Filha de Luzimar Faria, um dos mais proeminentes engenheiros da CEDAE, hoje já aposentado, Márcia aprendeu com seu pai os princípios da ética, da integridade, da boa governança e da retidão profissional. Concluiu seu curso técnico em Edificações em 1988, no CEFET, logo em seguida ingressando na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – dando início à sua formação profissional na Faculdade de Engenharia Civil -, concluindo-a em 1994 na Universidade Veiga de Almeida, enquanto, quase em paralelo, ingressava no quadro de funcionários da CEDAE 4 anos antes. Ao longo de sua carreira na CEDAE, Márcia precisou acompanhar a família por 4 anos, residindo em Lisboa à época. Em 2003, ainda em Portugal, buscando constantes atualizações acadêmico-profissionais, iniciou o curso de Hidráulica Aplicada no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, concluindo-o em 2004.
Na CEDAE, depois de atuar em diversos setores da Companhia, acumulou farto conhecimento técnico, embora tenha iniciado sua carreira profissional como Vistoriante na Divisão Comercial, até começar a desempenhar atividades em Divisões Operacionais. Seu primeiro cargo de chefia foi de Coordenadora do Setor Técnico da Tijuca e, logo em seguida, coordenou a Coordenação de Água e Esgoto da Ilha do Governador. Nossa homenageada considera a sua maior realização profissional comandar a Gerência do Programa de Saneamento da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, quando teve a oportunidade de exercer a mais profunda e diversificada engenharia que pôde armazenar ao longo de toda a sua carreira profissional na implantação de novos projetos.
A implantação de todo o sistema de Esgotamento Sanitário nos bairros da Barra da Tijuca, do Recreio e de Jacarepaguá, com a implantação da Estação de Tratamento de Esgotos da Barra da Tijuca e redes coletoras, além da implantação do Emissário Submarino da Barra da Tijuca foi, segundo pondera, um marco importante, um verdadeiro legado de infraestrutura. Toda a sua realização profissional e a sensação de dever cumprido, presentes na essência do espírito público, também herdado de seu pai, foram experimentadas durante a execução e o gerenciamento das obras do Emissário Submarino, da Estação de Tratamento de Esgoto da Barra da Tijuca e, mais recentemente, no Departamento de Manutenção de Água e Esgoto do Méier, onde atua operacionalmente há 11 anos. Márcia completa 31 anos de CEDAE neste ano, sendo certo, por toda a sua trajetória acadêmica e profissional, grande merecedora desta homenagem. Para tanto, conto com o apoio dos Senhores à aprovação do presente Requerimento.
Texto Original: Legislação Citada Atalho para outros documentos
Informações Básicas
Despacho: