;
 

Distribuição

Ementa da Proposição

DISPÕE SOBRE A ISENÇÃO DA TAXA DE USO DE ÁREA PÚBLICA - TUAP - RELATIVA AO TERCEIRO TRIMESTRE DE DOIS MIL E VINTE E UM EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
Show details for Texto Parecer  (clique aqui)Texto Parecer (clique aqui)
Hide details for Texto Parecer  (clique aqui)Texto Parecer (clique aqui)

Da Comissão de Trabalho e Emprego ao Projeto de Lei nº 216/2021, que “DISPÕE SOBRE A ISENÇÃO DA TAXA DE USO DE ÁREA PÚBLICA - TUAP - RELATIVA AO TERCEIRO TRIMESTRE DE DOIS MIL E VINTE E UM EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.


Autores: Vereador Rafael Aloísio Freitas, Vereador Felipe Michel, Vereadora Rosa Fernandes


Relator: Vereador Rocal

(FAVORÁVEL)

I - RELATÓRIO


Trata-se do Projeto de Lei nº 216/2021, que “DISPÕE SOBRE A ISENÇÃO DA TAXA DE USO DE ÁREA PÚBLICA - TUAP - RELATIVA AO TERCEIRO TRIMESTRE DE DOIS MIL E VINTE E UM EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, de autoria do Vereador Rafael Aloísio Freitas, Vereador Felipe Michel e Vereadora Rosa Fernandes.


II – VOTO DO RELATOR

A proposta aqui relatada busca compreender a realidade do Rio de Janeiro e os impactos decorrentes da pandemia na nossa cidade. Ainda que o pior momento deste cenário já tenha sido superado com o avanço da vacinação, há cerca de 10 mil trabalhadores ambulantes e auxiliares envolvidos com a atividade, e são uma força de trabalho considerável no contexto da geração de renda: segundo dados da PNAD, o Rio de Janeiro concentra quase 10% do total de mão de obra nesse tipo de atividade, com homens e mulheres que buscam garantir a subsistência mesmo na informalidade, como alternativa de garantir a dignidade de suas famílias mês a mês.

No mérito, o projeto ajuda a reforçar o conteúdo da Lei Municipal nº 7000/2021, que teve na sua composição conteúdo que garantia a remissão das TUAPs nos exercícios de 2020 e 2021. Portanto, tendo em consideração a relevância da matéria, nosso parecer é FAVORÁVEL ao presente Projeto de Lei.

Sala da Comissão, 21 de novembro de 2022.


Vereador Rocal
Relator


III – CONCLUSÃO

A Comissão de Trabalho e Emprego, em reunião realizada no dia 21 de novembro de 2022, aprovou o parecer do Relator, Vereador Rocal, como FAVORÁVEL ao Projeto de Lei nº 216/2021, de autoria do Vereador Rafael Aloísio Freitas, Vereador Felipe Michel e da Vereadora Rosa Fernandes.
Sala da Comissão, 21 de novembro de 2022.


Vereador WILLIAM SIRI
Presidente
Vereador ROCAL
Vice-Presidente
Vereador JORGE FELIPPE
Vogal


Informações Básicas
Código20210300216Protocolo002476
AutorVEREADOR RAFAEL ALOISIO FREITAS, VEREADOR FELIPE MICHEL, VEREADORA ROSA FERNANDESRegime de TramitaçãoEspecial em Regime de Urgência
Com o apoio dos Senhores

Datas
Entrada04/13/2021Despacho04/26/2021

Informações sobre a Tramitação


Data de Início Prazo 05/11/2021Data de Fim Prazo 05/14/2021

ComissãoComissão de Trabalho e Emprego Objeto de ApreciaçãoProposição
Nº ObjetoData da Distribuição
RelatorVEREADOR ROCAL

Pedido de Vista
Autor
Data da Reunião Data da Devolução

Parecer
Tipo Favorável Data da Reunião 11/21/2022
Data da Sessão

Data Public. Parecer 12/08/2022Pág. do DCM da Publicação 46
Republicação do Parecer Pág. do DCM da Republicação
Data Devolução

Subscreveram o Parecer VEREADOR WILLIAM SIRI, VEREADOR ROCAL, VEREADOR JORGE FELIPPE

Ata 10ª Reunião T. Reunião Ordinária

Publicação da Ata 12/09/2022Pág. do DCM da Publicação 58



Observações:


Atalho para outros documentos