Barra de Guaratiba é um bairro com visual paradisíaco da cidade do Rio de Janeiro. Já serviu de cenário para produções de TV e onde está situado o sítio Roberto Burle Marx, com um rico acervo, tanto em botânica quanto em artes plásticas. Ao longo da Estrada Roberto Burle Marx, antiga Estrada da Barra de Guaratiba, rebatizada em homenagem ao paisagista, dezenas de restaurantes especializados em frutos do mar completam, pela gastronomia, a experiência sensorial que é simplesmente estar na região.
Salpicado de pontos estratégicos de observação, como o Morro da Espia, o Morro de Guaratiba e a Pedra do Telégrafo, o bairro tem duas praias: a de Barra de Guaratiba e a do Canto. Ambas ficam na enseada conhecida como Ponta do Picão.
No fim da década de 1920, foi aberta a primeira estrada pavimentada da área: a da Grota Funda. Desde os anos 1950, a Ponte Eurico Gaspar Dutra ou Ponte Velha de Guaratiba liga o bairro à Restinga da Marambaia, administrada pela Marinha do Brasil. Em Barra de Guaratiba, está situado o Centro Tecnológico do Exército, também de circulação restrita.
A ocupação da região começou em março de 1579, com a chegada de Manuel Veloso Espinha. Ele pediu à coroa portuguesa a doação de uma sesmaria, depois de lutar ao lado de Estácio de Sá contra os franceses e os tamoios. Alegou que merecia um ressarcimento pelos homens e pelo navio colocado à disposição durante o conflito. Em contrapartida, recebeu a exigência de que povoasse as terras no prazo máximo de três anos, além do pagamento do dízimo à Igreja. Em 1683, a propriedade passou para as mãos de Manoel Siqueira e sua esposa, Brites Dórea. Sua Fundação foi no dia 23 de julho de 1981.
No ciclo da cana-de-açúcar, existiam ali importantes fazendas de produção de açúcar e aguardente, como os engenhos: Novo, de Fora, do Morgado, da Ilha, da Bica e da Pedra. A partir da substituição pelo cultivo do café em larga escala, a Fazenda do Engenho Novo, de Pedro Dauvereau, foi a primeira da cidade a usar maquinário importado para o beneficiamento dos grãos.
A Praia da Barra de Guaratiba possui águas calmas e conta com estrutura de casas, bares especializados em frutos-do-mar e um morro urbanizado. Seu mar calmo além de propiciar o banho, atrai frequentadores para realizar jogos de vôlei, frescobol e altinhas ou para curtir banhos de sol. Costuma ser frequentada nos finais de semana e feriados ensolarados e principalmente no verão. É uma região de onde saem muitas traineiras para pesca, sendo em grande parte habitada por pescadores. A praia faz limite com a Restinga da Marambaia, região sob responsabilidade da Marinha do Brasil.
O bairro de Barra de Guaratiba tem opções de lazer, gastronomia, e uma natureza vasta presente por todo o bairro.
Considerando a importância do bairro para a cidade do Rio de Janeiro, solicito o apoio dos nobres colegas para a aprovação da matéria. Texto Original:
Atalho para outros documentos Informações Básicas
Datas:
Outras Informações:
01.:Comissão de Justiça e Redação 02.:Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público 03.:Comissão de Cultura