;
 

Distribuição


Ementa da Proposição

INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO – FMSB E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
Show details for Texto Parecer  (clique aqui)Texto Parecer (clique aqui)
Hide details for Texto Parecer  (clique aqui)Texto Parecer (clique aqui)
Das Comissões de Justiça e Redação; Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público; Assuntos Urbanos; Obras Públicas e Infraestrutura; Meio Ambiente; Higiene Saúde Pública e Bem-Estar Social; Defesa dos Direitos Humanos; Defesa Civil; Abastecimento Indústria Comércio e Agricultura; Educação e de Finanças Orçamento e Fiscalização Financeira ao Projeto de Lei n° 1635/2019 (Mensagem n° 151/2019), que “INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO – FMSB E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Autor: Poder Executivo

Relator: Vereador Thiago K. Ribeiro

(PELA CONSTITUCIONALIDADE E NO MÉRITO FAVORÁVEL)

I - RELATÓRIO

Trata-se da análise e emissão de parecer sobre o Projeto de Lei nº 1635/2019 (Mensagem n° 151/2019), que “INSTITUI O FUNDO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO – FMSB E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, de autoria do Poder Executivo.

II – VOTO DO RELATOR

A Proposição sob análise atende aos requisitos formais elencados no art. 222 do Regimento Interno, bem como ao que determina a Lei Complementar n° 48/2000.

No que tange ao aspecto material, compete à Câmara Municipal legislar sobre a matéria com fulcro nos artigos: 30, I, XIX, “c”, XXIX; 44, X; 67, III; 248, II; 422 e 482 todos da Lei Orgânica do Município.

No mérito o objeto do presente projeto trata de instituir um Fundo Municipal de Saneamento Básico e criar uma Taxa de Licenciamento de Drenagem Pluvial Urbana – TLDPU e a Taxa de Regulação e Fiscalização de Serviços de Saneamento Concedidos – TRFSS bem como relacionar as infrações às normas de saneamento instituídas com as respectivas multas a serem recolhidas caso a caso.

Cabe ressaltar que o problema do saneamento básico tem impactado o Município que sofre com as questões relacionadas à drenagem e ao esgotamento sanitário.

Quanto à drenagem, vários fatores acarretam esta situação dentre eles a intensificação dos fenômenos climáticos, decorrentes do aquecimento global.

As concessionárias de esgotamento sanitário cobram tarifas pelas etapas do licenciamento dos projetos e instalações das redes, o que não ocorre com a Fundação Rio-Águas em relação aos projetos e redes de esgotamento pluvial no Município, onerando o Tesouro Municipal com atividades que deveriam ser custeadas através de recursos específicos. Para tal a Proposta sugere a criação da Taxa de Licenciamento de Drenagem Pluvial Urbana.

Além do mais, a falta dos serviços de esgotamento sanitário, em boa parte do território da Cidade, e seu estado de desgaste e desatualização são problemas que a municipalidade tem enfrentado e diante da premente necessidade de recursos para a implantação e melhoria desses serviços, a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro – AGENERSA, através do processo regulatório nº E22/007/321/2019, realizou Consulta Pública para tratar de minuta de Instrução Normativa para estabelecer mecanismo de repasse de parcela da receita direta das tarifas dos prestadores de serviço regulados pela AGENERSA a fundos municipais de saneamento. Neste sentido, está sendo proposto a criação de um Fundo Municipal de Saneamento Básico, que seria o destinatário destes recursos.

Lembrando que esta Casa já propôs a criação do referido Fundo, através do PL nº 1919, de 2008, de autoria do Vereador Carlo Caiado.

Pelo todo exposto, opino pela CONSTITUCIONALIDADE E NO MÉRITO FAVORÁVEL.


Sala da Comissão, 09 de dezembro de 2019.

Vereador Thiago K. Ribeiro
Relator

III – CONCLUSÂO
As Comissões de: Justiça e Redação; Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público; Assuntos Urbanos; Obras Públicas e Infraestrutura; Meio Ambiente; Higiene Saúde Pública e Bem-Estar Social; Defesa dos Direitos Humanos; Defesa Civil; Abastecimento Indústria Comércio e Agricultura; Educação e de Finanças Orçamento e Fiscalização Financeira, em reunião realizada no dia 09 de dezembro de 2019, aprovaram o voto do Relator, Vereador Thiago K. Ribeiro, pela CONSTITUCIONALIDADE E NO MÉRITO FAVORÁVEL ao Projeto de Lei nº 1635/2019 (Mensagem n°151/2019) de autoria do Poder Executivo.

Sala da Comissão, 09 de dezembro de 2019.



Comissão de Justiça e Redação



Vereador Thiago K. Ribeiro
Presidente


Vereador Dr. João Ricardo

Vogal




Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público



Vereador Junior da Lucinha
Presidente


Vereador Inaldo Silva
Vice-Presidente



Comissão de Assuntos Urbanos



Vereador Willian Coelho
Presidente


Vereador Marcello Siciliano
Vice-Presidente



Comissão de Obras Públicas e Infraestrutura



Vereador Marcello Siciliano


Vereador Welington Dias
Vice-Presidente




Comissão de Meio Ambiente






Vereadora Rosa Fernandes Vereador Paulo Messina
Vice-Presidente Vogal



Comissão de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social



Vereador Dr. Jorge Manaia
Presidente


Vereador Dr. João Ricardo
Vice-Presidente



Comissão de Defesa dos Direitos Humanos





Vereador Carlos Bolsonaro Vereador Alexandre Isquierdo
Vice-Presidente Vogal



Comissão de Defesa Civil



Vereador Zico Bacana
Presidente


Vereador Italo Ciba
Vice-Presidente



Comissão de Abastecimento, Indústria, Comércio e Agricultura



Vereador Rafael Aloísio Freitas
Presidente


Vereador Jair da Mendes Gomes
Vice-Presidente



Comissão de Educação



Vereador Prof. Célio Lupparelli
Presidente


Vereador Dr. Jorge Manaia
Vogal



Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira



Vereadora Rosa Fernandes
Presidente


Vereador Rafael Aloisio Freitas Vereador Prof. Célio Lupparelli
Vice-Presidente Vogal



Informações Básicas
Código20190301635Protocolo
AutorPODER EXECUTIVORegime de TramitaçãoOrdinária
Com o apoio dos Senhores


Datas
Entrada12/05/2019Despacho12/05/2019

Informações sobre a Tramitação

Prazo alterado por período de recesso entre 17/12/2019 a 16/02/2020.
Data de Início Prazo 12/09/2019Data de Fim Prazo 02/22/2020

ComissãoComissão de Justiça e Redação, Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público, Comissão de Assuntos Urbanos, Comissão de Obras Públicas e Infraestrutura, Comissão de Meio Ambiente, Comissão de Higiene Saúde Pública e Bem-Estar Social, Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Comissão de Defesa Civil, Comissão de Abastecimento Indústria Comércio e Agricultura, Comissão de Educação, Comissão de Finanças Orçamento e Fiscalização Financeira Objeto de ApreciaçãoProposição
Nº ObjetoData da Distribuição12/09/2019
RelatorVEREADOR THIAGO K. RIBEIRO

Pedido de Vista
Autor
Data da Reunião Data da Devolução

Parecer
Tipo Parecer Conjunto, Pela Constitucionalidade no Mérito Favorável Data da Reunião 12/09/2019
Data da Sessão

Data Public. Parecer 12/12/2019Pág. do DCM da Publicação 123
Republicação do Parecer Pág. do DCM da Republicação
Data Devolução

Subscreveram o Parecer VEREADOR THIAGO K. RIBEIRO, VEREADOR DR. JOÃO RICARDO, VEREADOR JUNIOR DA LUCINHA, VEREADOR INALDO SILVA, VEREADOR WILLIAN COELHO, VEREADOR MARCELLO SICILIANO, VEREADOR WELINGTON DIAS, VEREADORA ROSA FERNANDES, VEREADOR PAULO MESSINA, VEREADOR DR. JORGE MANAIA, VEREADOR CARLOS BOLSONARO, VEREADOR ALEXANDRE ISQUIERDO, VEREADOR ZICO BACANA, VEREADOR ITALO CIBA, VEREADOR RAFAEL ALOISIO FREITAS, VEREADOR JAIR DA MENDES GOMES, VEREADOR PROF. CÉLIO LUPPARELLI

Ata S/N T. Reunião Conjunta

Publicação da Ata 02/20/2020Pág. do DCM da Publicação 45


Observações:


Atalho para outros documentos