Plenário Teotônio Villela, 11 de setembro de 2014.
Vereador JORGE FELIPPE
JUSTIFICATIVA
OS SABERES DO NORDESTE
Biblioteca para Nordestinos
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E DIVULGAÇÃO DA CULTURA E DA RELIGIOSIDADE NORDESTINA
Agora, no mês de setembro de 2014, nas comemorações dos 69 anos da Feira de São Cristóvão, o CMLGTN, dá o nome de Biblioteca Padre Cícero - Os Saberes do Nordeste à primeira biblioteca pública para nordestinos, fora do nordeste brasileiro. Uma homenagem a Padre Cícero Romão Batista, no ano em que se comemorou os 170 anos do nascimento do sacerdote e foram celebrados os 80 anos de sua morte.
A "Biblioteca Padre Cícero - Os Saberes do Nordeste", está realizando uma busca ativa em todos os estados do Nordeste, com o objetivo de reunir e resgatar acervos documentais e de peças históricas e de pessoas ou localidades que façam parte da história do Nordeste e da história de seus ilustres personagens.
O objetivo da busca é reunir material para as exposições realizadas no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, como também, realizar exposições itinerantes pelos bairros do Rio de Janeiro, bem como para outros municípios do estado que queiram contar com estes eventos culturais.
Com o acervo já reunido, seremos também o primeiro Museu Nordestino, fora da região nordeste do Brasil, com vistas a divulgação e preservação das raízes e tradições nordestinas. O Museu do CMLGTN, já foi intitulado como Museu Luiz Gonzaga. Contamos com peças que pertenceram a Luiz Gonzaga e Abelardo Barbosa, o Chacrinha, ambos pernambucanos, e com um farto acervo de Relíquias de Padre Cícero Romão Batista, do Jornalista e Historiador Marcelo Fraga, curador do Museu. O Museu Luiz Gonzaga tem foco temático artístico e foco religioso.
Através da Biblioteca e dos acervos museológicos, abriremos espaço e frentes para que as universidades, através de seus alunos e mestres, participem ativamente dos trabalhos, com pesquisas e projetos que possibilitem a preservação de nossas raízes.
Abrindo contudo, espaço nas Universidades para a publicação de teses de mestrado, doutorado, bem como para projetos de final de Curso para faculdades de História, Jornalismo, Filosofia, bem como para seminaristas.
Com os trabalhos realizados através de estudos e pesquisas, perpetuaremos a história nordestina no cenário nacional e internacional, tendo em vista a grande quantidade de turistas que visitam o Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, pelo que conto com o apoio de meus pares para aprovação do presente projeto. Texto Original:
Datas:
Outras Informações:
01.:Comissão de Justiça e Redação 02.:Comissão de Educação e Cultura