OFÍCIO GVR73
Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2022


Cumprimentando-a cordialmente, dirijo me a Vossa Senhoria para solicitar-lhe a republicação da justificativa do Projeto de Resolução n° 27/2019, de minha autoria, para a correção da redação do mesmo, conforme anexo*.

Certo de encontrar atendimento ao pleito, aproveito a oportunidade para apresentar protestos de elevada estima e consideração.


Atenciosamente,

Vereador REIMONT

(*) O texto enviado em anexo encontra-se publicado nesta edição do DCM.




Legislação Citada



Atalho para outros documentos

JUSTIFICATIVA

O presente Projeto de Resolução tem por finalidade estender a comenda em tela, para que pessoas e instituições que se dedicam aos mais empobrecidos, também sejam homenageados devido à história de São Francisco de Assis.

São Francisco de Assis viveu entre os anos de 1182 a 1226, período da Idade Média em que as cruzadas comprometiam a Europa com guerras intermináveis produtoras de muito empobrecimento da população. Sua opção que compreendeu que todos os seres criados por Deus revelavam o rosto do Criador e por isso precisavam ser cuidados e protegidos, deu a ele o titulo de padroeiro dos animais o que está muito correto e adequado, e é consignado nas atribuições daqueles e daquelas que recebem da Câmara Municipal a Medalha São Francisco de Assis do Terceiro Milênio.
Conta a história que, diante da pobreza de seus contemporâneos e da vida farta que tinha junto a sua família, Francisco fez opção de abandonar a segurança de sua casa para viver entre os pobres, reconstruindo com eles suas próprias vidas. Aos leprosos, tão discriminados em seu tempo, Francisco chamava de irmãos. Vestiu-se como os pobres, comia o que comiam e vivia em meio a eles.
Hoje, a população em situação de rua nas grandes capitais do país e do mundo, e em especial no Rio de Janeiro, clama pela presença de Francisco que, certamente faria se aqui estivesse, opção por construir com eles as politicas publicas e as possibilidades de vida digna e abundante que todos e todas merecem.
Há entre nós, muitas mulheres e homens generosos e comprometidos com a causa dos pequenos a quem poderíamos chamar de “Franciscos”. O Poder Público que deve cuidar de todos e em especial dos pobres, precisa compreender que esses “Franciscos” cumprem um papel importantíssimo com sua função social e humanitária.
Com esta modificação, a Medalha São Francisco do Terceiro Milênio continua cumprindo o seu papel fundamental de homenagear quem se coloca na defesa dos animais e, amplia-se para homenagear também aqueles e aquelas que mantêm sua vida comprometida com os pobres. Nossa Câmara, atualiza-se e adequa-se desta forma, ao conceito de "Ecologia Integral", usado internacionalmente.

Pelo exposto e diante da relevância do interesse social e humanitário, peço apoio ao ilustres pares para aprovação do Projeto de Resolução em comento.

Informações Básicas

Regime de TramitaçãoOrdináriaTipo Ofício TCM

Datas:
Entrada 09/06/2022Despacho 09/06/2022
Publicação 09/08/2022Republicação

Outras Informações:
Pág. do DCM da Publicação 19 Pág. do DCM da Republicação
Tipo de Quorum Motivo da Republicação


Observações:


Despacho:


DESPACHO: A imprimir
Imprima-se. Em atenção à solicitação do autor da matéria, republique-se a justificativa do PR nº 27/2019, conforme texto encaminhado em anexo.
Em 06/09/2022
CARLO CAIADO - Presidente


Comissões a serem distribuidas

01.:A imprimir

Show details for TRAMITAÇÃO DO  OFÍCIO Nº 73TRAMITAÇÃO DO OFÍCIO Nº 73
Hide details for TRAMITAÇÃO DO  OFÍCIO Nº 73TRAMITAÇÃO DO OFÍCIO Nº 73

Cadastro de ProposiçõesData PublicAutor(es)
Hide details for OfícioOfício
Hide details for 2022110108520221101085
Red right arrow IconSOLICITA A REPUBLICAÇÃO DA JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE RESOLUÇÃO N° 27/2019 => 2022110108509/08/2022Vereador Reimont




HTML5 Canvas example