Texto Parecer (clique aqui)
Da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência ao Projeto de Lei 1709/2016 e suas Emendas nºs 1 a 5 e nºs 50 a 69 que “APROVA O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PME E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
Autor: Poder Executivo
Autor das Emendas nºs 1 a 5: Poder Executivo
Autor das Emendas nºs 50 a 66: Vereador Reimont
Autores da Emenda nº 67: Vereadores Alexandre Isquierdo; Carlos Bolsonaro; Carlo Caiado; Chiquinho Brazão; Dr. Carlos Eduardo; Dr.Eduardo Moura; Dr.Jairinho; Dr.João Ricardo; Dr.Jorge Manaia; Eliseu Kessler; João Cabral; João Mendes de Jesus; Jorge Braz; Jorginho da SOS; Junior da Lucinha; Marcelino D'Almeida; Prof. Célio Lupparelli; Rafael Aloisio Freitas; Renato Moura; Tânia Bastos; Vera Lins e Willian Coelho.
Autores das Emendas nºs 68 e 69: Vereadores Carlos Bolsonaro e Alexandre Isquierdo
Relatora: Vereadora LUCIANA NOVAES
(FAVORÁVEL COM EMENDAS)
I - RELATÓRIO
Trata-se do Projeto de Lei n° 1709/2016 e suas Emendas nºs 1 a 5 e nºs 50 a 69 que “APROVA O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - PME E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, de autoria do Poder Executivo.
II – VOTO DO RELATOR
O Projeto em tela visa aprovar o Plano Municipal de Educação que terá vigência de 10 anos e estabelecerá as diretrizes da educação na rede municipal do Rio de Janeiro.
Compreender a necessidade da elaboração de um projeto pedagógico específico para as pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação significa dar maior importância aos aspectos subjetivos da educação, revendo concepções e paradigmas da educação inclusiva. Analisando as especificidades e construindo métodos de desenvolvimento individualizados dentro das dimensões afetivas, comportamentais e cognitivas.
A Educação de Jovens e Adultos – EJA possui características inadequadas as pessoas com deficiência na medida em que, a idade cronológica do estudante não necessariamente é acompanhada de seu desenvolvimento intelectual e mental, sendo necessário a esta parcela da sociedade a garantia de uma educação continuada, dentro dos padrões estabelecidos pela Lei nº. 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão).
Sendo assim, a Relatora, Vereadora Luciana Novaes, emite voto FAVORÁVEL COM EMENDAS ao Projeto e as emendas nºs 1 a 5 e nºs 50 a 69
Sala da Comissão, 24 de abril de 2017.
Vereadora LUCIANA NOVAES
Relatora
III – CONCLUSÂO
A Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência em reunião realizada no dia 24 de abril de 2017, aprovou o parecer FAVORÁVEL COM EMENDAS da Relatora, Vereadora Luciana Novaes ao Projeto de Lei n° 1709/2016 de autoria do Poder Executivo e suas Emendas nºs 1 a 5 e nºs 50 a 69.
Sala da Comissão, 24 de abril de 2017.
Vereadora LUCIANA NOVAES
Presidente
Vereador DR. SERGIO ALVES
Vice-Presidente
Vereador PROFESSOR ADALMIR
Vogal
EMENDA MODIFICATIVA Nº 70
Autor(es): COMISSÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
EMENDA MODIFICATIVA À META 04 DO PROJETO
Modifique-se a Meta 04 do Projeto que passa a ter a seguinte redação:
META 04: universalizar, durante o prazo de vigência deste Plano, para a população a partir de zero ano, com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à Educação Básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na Rede Regular de Ensino. Com a garantia de um projeto pedagógico que vise o pleno desenvolvimento da pessoa ao longo da vida, seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho; salas de recursos multifuncionais; classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. E assegurar um profissional de apoio para cada criança, quando constatada a necessidade, no atendimento da educação especializada.
Sala da Comissão, 24 de abril de 2017.
Vereadora LUCIANA NOVAES
Presidente
Vereador DR. SERGIO ALVES
Vice-Presidente
Vereador PROFESSOR ADALMIR
Vogal
EMENDA MODIFICATIVA Nº 71
Autor(es): COMISSÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
MODIFICA A ESTRATÉGIA 4.20 DA META 04 DO PROJETO
Modifique-se a Estratégia 4.20 da Meta 04, do Projeto, que passa a ter a seguinte redação:
4.20 implantar, no prazo de um ano, o mediador para inclusão, o Agente de Apoio de Educação Especial, com atribuições específicas para cada especialidade, através de concurso público, devendo atender a integralidade das pessoas com deficiências matriculadas na rede municipal de ensino até o final da vigência deste plano, a ser capacitado na área de Educação Especial pelo Instituto Municipal de Educação Helena Antipoff.
Sala da Comissão, 24 de abril de 2017.
Vereadora LUCIANA NOVAES
Presidente
Vereador DR. SERGIO ALVES
Vice-Presidente
Vereador PROFESSOR ADALMIR
Vogal
EMENDA MODIFICATIVA Nº 72
Autor(es): COMISSÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
MODIFICA A ESTRATÉGIA 4.1 DA META 04 DO PROJETO
Modifique-se a Estratégia 4.1 da Meta 04, do Projeto, que passa a ter a seguinte redação:
4.1 contabilizar, para fins do repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, as matrículas dos estudantes da Educação Regular e Especial, nas suas diferentes modalidades, da Rede Pública que recebam atendimento educacional especializado complementar e suplementar, sem prejuízo do cômputo dessas matrículas na Educação Básica Regular, e as matrículas efetivadas, conforme o censo escolar mais atualizado, na Educação Especial oferecida em instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com Poder Público e com atuação exclusiva na modalidade, nos termos da Lei federal nº 11.494, de 20 de junho de 2007.
Sala da Comissão, 24 de abril de 2017.
Vereadora LUCIANA NOVAES
Presidente
Vereador DR. SERGIO ALVES
Vice-Presidente
Vereador PROFESSOR ADALMIR
Vogal
EMENDA MODIFICATIVA Nº 73
Autor(es): COMISSÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
MODIFICA A ESTRATÉGIA 4.4 DA META 04 DO PROJETO
Modifique-se a Estratégia 4.4 da Meta 04, do Projeto, que passa a ter a seguinte redação:
4.4 garantir atendimento educacional especializado nas classes especiais e em salas de recursos multifuncionais, nas formas complementar e suplementar, Rede de Apoio e facilitadores a todos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na Rede Pública de Educação Básica, conforme necessidade identificada por meio de avaliação, realizada pelas Coordenadorias Regionais de Educação - CRE em ação conjunta com o Instituto Municipal Helena Antipoff - IHA, quando necessário, conforme orientação das Política Nacionais de Educação Especial - PNEE, ouvidos a família e o aluno.
Sala da Comissão, 24 de abril de 2017.
Vereadora LUCIANA NOVAES
Presidente
Vereador DR. SERGIO ALVES
Vice-Presidente
Vereador PROFESSOR ADALMIR
Vogal