Texto Parecer (clique aqui)
Da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos ao Projeto de Lei Complementar nº 11/2021, que “INSTITUI O PROGRAMA REVIVER CENTRO, QUE ESTABELECE DIRETRIZES PARA A REQUALIFICAÇÃO URBANA E AMBIENTAL, INCENTIVOS À CONSERVAÇÃO E RECONVERSÃO DAS EDIFICAÇÕES EXISTENTES E À PRODUÇÃO DE UNIDADES RESIDENCIAIS NA ÁREA DA II REGIÃO ADMINISTRATIVA- II R.A., BAIRROS DO CENTRO E LAPA, AUTORIZA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÃO INTERLIGADA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
Autor: PODER EXECUTIVO
Relatora: Vereadora Teresa Bergher
(FAVORÁVEL)
I – RELATÓRIO
Trata-se de análise e emissão de parecer acerca do Projeto de Lei Complementar nº 11/2021, que “INSTITUI O PROGRAMA REVIVER CENTRO, QUE ESTABELECE DIRETRIZES PARA A REQUALIFICAÇÃO URBANA E AMBIENTAL, INCENTIVOS À CONSERVAÇÃO E RECONVERSÃO DAS EDIFICAÇÕES EXISTENTES E À PRODUÇÃO DE UNIDADES RESIDENCIAIS NA ÁREA DA II REGIÃO ADMINISTRATIVA - II R.A., BAIRROS DO CENTRO E LAPA, AUTORIZA A REALIZAÇÃO DE OPERAÇÃO INTERLIGADA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”, de autoria do Poder Executivo.
II – VOTO DA RELATORA
O Projeto em análise objetiva estimular obras e edificações enquadradas no Programa REVIVER CENTRO. Para tanto, prevê incentivo à conservação e reconversão das edificações existentes e a produção de áreas residenciais, com previsão inclusive de criação de unidades de moradia social. Também estão previstas outras ações de requalificação urbana e ambiental da Região Central da Cidade, forjando um plano urbano robusto e integrado que muito contribuirá para reverter o esvaziamento econômico e social dos bairros do Centro e Lapa, fortemente impactados pela crise econômica que se vem abatendo sobre o Rio de Janeiro nos últimos anos. Destaque-se que tal quadro de degradação foi agravado pela pandemia do Covid-19, com cerca de cinquenta por cento do estoque de imóveis, lojas, comércios e serviços fechados, tendo gerado aumento do número de pessoas desempregadas, assim como aumento do número de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Essa situação de visível desagregação e desqualificação dos imóveis e dos ambientes no Centro da cidade, produziu severa perda de qualidade de vida para muitas pessoas, e demanda por requalificação, com expectativa de geração de negócios, de trabalho, de oferta de moradia e de serviços públicos, notadamente de saúde, segurança e educação que o presente Projeto tem intenção e potencial de atender e, portanto, do ponto de vista desta Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, trata-se de uma iniciativa que merece apoio.
Ante o exposto, no mérito, meu voto é FAVORÁVEL à aprovação deste Projeto.
Sala das Comissões, 27 de maio de 2021.
Vereadora Teresa Bergher
Relatora
III – CONCLUSÃO
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, em reunião realizada no dia 27 de maio de 2021, aprovou o parecer da Relatora, Vereadora Teresa Bergher, no mérito favorável ao Projeto de Lei Complementar nº 11/2021 de autoria do Poder Executivo.
Sala das Comissões, 27 de maio de 2021.
Vereadora Teresa Bergher
Presidente
Vereador Alexandre Isquierdo
Vice-Presidente
Vereador Gabriel Monteiro
Vogal