Sarau Ponte de Versos, a ser comemorado anualmente no dia 15 de junho.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Este, em outubro de 2000, convidou Ricardo Ruiz e Thereza Christina Rocque da Motta, para coordenar o evento junto com ele. Em 2002, após o fechamento da Livraria Ponte de Tábuas, a Ponte de Versos passou a ser realizada no Barteliê, em Ipanema.
Em 2004, foi lançada a primeira antologia, comemorando 4 anos da Ponte de Versos. Nessa época, era realizada na Livraria DaConde, no Leblon, mas, a partir de 2006, passou a ser organizada somente por Thereza Christina Rocque da Motta, que, em 2008, lançou a segunda antologia dos 8 anos da Ponte de Versos. Os eventos quinzenais continuaram até final de 2015, quando a livraria também foi fechada. Sem lugar para realizar a Ponte de Versos, Thereza Christina passou a fazer encontros na Livraria da Travessa, com eventos ocasionais.
Depois de um recesso de sete anos, após a pandemia, Thereza Christina foi convidada por Elisa Ventura a levar a Ponte de Versos para a Blooks Livraria, no início de 2022, num movimento de recuperação chamado “Ocupa Blooks”, para aumentar a frequência da livraria, localizada no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo. Este ano, a Ponte de Versos completa 24 anos e, os 25 anos serão comemorados com o lançamento de uma nova antologia dos poetas da Ponte de Versos, em junho de 2024.
Desde 1999, a importância deste encontro foi estimular a leitura de poemas de novos poetas e também dos já consagrados, como Marco Lucchesi, Tavinho Paes, Neide Archanjo, Ney Leandro de Castro, Antonio Carlos Secchin, Olga Savary, Marcus Vinicius Quiroga, Maria Rezende, Elisa Lucinda, Mano Melo, entre outros.
A Ponte de Versos retomou suas atividades em fevereiro de 2022 e já convidou 40 poetas, que se apresentaram mensalmente na Blooks, até abril de 2023: Lílian Maial, Ricardo Ruiz, Rosália Milsztajn, Celi Luz, Karla Sabah, Alice Monteiro, Paulo Sabino, Claudia Roquette-Pinto, Léo Ferreira, Adriano Espínola, Mônica Montone, Cristina Biscaia, Gilberto Gouma, Manuel Herculano, Marcelo Mourão, Tanussi Cardoso, Ramon Nunes Mello, Carmen Moreno, Christovam de Chevalier, Ricardo Vieira Lima, Solange Padilha, William Soares dos Santos, Hélen Queiroz, Cecília Costa, Luiz Otávio Oliani, Renato Alvarenga, Cristina Fürst, Georgia Annes, Rose Araujo, Laura Esteves, Jorge Sá Earp, Jorge Ventura, Afonso Henriques Neto, Alberto Pucheu, Bernard Sader Tinoco, Rômulo Pacheco, Evelyn Silva, Suzana Vargas e Carmem Teresa Elias, além da coordenadora, Thereza Christina Rocque da Motta.
Em 11/04/2023, a Ponte de Versos recebeu o prêmio de melhor Sarau de Poesia de 2022, concedido pela APPERJ (Associação Profissional dos Poetas do Estado do Rio de Janeiro), presidida pelo poeta e editor Jorge Ventura.
Face ao exposto, solicito apoio de meus pares para que a proposta logre êxito.
Texto Original:
Dispõe sobre a consolidação municipal referente a eventos, datas comemorativas e feriados da Cidade do Rio de Janeiro e institui o Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas da Cidade do Rio de Janeiro.
(...)
Art. 6º Constituem datas comemorativas e eventos anuais do Município do Rio de Janeiro, devendo ser inseridos no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas da Cidade, de acordo com as datas abaixo elencadas:
§ 6º São datas comemorativas e eventos do mês de junho:
Atalho para outros documentos Informações Básicas
Datas:
Outras Informações:
01.:Comissão de Justiça e Redação 02.:Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público 03.:Comissão de Cultura