Senhores Vereadores,
Este Projeto de Lei tem por finalidade instituir o Dia do Aniversário de Santa Rosa de Lima no Calendário Oficial da Cidade.
Santa Rosa de Lima, nasceu em Lima no ano de 1586, filha de uma família humilde de imigrantes espanhóis, recebeu de seus pais o nome Isabel Flores Y Oliva, mas diante de sua beleza passou a ser chamada de ROSA.
Sua origem simples a fez trabalhar desde nova para ajudar sua família levando-a ao desenvolvimento de habilidades manuais como a costura e o cultivo de rosas e flores em seu jardim, esse período como floricultora além de marcante em sua vida também foi determinante para lhe atribuírem o título de Patrona das floristas.
Quando criança fazia orações profundas, aprendeu a ler e escrever sozinha e manifestou seu desejo de fazer um voto de castidade. Em sua juventude Santa Rosa de Lima foi uma moça muito bela, virtuosa e prendada, despertou o interesse de muitos rapazes que tinham desejo de contrair matrimônio com ela, entretanto todos foram rejeitados em razão de sua fé e amor a Cristo, sendo este amor maior, ratificado em seu voto de castidade.
Iniciando sua vida religiosa propagou o amor de Cristo a todos sem exceção, em especial aos mais necessitados como escravos e índios. Realizou diversos milagres de curas, conversões, propiciação das chuvas e também o impedimento da invasão de Lima por piratas holandeses em 1615.
Santa Rosa de Lima foi uma pessoa muito ligada a Deus durante sua vida, e no momento de sua morte em 24 de agosto de 1617 não foi diferente, pois suas últimas palavras foram “Jesus está comigo”! Após sua morte seu túmulo passou a ser considerado um lugar de realização de milagres, assim como os locais em que esteve em vida a serviço da igreja.
Tornou-se a primeira Santa da América a ser canonizada e por isto foi proclamada Padroeira da América Latina. Sua canonização ocorreu após o Papa Clemente presenciar uma milagrosa chuva de pétalas de rosa cair sobre si e atribuí-la a Santa Rosa de Lima
A influência da devoção a Santa Rosa chegou na Cidade do Rio de Janeiro, onde existem três templos dedicados a ela, localizados nos bairros de Campo Grande e Praça Seca.
Diante do exposto, solicito o apoio dos Senhores Vereadores desta Casa de Leis para a aprovação desta Proposta. Texto Original:
Atalho para outros documentos Informações Básicas
Datas:
Outras Informações:
01.:Comissão de Justiça e Redação 02.:Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público 03.:Comissão de Cultura