§1º O Buraco do Faim liga as ruas Avenida Santa Cruz e Rua 12 de Fevereiro, de um lado; e as ruas Coronel Tamarindo e Falcão Padilha, do outro.
§2º O Órgão Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural adotará os atos necessários ao cumprimento desta Lei.
Art. 2° O Poder Executivo, por seus órgãos competentes, apoiará as iniciativas que visem à valorização e à divulgação do Buraco do Faim.
Art. 3° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Plenário Teotônio Villela, 31 de agosto de 2023.
Muito querido e respeitado, o Doutor FAIM PEDRO foi um verdadeiro médico de família, pois visitava seus pacientes em casa. Era muito conhecido na época, e era muito comum lhe ver caminhando com sua pasta pelas ruas nos anos 30/40/50.
A sua família, de origem Libanesa, fixou residência em Bangu no início do século XX e construiu uma linda história na região.
Filho do também médico José Pedro que foi um dos primeiros presidente do BANGU A.C., e que dá nome à uma simpática rua no bairro, FAIM tinha um consultório no bairro e outro em Realengo.
O Doutor Faim também teve um irmão famoso, o engenheiro ALEN ALIN PEDRO, funcionário público federal construiu uma bela carreira, foi presidente da antiga DLU (departamento de limpeza urbana do Distrito federal).primeiro presidente do antigo IAPI.(instituto de aposentadorias e pensão) chegando a prefeito do Rio de Janeiro nomeado pelo presidente GETÚLIO VARGAS na década de 50. Em Campo Grande o principal viaduto tem o nome prefeito ALEN PEDRO.
Motivado pelo enorme respeito e popularidade e também pela brilhante trajetória pública do irmão, o Doutor FAIM elegeu-se vereador de nossa cidade em 1951 com uma expressiva votação, e uma de suas primeiras ações foi solicitar a primeira reforma da já precária passagem de pedestres que o mesmo também tanto utilizava. A medida agradou tanto que a população passou a carinhosamente chama-la de BURACO DO FAIM.
O Doutor FAIM PEDRO reelegeu-se vereador criando inúmeras leis importantes sobretudo na área da saúde ficando no legislativo carioca até 1958, quando resolveu dedicar-se integralmente a medicina até seu falecimento em 1979.
Seu nome, merecidamente, ficou eternizado na região dando nome à rua FAIM PEDRO na divisa dos bairros de Padre Miguel e Realengo (BARATA 77).
Hoje, pela passagem chamada Buraco do Faim calcula-se circularem mais de 20 mil pessoas diariamente. Texto Original:
Datas:
Outras Informações:
01.:Comissão de Justiça e Redação 02.:Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público 03.:Comissão de Assuntos Urbanos 04.:Comissão de Cultura