VEREADOR-PSD
Nobres Vereadores desta Augusta Casa de Leis, este projeto se traduz em uma singela homenagem a um homem que durante sua trajetória de vida deixou marcas indeléveis de forte personalidade e caráter impar.
Drº Gustavo Frederico Kessler, Nasceu no dia 25 de abril de 1912, na cidade do Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul. Ao longo de sua vida, trilhou diversos caminhos iniciando sua jornada no armazém do pai aos 8 anos até 17 anos de idade. Ainda bem jovem, fez exame para praticante de piloto, sendo aprovado embarcou no navio “Recife”
Serviu em Julho de 1932, e quando foi deflagrada a revolução Paulista, estando no Exército, seguiu para linha de frente, apesar do rogo do pai para desistir. Frente a isso, respondeu ao seu pai: “ A minha família não será acusada de covarde”.
Nomeado Guarda de Presídio, servindo na Casa de Detenção, chegando a ser responsável por disciplina de mais de 2.000 presos. Na colônia ocorreu um fato que marcou por demais sua vida pois um incêndio irrompeu destruindo todo prédio de administração, naquele momento acompanhou um pequeno numero de presos, e contra a vontade dos guardas, penetrou no prédio, salvando dois operários e subiu com esse grupo até a secretaria, onde conseguiu salvar grande parte do valioso material que ali existia. Foi considerado o herói do dia e o único funcionário elogiado calorosamente pelo Diretor José Janini.
Mais tarde fez concurso para o DASP, para os cargos de Detetive do Departamento Federal de Segurança Publica, e para Agente Fiscal do Imposto de Consumo, o mais difícil concurso feito até então no DASP. Sendo aprovado como Agente Fiscal, serviu em vários estados do Nordeste e Sudeste. Aposentou-se no mais elevado padrão de carreira e como Auditor Fiscal do Tesouro Nacional.
Cursou a Faculdade Souza Marques ( Filosofia, Ciências e Letras). Formou-se com 68 anos de idade, para exemplo de muitos que acreditam que findou o tempo de estudar.
Sua formação acadêmica o levou ao importante cargo de revisor de uma das maiores editoras do Brasil que é a Casa Publicadora das Assembleias de Deus do Brasil-CPAD
Seu desejo por conhecimento era constante, chegando a alcançar o Doutorado em Teologia, pelo SINTEP/EPOE. Gustavo sempre foi autodidata.
Paralelamente ao trabalho árduo diário da Secretaria de Segurança Pública, dedicou-se ao trabalho voluntário de assistência comunitária na Favela da Rocinha. Na Favela da Praia do Pinto, no Leblon, fez um trabalho de ressocialização com a população carente.
O Drº Gustavo Frederico Kessler veio a falecer em 27.09.1995, deixando como legado um exemplo de esforço e dedicação. Assim sendo peço aos meus pares que me ajudem a aprovar esta proposição que ora apresento. Texto Original:
Datas:
Outras Informações:
01.:Comissão de Justiça e Redação 02.:Comissão de Assuntos Urbanos 03.:Comissão de Educação e Cultura