Texto da Redação Final

PROJETO DE LEI1513-A/2022
    ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2023

Autor(es): PODER EXECUTIVO


A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO,
Decreta
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CAPÍTULO I
Das Disposições Preliminares

Art. 1º Esta Lei estima a Receita e fixa a Despesa do Município do Rio de Janeiro para o exercício financeiro de 2023, compreendendo o:

I - Orçamento Fiscal, referente aos Poderes do Município, seus fundos, órgãos e entidades da Administração Pública Municipal Direta e Indireta, inclusive Fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;


II - Orçamento da Seguridade Social, abrangendo todas as entidades e órgãos da Administração Direta e Indireta a ele vinculados, bem como Fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público; e


III - Orçamento de Investimento das Empresas em que o Município, direta ou indiretamente, detém a maioria do capital social com direito a voto.

CAPÍTULO II
Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social

Seção I

Estimativa da Receita

Art. 2º A Receita total estimada nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social é de R$ 43.939.172.652,00 (quarenta e três bilhões, novecentos e trinta e nove milhões, cento e setenta e dois mil e seiscentos e cinquenta e dois reais), de acordo com o seguinte desdobramento:

I - R$ 33.297.087.135,00 (trinta e três bilhões, duzentos e noventa e sete milhões, oitenta e sete mil e cento e trinta e cinco reais), do Orçamento Fiscal; e

II - R$ 10.642.085.517,00 (dez bilhões, seiscentos e quarenta e dois milhões, oitenta e cinco mil e quinhentos e dezessete reais), do Orçamento da Seguridade Social.


Art. 3º A estimativa da receita por Categoria Econômica, segundo a origem dos recursos, será realizada com base no produto do que for arrecadado, na forma da legislação vigente e de acordo com o desdobramento constante do Anexo I.
Seção II
Da Fixação da Despesa

Art. 4º A Despesa total fixada nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social é de R$ 43.939.172.652,00 (quarenta e três bilhões, novecentos e trinta e nove milhões, cento e setenta e dois mil e seiscentos e cinquenta e dois reais), distribuída nas Categorias Econômicas e respectivos Grupos de Natureza da Despesa, constantes do Anexo II, segundo o seguinte desdobramento:

I - R$ 27.445.367.849,00 (vinte e sete bilhões, quatrocentos e quarenta e cinco milhões, trezentos e sessenta e sete mil e oitocentos e quarenta e nove reais), do Orçamento Fiscal; e


II - R$ 16.493.804.803,00 (dezesseis bilhões, quatrocentos e noventa e três milhões, oitocentos e quatro mil e oitocentos e três reais), do Orçamento da Seguridade Social.


Art. 5º Estão assegurados recursos para os projetos em fase de execução.
Seção III
Distribuição da Despesa por Órgão

Art. 6º A Despesa Total, fixada por Função, por Poderes e Órgãos, os Demonstrativos da Receita Estimada e da Despesa Fixada e a Consolidação dos Quadros Orçamentários, estão definidos nos Anexos III, IV, VI e VII.

Art. 7º Fica o Poder Executivo autorizado a adotar medidas para, em decorrência de alteração de estrutura organizacional ou da competência legal ou regimental de órgãos da Administração Direta, Indireta ou Fundacional, instituída pelo Poder Público Municipal, adaptar o orçamento aprovado pela presente Lei, através da redistribuição dos saldos das dotações, das unidades orçamentárias e das categorias de programação, necessários à adequação, de acordo com o inciso III do art. 8º da Lei nº 7.475, de 22 de julho de 2022 - Lei de Diretrizes Orçamentárias para o Exercício Financeiro de 2023.
Seção IV
Autorização para Abertura de Crédito

Art. 8º Fica o Poder Executivo autorizado a abrir créditos suplementares, até o limite de trinta por cento do total da despesa fixada nesta Lei, para transposição, remanejamento ou transferência de recursos, criando, se necessário, fontes de recursos, modalidades de aplicação, elementos de despesa e subtítulos, com a finalidade de suprir insuficiências dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social, respeitadas as prescrições constitucionais e os termos da Lei federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, em seu art. 43, § 1º, incisos I, II e III, e §§ 2º, 3º e 4º.

§ 1º Inclui-se, na autorização contida no 
caput, a reprodução de ação já existente, em outra categoria de programação.

§ 2º Excluem-se da base de cálculo e do limite autorizado no 
caput deste artigo os valores correspondentes à amortização e encargos da dívida e as despesas financiadas com operações de crédito contratadas e a contratar.

§ 3º Os decretos de abertura de créditos suplementares mediante cancelamento parcial ou total de dotações serão publicados com a descrição das codificações dos programas de trabalho, fontes de recursos, naturezas da despesa até elementos e, quando houver, outras codificações que se façam necessárias ao pronto entendimento por qualquer cidadão.


Art. 9º O limite autorizado no art. 8º não será onerado quando o crédito suplementar se destinar a atender:


I - insuficiências de dotações do Grupo de Natureza da Despesa 1 - Pessoal e Encargos Sociais, mediante a utilização de recursos oriundos de anulação de despesas consignadas ao mesmo grupo;


II - pagamentos de despesas decorrentes de sentenças judiciais, amortização, juros e encargos da dívida;


III - despesas financiadas com recursos vinculados, operações de crédito e convênios;


IV - insuficiências de dotações consignadas às Funções Educação, Saúde, Assistência Social e Previdência Social, inclusive aquelas previstas nos demais incisos deste artigo, observadas as normas de aplicação de cada um;

V - incorporações de saldos financeiros apurados em 31 de dezembro de 2022 e o excesso de arrecadação em bases constantes, inclusive de recursos vinculados de Fundos Especiais e do Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, e das transferências constitucionais referentes ao Sistema Único de Saúde - SUS, quando se configurar receita do exercício superior às previsões de despesas fixadas nesta Lei;


VI - remanejamentos de dotações alocadas ao mesmo Grupo de Natureza da Despesa e Modalidade de Aplicação por projeto, atividade ou operação especial de modo que não alterem a Lei Orçamentária Anual; e


VII - despesas necessárias ao cumprimento dos gastos obrigatórios mínimos com manutenção e desenvolvimento do ensino e com aplicação em ações e serviços públicos de saúde, previstos no art. 212 e inciso III, parágrafo 2° do art. 198 da Constituição Federal, respectivamente.

Art. 10. Fica o Poder Executivo autorizado a abrir créditos suplementares provenientes de superávit financeiro logo após o encerramento do Balanço Patrimonial da Administração Direta, referente ao exercício de 2022.

Art. 11. O Poder Legislativo e o Tribunal de Contas do Município ficam autorizados a realizar aberturas de créditos suplementares, eventualmente necessários, durante o transcurso do exercício financeiro mediante remanejamento de suas próprias dotações e incorporação de seus recursos vinculados.


Parágrafo único. Os créditos suplementares citados no 
caput deste artigo serão abertos por atos próprios dos Presidentes do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do Município.
CAPÍTULO III
Orçamento de Investimentos das Empresas

Art. 12. A despesa do Orçamento de Investimentos das empresas, observada a programação desta Lei, é fixada em R$ 92.680.626,00
(noventa e dois milhões, seiscentos e oitenta mil e seiscentos e vinte e seis reais), conforme definido no Anexo V.
CAPÍTULO IV
Disposições Gerais

Art. 13. As dotações para pagamento de pessoal e encargos sociais da Administração Direta, bem como as referentes a servidores colocados à disposição de outros órgãos e entidades, serão movimentadas pelos setores competentes da Subsecretaria de Gente e Gestão Compartilhada da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento.


Art. 14. O Poder Executivo concederá como incentivo fiscal a projetos culturais, nos termos da Lei nº 5.553, de 14 de janeiro de 2013, no mínimo um por cento da receita do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS – efetivamente arrecadada no exercício de 2021, ano anterior à elaboração desta Lei Orçamentária.


Art. 15. É fixado em R$ 3.197.926,00 (três milhões, cento e noventa e sete mil e novecentos e vinte e seis reais) o valor máximo a ser captado pelo Projeto Pró- Educação, de que trata a Lei nº 2.923, de 11 de novembro de 1999.

Art. 16. Fica o Poder Executivo autorizado a realizar operações de crédito por antecipação de receita, com a finalidade de manter o equilíbrio orçamentário- financeiro do Município, observados os preceitos legais aplicáveis à matéria.


Art. 17. As transferências financeiras destinadas à Câmara Municipal e ao Tribunal de Contas do Município estarão à disposição até o dia 20 de cada mês.

Art. 18. Poderão ser realizadas alterações na estrutura organizacional do Poder Executivo, com vistas a conferir maior agilidade à máquina administrativa, desde que sem aumento da despesa prevista nesta Lei.

Art. 19. Fica o Poder Executivo autorizado a contratar e oferecer garantias a empréstimos com a Caixa Econômica Federal - CEF ou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, voltados para o saneamento, habitação em áreas de baixa renda e mobilidade urbana, mediante aprovação do Poder Legislativo.


Art. 20. Fica o Poder Executivo autorizado a contratar e oferecer garantias a empréstimos com agências nacionais e internacionais de crédito para aplicação em investimentos previstos nesta Lei, bem como a oferecer as contragarantias necessárias à obtenção de garantia do Tesouro Nacional para a realização destes financiamentos.

Art. 21. A Secretaria Municipal de Cultura destinará, no mínimo, 40% (quarenta por cento) da dotação orçamentária prevista para o programa de Fomento à Cultura Carioca – FOCA ao financiamento de projetos provenientes das Áreas de Planejamento 3, 4, exceto Barra da Tijuca, e 5 e favelas das AP1 e AP2.

Art. 22. O Poder Executivo garantirá provimento ao cargo de Agente de Apoio à Educação Especial, do Quadro de Pessoal de Apoio Técnico à Educação, da Secretaria Municipal de Educação, com escolaridade de Nível Médio Normal, para o ano letivo de 2023.

CAPÍTULO V
Disposições Finais

Art. 23. Fica ainda o Poder Executivo autorizado a proceder aos ajustes necessários na estimativa da receita e na fixação da despesa que constam desta Lei, nos termos dos arts. 44 e 45 da Lei nº 7.475, de 2022.

Art. 24. O Prefeito, no âmbito do Poder Executivo, poderá adotar parâmetros para utilização das dotações, de forma a compatibilizar as despesas à efetiva realização das receitas, para garantir as metas de resultado primário, constantes do Anexo VIII desta Lei.

Art. 25. As despesas obrigatórias de caráter continuado definidas no art. 17 da Lei Complementar Federal nº 101, de 2000, e as despesas de capital relativas a projetos em andamento, cuja autorização de despesa decorra de relação contratual anterior, serão reempenhadas nas dotações próprias ou, em casos de insuficiência orçamentária, mediante transposição, remanejamento ou transferência de recursos nos termos do inciso V do art. 256 da Lei Orgânica do Município.


Art. 26. A despesa com precatórios judiciais obedecerá às determinações contidas nos arts. 29 a 31 da Lei nº 7.475, de 2022.


Art. 27. Ficam atualizados os Anexos de Metas Fiscais e de Riscos Fiscais constantes da Lei nº 7.475, de 2022, que passam a vigorar na forma dos Anexos VIII e IX desta Lei.


Art. 28. Será aberto crédito suplementar em favor do Poder Legislativo tão logo sejam divulgadas as diferenças correspondentes a eventual excesso de arrecadação em relação à previsão da Receita Tributária e das Transferências previstas no § 5º do Art.153 e nos Arts. 158 e 159 da Constituição Federal, efetivamente realizadas até 31 de dezembro de 2022, de modo a alcançar, até o final do exercício financeiro de 2023 o limite de quatro por cento do valor previsto no Art. 29-A, inciso V, da Constituição Federal.


Art. 29. O Poder Executivo buscará implementar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Guardas Municipais no exercício de 2023.

Art. 30. O Poder Executivo buscará implementar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores de nível elementar no exercício de 2023.

Art. 31. O Poder Executivo buscará implementar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da área da saúde no exercício de 2023.

Art. 32. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.




2. ANEXO I.pdf 2. ANEXO I.pdf 3. ANEXO II.pdf 3. ANEXO II.pdf 4. ANEXO III.pdf 4. ANEXO III.pdf 5. ANEXO IV - corrigido.pdf 5. ANEXO IV - corrigido.pdf 6. ANEXO V.pdf 6. ANEXO V.pdf 7. ANEXO VI - 0. CAPA.pdf 7. ANEXO VI - 0. CAPA.pdf 7. ANEXO VI - 1. RESUMO QGR.pdf 7. ANEXO VI - 1. RESUMO QGR.pdf 7. ANEXO VI - 2. QGR FISCAL SEG. SOCIAL.pdf 7. ANEXO VI - 2. QGR FISCAL SEG. SOCIAL.pdf 7. ANEXO VI - 3. QGR FISCAL.pdf 7. ANEXO VI - 3. QGR FISCAL.pdf 7. ANEXO VI - 4. QGR SEG. SOCIAL.pdf 7. ANEXO VI - 4. QGR SEG. SOCIAL.pdf 7. ANEXO VI - 5. RECEITA ORGAOS INDIRETA.pdf 7. ANEXO VI - 5. RECEITA ORGAOS INDIRETA.pdf 7. ANEXO VI-corrigido - 6. QGD.pdf 7. ANEXO VI-corrigido - 6. QGD.pdf 8. ANEXO VII - 0. CAPA - CONSOLIDACAO DOS QUADROS ORCAMENTÁRIOS.pdf 8. ANEXO VII - 0. CAPA - CONSOLIDACAO DOS QUADROS ORCAMENTÁRIOS.pdf 8. ANEXO VII - 1. COD FONTES I.pdf 8. ANEXO VII - 1. COD FONTES I.pdf 8. ANEXO VII - 2. DEMONSTRATIVO COM A PROJEÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE AS DESPESAS CORRENTES E RECEITAS CORRENTES - CAPA.pdf 8. ANEXO VII - 2. DEMONSTRATIVO COM A PROJEÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE AS DESPESAS CORRENTES E RECEITAS CORRENTES - CAPA.pdf 8. ANEXO VII - 2. DEMONSTRATIVO COM A PROJEÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE AS DESPESAS CORRENTES E RECEITAS CORRENTES.pdf 8. ANEXO VII - 2. DEMONSTRATIVO COM A PROJEÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE AS DESPESAS CORRENTES E RECEITAS CORRENTES.pdf 9. ATUALIZACAO LDO - CAPA--.pdf 9. ATUALIZACAO LDO - CAPA--.pdf 10. ANEXO VIII - CAPA - METAS FISCAIS.pdf 10. ANEXO VIII - CAPA - METAS FISCAIS.pdf 10. ANEXO VIII - METAS FISCAIS.pdf 10. ANEXO VIII - METAS FISCAIS.pdf 11. ANEXO IX - CAPA - RISCOS FISCAIS.pdf 11. ANEXO IX - CAPA - RISCOS FISCAIS.pdf 11. ANEXO IX - RISCOS FISCAIS.pdf 11. ANEXO IX - RISCOS FISCAIS.pdf 12. ANEXO X - 0. CAPA - METAS E PRIORIDADES.pdf 12. ANEXO X - 0. CAPA - METAS E PRIORIDADES.pdf 12. ANEXO X - 1. METAS E PRIORIDADES.pdf 12. ANEXO X - 1. METAS E PRIORIDADES.pdf 12. ANEXO X - 2. METAS E PRIORIDADES - EMENDAS LEGISLATIVAS.pdf 12. ANEXO X - 2. METAS E PRIORIDADES - EMENDAS LEGISLATIVAS.pdf 13. CAPA - RELAÇÃO DE AÇÕES NOVAS.pdf 13. CAPA - RELAÇÃO DE AÇÕES NOVAS.pdf 13. RELAÇÃO DE AÇÕES NOVAS.pdf 13. RELAÇÃO DE AÇÕES NOVAS.pdf 14. CAPA - DEMONSTRATIVO DE PROJETOS PRODUTOS E SUBTÍTULOS.pdf 14. CAPA - DEMONSTRATIVO DE PROJETOS PRODUTOS E SUBTÍTULOS.pdf 14. RELACAO DE SUBTITULOS POR UNID ORCAMENTARIA.pdf 14. RELACAO DE SUBTITULOS POR UNID ORCAMENTARIA.pdf 14. RELACAO DOS PROJETOS PRODUTOS E SUBTÍTULOS.pdf 14. RELACAO DOS PROJETOS PRODUTOS E SUBTÍTULOS.pdf 15. ADENDO - INDICAÇÕES - CAPA.pdf 15. ADENDO - INDICAÇÕES - CAPA.pdf 15. ADENDO - INDICAÇÕES.pdf 15. ADENDO - INDICAÇÕES.pdf

Sala da Comissão, 14 de dezembro de 2022

Vereadora ROSA FERNANDES
Presidente


Vereadora LAURA CARNEIRO
Vice-Presidente


Vereador MÁRCIO RIBEIRO
Vogal






Republicado para melhor visualização do Texto dos Anexos, Publicado no DCM nº 233, de 15/12/2022 - Suplemento



Informações Básicas

Código20220301513Protocolo
AutorPODER EXECUTIVORegime de Tramitação Especial em Regime de Prioridade - Matéria Orçamentária

Datas
Entrada09/30/2022Despacho09/30/2022

Informações sobre a Tramitação

Data de Envio12/14/2022Data de Fim de Prazo12/19/2022
Data da Reunião12/14/2022Data da Publicação12/15/2022
Pág. do DCM da PublicaçãoSUPL.Data da Republicação12/16/2022
Pág. do DCM da RepublicaçãoSUPL.

ComissãoComissão de Finanças Orçamento e Fiscalização FinanceiraAta
VereadoresVotaçãoAprovado (a) (s)
Data da Sessão12/15/2022Data da Publ. da Sessão12/16/2022

Observações:

REPUBLICADA EM ATENÇÃO AO OFÍCIO CFOFF 01/2023,PUBLICADO NO DCM DE 09/01/2023 (P.24).

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