Texto Inicial do Projeto de Lei
PROJETO DE LEI Nº 1244/2022
EMENTA:
INCLUI NA LEI Nº 5242/2011, O INSTITUTO DE GESTÃO EM PROJETOS SOCIAIS - IGPS COMO DE UTILIDADE PÚBLICA |
Autor(es): VEREADOR FELIPE MICHEL
A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
D E C R E T A :
JUSTIFICATIVA
O Instituto de Gestão em Projetos Sociais desenvolve várias atividades no âmbito social e esportivo onde ate o momento integra em suas atividades um grande número de pessoas beneficiárias, em vários bairros e regiões subdivididos em cinco principais bairros, CASCADURA, BRAZ DE PINA, PENHA, GRAJAU E LINS DE VASCONCELHOS. Vale ressaltar que esses bairros, segundo o IBGE possuem uma população estimada em 200.000 moradores em classe de menor qualidade de vida.
As iniciativas tomaram corpo no momento em que se passou a perceber a falta de infraestrutura para o amparo social e a viabilização da inclusão desse público até então considerado excluído pela a sociedade e órgãos públicos.
Os profissionais do terceiro setor assumem essa responsabilidade de qualificar não só o público alvo, mas também as instituições parceiras, prestando consultoria para seus projetos, que através de uma gestão bem sucedida atinge o objetivo de melhorar a qualidade de vida, buscando formas de integração social, profissionalização e principalmente de recreação para a comunidade e bairros adjacentes, através do esporte e lazer e assim também agindo na prevenção para crianças, jovens e adolescentes, contribuindo com a ocupação de seu tempo de forma adequada. Desta forma a instituição realiza palestras a fim de incentivar e orientar o uso dos esportes, pois sabemos que a profissionalização, a pratica desportiva e a saúde tem relevante função pedagógica, coletividade na formação do indivíduo, aplicando noções de disciplina, hierarquia, solidariedade, limites, coletividade, equipe entre outros valores e conceitos importantes. É preciso salientar da importância dessas práticas também com os jovens da terceira idade onde percebemos as mesmas necessidades e realização dessa terapia ocupacional.
Como em toda ação social houveram dificuldades iniciais de recursos financeiros e para viabilizar as ações, dependendo o instituto inicialmente de parcerias com empresas privadas e ONGs. Com o tempo e o resultado do esforço e trabalho, A associação obteve o reconhecimento dos Órgãos Públicos podendo assim realizar parcerias nos âmbitos, Municipais, Estaduais e Federais.