Texto Parecer (clique aqui)Da Comissão de Cultura ao Projeto de Lei nº 486/2017, que “Dispõe sobre o Corredor Cultural com Rodas de Choro no Município do Rio de Janeiro”.
Autora: Vereador Luciana Novaes
Relator: Vereador Reimont
(FAVORÁVEL)
I -RELATÓRIO
Trata-se da análise e emissão de parecer sobre o Projeto de Lei nº 486/2017, que “Dispõe sobre o Corredor Cultural com Rodas de Choro no Município do Rio de Janeiro”.
II – VOTO DO RELATOR
Parecer FAVORÁVEL ao PL 486/2017 da Vereadora Luciana Novaes. O presente projeto vem ao encontro das iniciativas já tomadas no sentido de proteger e preservar a cultura do Choro, rica tradição instrumental da música popular nascida no Brasil e tem se reinventado ao longo de um século e meio através das rodas de Choro. E para fazer uma boa roda é necessário juntar pessoas que gostem de tocar solidariamente. Aí o choro flui e se comunica. Esta iniciativa soma-se ao Projeto de Lei 833/2014, recentemente aprovado nesta Casa de Leis, que dispõe sobre a criação do “Reduto Cultural do Choro Alfredo da Rocha Vianna Filho (Pixinguinha)”, na Praça Ramos Figueira, no bairro de Olaria, onde se reúnem instrumentistas. Uma forma de homenagear o principal ícone deste ritmo, o genial Pixinguinha, que naquela região residiu. Cabe ressaltar que, em Ramos, bairro vizinho a este, está localizada a Rua Pixinguinha, criada pelo Decreto nº 13.231, de 30 de maio de 1956. Entendo que o Projeto tem sustentação na Lei Orgânica do Município, em seu Artigo 337, que diz que o Município estimulará a produção, a valorização e a difusão da cultura em suas múltiplas manifestações.
Sala da Comissão, 02 de abril de 2018
Vereador Reimont
Relator
III – CONCLUSÃO
A Comissão de Cultura, em reunião realizada no dia 2 de abril de 2018, aprovou o parecer do Relator, Vereador Reimont, FAVORÁVEL ao Projeto de Lei nº 486/2017, de autoria da Senhora Vereadora Luciana Novaes.
Sala da Comissão, 02 de abril de 2018
Vereador Reimont
Presidente |
Vereador Tarcísio Motta
Vice-Presidente
|