Durante a pandemia da Covid-19 as aulas presenciais foram interrompidas (ainda continuam interrompidas para evitar contágio do vírus). E, para diminuir a exclusão social, alguns professores por iniciativa própria se propuseram a ministrar aulas por meio digital, através de seus aparelhos de telefonia celular e/ou computadores. Mitigou mas não resolveu o problema que a falta das aulas presenciais acarretou -e ainda acarreta- para tantas e tantas famílias com seus filhos matriculados nas séries de ensino, do primeiro ao último, posto que muitos dos professores com boa vontade não tinham conhecimento suficiente para lançar mão das ferramentas que o mundo da internet criou. Sim, boa-vontade porque não partiu do governo a iniciativa.
Diante de inúmeras dificuldades, alguns desses professores buscaram ajuda de seus próprios filhos, de vizinhos, amigos etc para compreenderem como essas ferramentas funcionavam. Era mais uma etapa a vencer: saber usar as ferramentas que possibilitassem que as aulas chegassem aos celulares e/ou computadores dos alunos (quando estes os possuíam, uma minoria, registra-se!).
Por este motivo, sem que tenhamos noção de quando esse “novo normal” (de não haver aulas presenciais) acabará, proponho que o IplanRio -Empresa Municipal de Informática S.A.- ministre cursos para os professores da Prefeitura do Rio para que eles tenham conhecimento dos instrumentos disponíveis na internet de forma a capacitá-los para um contínuo ensino à distância, caso haja necessidade por agora ou em qualquer outro tempo.
Os professores receberão aulas durante o horário de trabalho, em escala nas próprias escolas em que estão lotados, com os equipamentos que possuem posto que não há previsão de compra de aparelho único a ser distribuído aos professores. Texto Original:
Datas:
Outras Informações:
01.:Comissão de Justiça e Redação 02.:Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público 03.:Comissão de Educação 04.:Comissão de Ciência Tecnologia Comunicação e Informática 05.:Comissão de Finanças Orçamento e Fiscalização Financeira