Este projeto continua a tramitar na Legislatura - Legislatura Atual , para acompanhar o projeto clique no link ao lado.


OFÍCIO GVR53/2022
Rio de Janeiro, 21 de junho de 2022



Cumprimentando-o cordialmente, solicito a V.Ex.ª as providências necessárias à criação da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras.
Maior empresa brasileira e essencial para o desenvolvimento e a soberania do país, a Petrobras vem sofrendo crescentes ataques, que colocam em risco a estabilidade, a reputação e o valor da marca da estatal, tanto no Brasil como no exterior, e sinalizam o que pode ser a mais predadora estratégia para a privatização de uma empresa pública brasileira.
Em apenas três anos e seis meses, a Petrobras passa pela quarta mudança na presidência e vive um caos gerencial criado pelo próprio presidente da República, responsável por indicar não só o presidente, mas a maioria dos membros do Conselho de Administração.
Em meio a esse ataque absolutamente inédito na história do país, o governo promove uma distribuição recorde de lucros para acionistas, deixando evidente o desinteresse em reinvestir na empresa e de zelar por este patrimônio – em 2021, a Petrobras teve lucro líquido de 106,7 bilhões de reais e pagou um total de 101,4 bilhões de reais de dividendos. A decisão choca até se comparada ao mercado internacional, em que, um país como os Estados Unidos, onde não há obrigatoriedade legal de distribuir parte dos lucros e onde estes são tributados em 30%, o Federal Reserve/FED restringiu a distribuição de dividendos para grandes bancos durante dois anos, por conta da crise da pandemia da Covid-19. Nenhuma empresa, seja pública ou privada, se sustenta com tamanha falta de projeto e instabilidade. A Petrobras é o maior patrimônio do povo brasileiro e foi criada para garantir a soberania do país, após a II Guerra Mundial, que gerou forte crise de abastecimento. O Brasil não pode correr o risco de voltar a uma situação de absoluta dependência.
Aproveito a oportunidade para renovar votos de elevada estima e consideração.
Respeitosamente,


Vereador Reimont




Excelentíssimo Senhor
Vereador Carlo Caiado
Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro



Texto Original:



Legislação Citada



Atalho para outros documentos



Informações Básicas

Regime de TramitaçãoOrdináriaTipo Ofício TCM

Datas:
Entrada 06/21/2022Despacho 06/21/2022
Publicação 06/22/2022Republicação

Outras Informações:
Pág. do DCM da Publicação 25 Pág. do DCM da Republicação
Tipo de Quorum Motivo da Republicação


Observações:


Despacho:


DESPACHO: A imprimir
Imprima-se..
Em 21/06/2022
CARLO CAIADO - Presidente


Comissões a serem distribuidas

01.:A imprimir

Show details for TRAMITAÇÃO DO  OFÍCIO Nº 53/2022TRAMITAÇÃO DO OFÍCIO Nº 53/2022
Hide details for TRAMITAÇÃO DO  OFÍCIO Nº 53/2022TRAMITAÇÃO DO OFÍCIO Nº 53/2022

Cadastro de ProposiçõesData PublicAutor(es)
Hide details for OfícioOfício
Hide details for 2022110605720221106057
Red right arrow IconREQUER A CRIAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA PETROBRAS => 2022110605706/22/2022Vereador Reimont




   
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Acesse o arquivo digital.