Show details for Texto Inicial do Projeto de LeiTexto Inicial do Projeto de Lei
Hide details for Texto Inicial do Projeto de LeiTexto Inicial do Projeto de Lei

PROJETO DE LEI1681/2022
Autor(es): VEREADOR MARCIO SANTOS


A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
D E C R E T A :

JUSTIFICATIVA
São Miguel Arcanjo, protetor da Igreja, Guardião de Magalhães Bastos

Jubileu de Rubi, 40 anos de evangelização

Festa de São Miguel Arcanjo e Peregrinação da Imagem do Padroeiro


As Origens

As origens da Paróquia São Miguel arcanjo começaram a ser lançadas em 1962, quando brotou no coração do povo o desejo de um local de culto para que a fé Católica pudesse ser celebrada na parte do bairro de Magalhães Bastos que ainda não contava com uma igreja. Foi assim que nasceu a nova capela pertencente à Paróquia São José Operário, que passava a ter como padroeiro o Príncipe da Milícia. E dessa forma, as sementes da evangelização puderam ser lançadas, os sacramentos puderam ser celebrados e o amor à Palavra de Deus foi criando raízes entre os moradores.

A Devoção a São Miguel Arcanjo logo se espalhou, de tal forma, que a comunidade onde a capela se localizava passou a adotar o nome do padroeiro, sendo chamada até os dias de hoje de “Vila São Miguel. Para que a obra de evangelização pudesse se concretizar, Deus, em sua infinita bondade, enviou servos e servas, que com amor, conduziram a comunidade em seus anos iniciais.

Merece destaque nesse período, o trabalho do Pe. Fernandes e das irmãs da Divina Vontade: Araceli e Hugoliana, que incansáveis no trabalho de evangelização, lançaram as bases para que uma nova igreja pudesse ser construída, de forma a comportar a crescente comunidade católica presente no bairro. Assim, iniciou-se a construção da igreja atual, Localizada na rua Princesa Leopoldina, 181 em Magalhães Bastos. Na Vila São Miguel, local da primeira igreja. Na Vila São Miguel, a primeira capela foi mantida, sendo dedicada à Nossa Senhora de Fátima.

Os anos se passaram a comunidade de São Miguel crescia, segundo o coração de Deus sob a proteção de seu padroeiro. Na História da comunidade estão marcados também o trabalho dos padres Jorge Solano, Carlos Palácio e Luis Carlos, da paróquia São José Operário, que com amor e generosidade prestavam assistência espiritual à comunidade de São Miguel. Merece destaque também o incansável trabalho das religiosas Filhas de Sant`Ana: irmã, Ana Rita, irmã Ana Adelaide, Irmã Cristina e tantas outras que ao longo dos anos passaram pela comunidade e junto com os sacerdotes, lançaram as bases para que a capela pudesse ser transformada em paróquia.

Nasce a Paróquia

E Foi assim que em 1982, nasceu a Paróquia de São Miguel Arcanjo, criada pelo Eminentíssimo Cardeal, Dom Eugênio de Araújo Salles, então Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro. A Paróquia contava com um povo humilde, trabalhador e de Fé, que segundo o exemplo de seu padroeiro, estava disposto a lançar-se ao combate por amor ao reino de Deus e ao evangelho. Em nossas memórias e em nossos corações permanecem o nome de tantos leigos e leigas, que por tantos anos dedicaram-se ao trabalho nas mais diversas pastorais e movimentos. Leigos e leigas, que trabalhando lado a lado com sacerdotes e religiosas, cumpriram fielmente a missão que receberam no Batismo, garantindo que o anúncio do nome de Nosso Senhor Jesus Cristo se mantivesse vivo e presente.

As Dificuldades

A História da Paróquia é repleta de momentos bonitos como a concretização da construção da igreja atual e a assistência pastoral a tantos irmãos sofredores, que encontravam na Igreja Católica apoio e conforto para suas necessidades, mas também de momentos difíceis, enfrentados com coragem e com plena confiança em Deus e em sua infinita bondade.

Entre as grandes dificuldades enfrentadas estava a falta de um pároco, fato que não permitiu que os sacramentos deixassem de ser ministrados. Ao longo dos anos, diversos sacerdotes passaram pela paróquia exercendo a função de vigários dominicais entre os quais merecem destaque os padres Evandro José, Izahú Filho e Elson Ferreira, cada um deu a sua contribuição para o crescimento espiritual da comunidade. Não podemos deixar de mencionar os padres das paróquias vizinhas, que com amor e generosidade auxiliavam neste trabalho, celebrando missas e demais sacramentos sempre que necessário entre eles os padres João Cribin, Vitorino e Roque (atualmente bispo auxiliar de nossa arquidiocese), sujos nomes estão igualmente guardados com carinho em nossa história e em nossos corações.

A chegada dos Párocos: Padre João Azeredo (2003) e Padre William Bernardo (2013)

Nos 40 anos de vida de nossa comunidade, o ano de 2003 merece destaque especial. Foi quando a Paróquia São Miguel Arcanjo ganhou seu primeiro pároco: padre João Azeredo, que no ano de 2021 fez sua Páscoa definitiva, retornando à casa do Pai.

Com a chegada de um pároco, a paróquia passou a contar com missas feriais, horários fixos de confissão, visitas regulares do sacerdote aos enfermos, garantindo assim, uma maior assistência espiritual à comunidade.

Padre João permaneceu na Paróquia por 10 anos, destacando-se por seu ministério catequético, seu jeito simples e humilde e por ter sido um grande confessor. Os frutos de seu profícuo ministério são sentidos ainda hoje, fato comprovado pelo carinho com que é lembrado pela comunidade.

No ano de 2013, nossa comunidade acolheu com amor o Padre William Bernardo da Silva, que permanece como pároco até os dias atuais. Sua chegada trouxe novo ânimo e vida à Comunidade, que desde então vem passando por crescentes e profundas transformações.

Entre os frutos do trabalho do Padre William estão sua dedicação incansável ao trabalho pastoral, conduzindo com amor a parcela do rebanho de Deus que habita em Magalhães Bastos. Fato que pode ser comprovado pelo crescente aumento do número de paroquianos e pelo dinamismo da vida pastoral em nossa paróquia. Não podemos deixar de citar o incansável trabalho do nosso Pároco para que a devoção a São Miguel Arcanjo seja conhecida e praticada em toda a arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Entre as transformações estruturais que testemunhamos nos últimos 9 anos, está a reforma do templo, motivo de alegria e júbilo para nossos corações, fazendo com que a Eucaristia seja celebrada com o máximo zelo e dignidade. Contudo, as transformações que testemunhamos ultrapassam os aspectos físicos: tratam-se de transformações espirituais, conduzidas por um Sacerdote que pastoreia segundo o coração de Deus.

A Importância do Jubileu para a vida da comunidade

Celebrar o Jubileu de 40 anos de nossa paróquia é celebrar acima de tudo a bondade de Deus, que sendo tão generoso, não deixa seu povo desamparado, mas envia meios para que a semente do evangelho possa brotar e dar frutos. Celebrar o jubileu é celebrar a História de todos os padres e religiosas que passaram por nossa comunidade e que, cada um ao seu modo, deu sua contribuição para que a Palavra de Deus penetrasse em tantos corações. Celebrar o Jubileu é agradecer a Deus pelo bom Pastor que atualmente conduz a nossa comunidade e que se dedica, dia após dia, para que a comunidade continue a crescer e que a Paróquia continue a trilhar seu caminho na História da evangelização em nossa arquidiocese e em nossa cidade. Celebrar o jubileu é recordar tantos leigos e leigas que contribuíram para que essa História, que neste ano de 2022 estamos celebrando, pudesse ser contada.

Hoje todos nós somos testeminhas da existência de uma paróquia viva, referência de auxílio espiritual e material a todos que necessitam. Uma comunidade sisposta a sair às ruas, anunciando o amor de Deus a todos os corações. Uma paróquia que há 40 anos tem dado a sua contribuição para que a Palavra de Deus seja cada vez mais conhecida amada.

Ao bom Deus, por intercessão da Santíssima Virgem Maria, rogamos aque derrame suas bençãos sobre cada uma de nossas pastorais e movimentos, para que conduzidos pela proteção de São Miguel Arcanjo, permaneçamos firmes em nossa missão de evangalizar. Missão que há 40 anos temos desempenhado com fé, esperança e amor. Parabéns à Paróquia São Miguel Arcanjo ser uma referência do amor e da bondade de Deus no Bairro de Magalhães Bastos!




Festa de São Miguel Arcanjo, Devoção, Espiritualidade e Evangelização

O jubileu de quarenta anos de criação da nossa Paróquia, como vimos acima é sem dúvida a história de um povo de fé que a tantas décadas vem se consagrando a intercessão de São Miguel Arcanjo. A pequena porção do povo de Deus de nossa Arquidiocese, no bairro de Magalhães Bastos nos seus primórdios se identificou plenamente com seu padroeiro guerreiro, por serem trabalhadores que por muitas vezes continuam a se deslocar para o centro do Rio muitas vezes de madrugada e retornando aos seus lares no início da noite com as bênçãos e proteção do General da Milícia Celeste.

A devoção a São Miguel Arcanjo é uma realidade na vida dos grandes santos e santas de Deus que ao longo da história confirmaram sua fé e missão sobe a proteção do Arcanjo Miguel, neste sentido em nosso bairro não poderia ser diferente. Quando assumi a missão à frente da Paróquia São Miguel Arcanjo em dezembro de 2013 percebi o carinho e devoção peculiar do nosso povo. Por ser também devoto de São Miguel Arcanjo nos tempos de seminário logo procurei desenvolver um intenso trabalho de missão e evangelização a partir da devoção e espiritualidade cristã baseado na devoção a São Miguel Arcanjo, consequentemente a uma busca e fidelidade a Deus pela sua misericórdia e justiça.

Há cerca de oito anos iniciamos a peregrinação de São Miguel Arcanjo por todos os Vicariatos de nossa Arquidiocese, bem como em hospitais, escolas, órgãos governamentais, civis e militares, na certeza de que o Arcanjo que triunfou sobre o demônio dará também o brado de vitória que exalta a gloria de Deus para vencermos na fé as ciladas do maligno em nossa vida e sociedade.

A Peregrinação da Imagem de São Miguel Arcanjo, na cidade do Rio de Janeiro, outros municípios do Estado do rio de Janeiro, na Canção Nova (SP), Santuário de Aparecida (SP), consolidam este grande projeto de evangelização em preparação para a grande Festa do nosso Padroeiro , cuja referência religiosa, espiritual e social acolhe ao longo da novena de São Miguel Arcanjo e Festa cerca de 5 a 8 mil pessoas.

Bendito seja Deus porque a devoção a São Miguel Arcanjo cresceu grandemente em nossa Arquidiocese e no Brasil e nós de certa forma fazemos parte desta realidade a partir da qual a devoção ao Arcanjo Miguel e aos anjos em geral, é um grande sinal de que o povo cristão esta sedento das coisas de Deus e que sobretudo não se curvara diante do maligno.

Por Ocasião do Ano Jubilar da nossa Paróquia temos a imensa alegria e satisfação em solicitar a inclusão do dia 29 de setembro (Festa de São Miguel Arcanjo, no Calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro e o fazemos pelas mãos do Vereador Márcio Santos, grande irmão e amigo do povo de Magalhães Bastos de modo especial da nossa Paróquia São Miguel Arcanjo, Vicariato Oeste Forania IV.

Que São Miguel Arcanjo interceda pelo povo de Magalhães Bastos, pela nossa Arquidiocese e pelo Brasil afim de que tenhamos sempre mais dias de abundancia, justiça e paz para este povo de fé que busca em Deus alcançar sua vitória.


Unidos em comunhão e oração!

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!

Padre William Bernardo da Silva



Legislação Citada

LEI Nº 5.146 , DE 7 DE JANEIRO DE 2010. Art. 6º Constituem datas comemorativas e eventos anuais do Município do Rio de Janeiro, devendo ser inseridos no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas da Cidade, de acordo com as datas abaixo elencadas :
§ 9º São datas comemorativas e eventos do mês de setembro
(...)

Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Regime de Tramitação Ordinária
Projeto
Link:

Datas:
Entrada 12/13/2022Despacho 12/15/2022
Publicação 12/20/2022Republicação

Outras Informações:
Pág. do DCM da Publicação 16/18 Pág. do DCM da Republicação
Tipo de Quorum MS Arquivado Sim
Motivo da Republicação Pendências? Não


Observações:



DESPACHO: A imprimir e à(s) Comissão(ões) de:
Comissão de Justiça e Redação, Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público, Comissão de Cultura.
Em 16/12/2022
CARLO CAIADO - Presidente


Comissões a serem distribuidas


01.:Comissão de Justiça e Redação
02.:Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público
03.:Comissão de Cultura

Show details for TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 1681/2022TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 1681/2022
Hide details for TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 1681/2022TRAMITAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 1681/2022

Cadastro de ProposiçõesData PublicAutor(es)
Hide details for Projeto de LeiProjeto de Lei
Hide details for 2022030168120220301681
Two documents IconRed right arrow IconHide details for INCLUI O DIA DA PARÓQUIA SÃO MIGUEL ARCANJO NO CALENDÁRIO OFICIAL DA CIDADE, CONSOLIDADO PELA LEI Nº 5.146/201INCLUI O DIA DA PARÓQUIA SÃO MIGUEL ARCANJO NO CALENDÁRIO OFICIAL DA CIDADE, CONSOLIDADO PELA LEI Nº 5.146/2010 => 20220301681 => {Comissão de Justiça e Redação Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público Comissão de Cultura }12/20/2022Vereador Marcio SantosBlue padlock Icon
Blue right arrow Icon Envio a Consultoria de Assessoramento Legislativo. Resultado => Informação Técnico-Legislativa nº684/2022/202201/03/2023
Blue right arrow Icon Distribuição => Comissão de Justiça e Redação => Relator: VEREADOR INALDO SILVA => Proposição => Parecer: Pela Constitucionalidade03/22/2023
Blue right arrow Icon Distribuição => Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público => Relator: VEREADOR PROF. CÉLIO LUPPARELLI => Proposição => Parecer: Favorável, Verbal - Em Plenário híbrido05/04/2023
Blue right arrow Icon Distribuição => Comissão de Cultura => Relator: VEREADOR PAULO PINHEIRO => Proposição => Parecer: Favorável, Verbal - Em Plenário híbrido05/04/2023
Blue right arrow Icon Discussão Primeira => Proposição 1681/2022 => Encerrada05/04/2023
Acceptable Icon Votação => Proposição 1681/2022 => Aprovado (a) (s)05/04/2023
Blue right arrow Icon Discussão Segunda => Proposição 1681/2022 => Encerrada05/18/2023
Acceptable Icon Votação => Proposição 1681/2022 => Aprovado (a) (s)05/18/2023
Two documents IconBlue right arrow Icon Tramitação de Autógrafo; Envio ao Poder Executivo05/30/2023Vereador Marcio Santos
Blue right arrow Icon Ofício Origem: Poder Executivo => Destino: CMRJ => Comunicar Sanção => 06/20/2023
Green right arrow Icon Resultado Final => 20220301681 => Lei 793906/20/2023
Blue right arrow Icon Arquivo06/20/2023






HTML5 Canvas example