EMENTA:
SOLICITAÇÃO DE PROVIDÊNCIAS ACERCA DO ATAQUE SOFRIDO PELA VEREADORA THAIS FERREIRA EM 01.02.2022 NA ALERJ
OFÍCIO
GVTM
Nº
05/2022
Rio de Janeiro,
10
de
fevereiro
de
2022
Exmo. Sr. Vereador CARLO CAIADO
DD. Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Na noite de 01.02.2022, em sede de expediente fnal na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ, o Partido Socialismo e Liberdade – PSOL; a Vereadora Thais Ferreira, ora Presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente nesta Câmara Municipal; e o conjunto de trabalhadoras e de trabalhadores de seu mandato, foram alvo de ofensas desferidas pelo Deputado Estadual Rodrigo Amorim, membro do Partido Social Liberal – PSL. Trata-se de fagrante episódio de racismo e de cometimento de crime contra a honra da parlamentar que demanda resposta urgente deste Legislativo Municipal.
Em breve resumo exemplifcativo do episódio, o Deputado Estadual fez alusão à aparência da Vereadora, mulher negra, para afrmar que a parlamentar possui “cara de que gosta de droga”, complementando que a Presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente desta Casa e a sua colega de partido, a Deputada Federal Talíria Petrone, são “da mesma laia”, pois procuram “tornar o roubo um meio de vida”. O nome de Thais Ferreira foi associado a expressões como “drogados”, “viciados” e “drogadiços”.
Além disso, sua atuação parlamentar, no exercício da vereança nesta Casa e da presidência da Comissão Permanente, foi associada ao tráfco de drogas e ao crime organizado, ao passo em que o Sr. Amorim chegou a insinuar que o programa “Partiu Praia” - que acontece de forma itinerante nas praias do Rio de Janeiro para educar sobre direitos e deveres dos frequentadores desses espaços ao longo do verão e preservar direitos de crianças e adolescentes, funcionaria para proteger atividades ilícitas
1 . Consigna-se, através do presente Ofício, que o ocorrido afeta, além da Parlamentar, os trabalhos desta Casa Legislativa como um todo, na medida em que aventa participação ilegítima e ilegal de Parlamentar em projeto de educação em direitos, realizado junto à sociedade civil.
Desta maneira, solicita-se que esta douta Presidência se manifeste quanto ao episódio, consignando o seu repúdio às mentiras perpetradas pelo ora membro da Casa Legislativa Estadual e tomando as demais medidas que entender cabíveis.
Fundamental que se afaste, como marco de saúde da democracia, a repetição de mais um episódio de violência contra a vida e a memória de mulheres negras na política. E em extensão incalculável, tendo-se em vista o potencial alcance e consequências advindas de ilações fraudulentas quando lançadas à rede mundial de computadores.
Atenciosamente,
Vereador TARCÍSIO MOTTA
Líder do PSOL na Câmara Municipal do Rio de Janeiro
1
https://www.jb.com.br/pais/2022/02/1035653-deputado-bolsonarista-acusa-vereadora-negra-de-ter-relacao-
com-trafco-de-drogas-no-rio.html
https://odia.ig.com.br/colunas/informe-do-dia/2022/02/6331031-vereadora-denuncia-deputado-que-a-acusa-de-
ter-estilo-de-maconheira.html
Texto Original:
Legislação Citada
Atalho para outros documentos
Informações Básicas
Regime de Tramitação
Ordinária
Tipo Ofício TCM
Datas:
Entrada
02/14/2022
Despacho
02/14/2022
Publicação
02/15/2022
Republicação
Outras Informações:
Pág. do DCM da Publicação
Pág. do DCM da Republicação
Tipo de Quorum
Motivo da Republicação
Observações:
Despacho:
DESPACHO: A imprimir
Imprima-se..
Em 14/02/2022
CARLO CAIADO - Presidente
Comissões a serem distribuidas
01.:
A imprimir
TRAMITAÇÃO DO OFÍCIO Nº 05/2022
TRAMITAÇÃO DO OFÍCIO Nº 05/2022
Cadastro de Proposições
Data Public
Autor(es)
Ofício
20221105814
SOLICITAÇÃO DE PROVIDÊNCIAS ACERCA DO ATAQUE SOFRIDO PELA VEREADORA THAIS FERREIRA EM 01.02.2022 NA ALERJ => 20221105814
02/15/2022
Vereador Tarcísio Motta
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Acesse o arquivo digital.