Texto Parecer (clique aqui)
Da Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público ao Projeto de Lei nº 311/2021, que “declara como Patrimônio cultural imaterial do povo carioca o Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana”, de autoria do Senhor Vereador Tarcísio Motta e do Senhor Vereador Reimont.
Autores: Vereador Tarcísio Motta e Vereador Reimont
Relator: Vereador Jorge Felippe
(FAVORÁVEL)
I – RELATÓRIO
Trata-se da análise e emissão de parecer sobre o Projeto de Lei nº 311/2021, que “declara como Patrimônio cultural imaterial do povo carioca o Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana”, de autoria do Senhor Vereador Tarcísio Motta e do Senhor Vereador Reimont.
II - VOTO DO RELATOR
O Projeto de Lei em análise visa declarar como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Povo Carioca o Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana, localizado no bairro Engenho de Dentro. O Bloco foi criado em 2001 e reúne moradores do bairro e adjacências, funcionários da rede de saúde mental, usuários e familiares, e tem o objetivo claro de promover a integração de todos aqueles que convivem com as doenças psíquicas com a sociedade e, também, quebrar preconceitos com quem está nesta condição e sofre diariamente com o preconceito e rejeição.
O desfile anual do Bloco Loucura Suburbana pelas ruas do Engenho de Dentro acontece toda 5ª feira antes do carnaval, e vem contribuindo para transformar o preconceito contra a loucura em admiração, respeito e desejo de integrar-se.
O Bloco Loucura Suburbana tem uma importante atuação social, enquanto à convivência com a diversidade e, além disso, exerce um papel cultural eficaz promovendo a cultura e o lazer gratuitamente numa região carente de opções culturais.
Considerando essa importante atuação social, cultural e de inclusão, o nosso voto é FAVORÁVEL.
Sala das Comissões, 30 de agosto de 2021
Vereador Jorge Felippe
Relator
III - CONCLUSÃO
A Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público, em reunião realizada no dia trinta de agosto de 2021, aprovou o voto FAVORÁVEL do Relator, Vereador Jorge Felippe, ao Projeto de Lei nº 311/2021, que “declara como Patrimônio cultural imaterial do povo carioca o Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana”, de autoria do Senhor Vereador Tarcísio Motta e do Senhor Vereador Reimont.
Sala das Comissões, 30 de agosto de 2021
Vereador Jorge Felippe
Presidente
Vereador Inaldo Silva Vereador Luciano Medeiros
Vice-Presidente Vogal