cívicos, como lugares reservados, apoio às pessoas com deficiências, aparelhos auditivos e transporte. - Políticas, programas e planejamento que envolva idosos são feitos ouvindo-os primeiro. - Os idosos são estimulados a participar. Contribuições valorizadas - Os idosos são respeitados e suas contribuições são reconhecidas. - Os empregadores e organizações são sensíveis às necessidades dos trabalhadores idosos. - As vantagens de empregar trabalhadores idosos são conhecidas pelos empregadores. Empreendedorismo - Existe apoio para empresários idosos e oportunidades para trabalho autônomo, por exemplo, mercados para se vender hortifrutigranjeiros e artesanato, treinamento para a administração de pequenos negócios e micro-financiamento para trabalhadores idosos. - As informações elaboradas para dar apoio a microempresas e empreendimentos administrados de casa estão em formato adequado aos trabalhadores idosos. Pagamento - Os trabalhadores idosos são corretamente remunerados pelo seu trabalho. - Os voluntários são reembolsados por gastos que incorrem por conta do trabalho. - Os ganhos dos trabalhadores idosos não são deduzidos do valor da aposentadoria ou de outras rendas a que os idosos tenham direito. VII – Lista de checagem de comunicação e informação amigável ao idoso Oferta de informações - Um sistema básico, universal de comunicações, usando a mídia impressa, o rádio, a televisão e o telefone, alcançando todos os residentes. - A distribuição regular e confiável de informações é garantida pelo governo ou por organizações de voluntários. - A informação é disseminada próximo às residências dos idosos e nos locais onde eles realizam as suas atividades habituais do dia a dia. - A disseminação da informação é coordenada por um serviço comunitário acessível, que todos conhecem e por um escritório de centralização de informações. - Informações regulares e a transmissão de programas de interesse dos idosos são veiculadas tanto na mídia regular quanto na especificamente voltada para eles. Comunicação verbal - Uma comunicação verbal acessível aos idosos é feita, preferencialmente, em eventos públicos, centros comunitários, clubes e pela mídia rádio-televisiva, e também pelas pessoas responsáveis por repassar as informações no sistema boca a boca. - As pessoas em risco de isolamento social recebem a informação de pessoas em quem confiam e com quem interagem, como visitadores voluntários, empregados domésticos, cabelereiros, porteiros ou zeladores. - Funcionários de repartições públicas e de empresas privadas atendem individualmente e de maneira amistosa, os idosos, sempre que solicitados. Informações impressas - As informações impressas – incluindo formulários oficiais, legendas de televisão e textos em telas – são em letras grandes e as principais ideias são mostradas através de títulos de enunciado claro e letras em negrito. Linguagem simples - A comunicação, seja impressa ou verbal, usa palavras simples, conhecidas, em frases curtas e objetivas. Comunicação e equipamentos automatizados - Serviços automatizados de atendimento telefônico dão instruções de forma lenta e clara, e informam como as mensagens podem ser repetidas a qualquer momento. - Os usuários tem a possibilidade de falar com um atendente, ou de deixar uma mensagem para que sua ligação seja retornada. - Equipamentos eletrônicos, como telefones celulares, rádios, televisões, caixas automáticas e máquinas para pagar estacionamento têm botões e letras grandes. - A tela de um caixa automático, de máquinas de selos e de outros serviços é bem iluminada e fácil de ser alcançada por pessoas de diferentes estaturas. Computadores e a internet - Há amplo acesso público a computadores e à internet, disponíveis gratuitamente ou a baixo custo, em locais públicos como repartições governamentais, centros comunitários e bibliotecas. - Instruções detalhadas e assistência individual para os usuários estão facilmente disponíveis. VIII – Lista de checagem de serviços comunitários e de saúde amigáveis ao idoso Acessibilidade aos serviços - Os serviços sociais e de saúde estão bem distribuídos pela cidade, sua localização é conveniente e pode-se chegar facilmente a eles por todos os meios de transporte. - Unidades residenciais com serviços assistenciais, como as unidades de longa permanência, estão localizadas próximo ao comércio, aos serviços e às áreas residenciais, para que os idosos permaneçam integrados à comunidade. - Os prédios onde se localizam os serviços oferecem segurança e são totalmente acessíveis às pessoas com deficiências físicas. - Informações claras e acessíveis sobre os serviços sociais e de saúde são oferecidas aos idosos. - A prestação de serviços é coordenada caso a caso e com um mínimo de burocracia. - O pessoal administrativo e de serviços trata os idosos com respeito e sensibilidade. - Os obstáculos econômicos ao acesso a serviços de saúde e de apoio comunitário são mínimos. - Há acesso adequado a cemitérios e campos funerários. Oferta de serviço - Uma gama adequada de serviços de apoio comunitário e de saúde é oferecida, visando à promoção, manutenção e restauração da saúde. - Os serviços de cuidados a domicílio oferecidos incluem serviços de saúde, de cuidados pessoais e de arrumação e faxina. - Os serviços sociais e de saúde oferecidos contemplam as necessidades e as preocupações dos idosos. - Os profissionais têm a formação e o treinamento adequado para se comunicar e atender efetivamente os idosos. Apoio de voluntários - Voluntários de todas as idades são estimulados e recebem apoio para ajudar os idosos em ambientes de saúde e comunitário. Planejamento e assistência em emergências - O planejamento para situações de emergência inclui os idosos, considerando-se suas necessidades e capacidades na preparação e na resposta a essas situações.
Presidente
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