Durante o ano de 2020, devido à pandemia do COVID-19, o negócio social foi prejudicado pela necessidade do distanciamento social. No mesmo ano, a Feira Crespa completou seis anos de existência e contava com o planejamento de realizar grande evento presencial, porém devido às novas diretrizes, não pôde ser realizado. A solução que a equipe da Rainha Crespa, responsável pelo produto, Elaine Rosa, Mariana Egmidio e Ana Acioli encaminhou foi se reinventar e trazer para o seu público ações online. Em dezembro de 2020, a Feira foi premiada através do edital “Ações Locais”, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o que possibilitou a realização de programação para os próximos seis anos, com fomento e economia criativa. Registraram-se duas lives com empreendedoras da rede falando sobre os seus negócios e a sua relação com a Feira e uma live com a empresária Jaciana Melquiades, dona da empresa "Era uma Vez o Mundo" sobre a Pandemia, Maternidade e Paternidade Preta e o Relacionamento Afrocentrado.
A Rainha Crespa constitui-se como negócio de impacto social que atua desde o ano de 2014 nos setores de empreendedorismo, cultura e educação. Ao longo desses sete anos a Rainha Crespa realizou vinte e seis edições do seu principal produto, a Feira Crespa, de forma presencial e uma ação de forma online. A partir do cenário pandêmico, iniciado no ano de 2020, a Rainha Crespa vem realizando remotamente atividades de fortalecimento ao afroempreendedor: aceleração e consultorias (artistas e pequenos negócios); em 2021, seguimos realizando ações afirmativas patrocinadas pela Lei Aldir Blanc, como o evento de 70 anos do Clube Renascença, que contou com uma capacitação para afroempreendedores da rede e duas lives de samba. Por fim, nos mantemos realizando escrita e submissão de projetos para editais, onde nosso maior público-alvo são empreendedores culturais e artistas periféricos, garantido o sentido de empoderar e oportunizar soluções criativas para a população preta. Vale ressaltar o selo de atuação recebido pela à época Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro concedido à Feira Crespa.
Com tantas responsabilidades e atividades, vimos pelo presente Projeto de Lei tornar a ação Patrimônio Público com o propósito de garantir maior respeito e credibilidade para os diversos corpos que realizam essa ação afirmativa, bem como para todas as pessoas que são impactadas pela Feira Crespa. Vale ressaltar que origina-se da Pavuna, bairro com o maior número de praças públicas na Cidade, o metro quadrado mais barato e a última estação de metrô para os que começam a trajetória vindos da Zona Sul. Tantos descréditos foram associados a esse território e faz-se oportuno e necessário criar contextos que proponham expectativas positivas e respeito ao local. Texto Original:
Datas:
Outras Informações:
01.:Comissão de Justiça e Redação 02.:Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público 03.:Comissão de Abastecimento Indústria Comércio e Agricultura 04.:Comissão de Cultura 05.:Comissão de Turismo 06.:Comissão de Higiene Saúde Pública e Bem-Estar Social 07.:Comissão de Esportes Lazer e Eventos 08.:Comissão de Educação 09.:Comissão de Prevenção às Drogas 10.:Comissão de Segurança Pública 11.:Comissão de Proteção e Defesa Civil