MENSAGEM37
Rio de Janeiro, 21 de Setembro de 2021

EXCELENTÍSSIMOS SENHORES PRESIDENTE E DEMAIS MEMBROS DA CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO


Dirijo-me a Vossas Excelências para encaminhar o incluso Projeto de Lei Complementar, que “Dispõe sobre a Política Urbana e Ambiental do Município, institui a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável do Município do Rio de Janeiro e dá outras providências”.

O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento urbano e parte integrante do processo de planejamento municipal, englobando o território do Município como um todo.

Conforme preconizado pelo Estatuto da Cidade, Lei Federal nº 10.257 de 10 de julho de 2001, o Plano Diretor aprovado deve ser revisto a cada dez anos e o que está em vigor no Município do Rio de Janeiro é a Lei Complementar nº 111, de 1º de fevereiro de 2011, aprovada por essa ilustre Casa Legislativa.

Desta forma, e em atendimento ao Estatuto da Cidade, o Poder Executivo deu início à revisão do Plano em 2018, com a elaboração do Diagnóstico Intersetorial Integrado da Cidade do Rio de Janeiro, coordenado pela então Secretaria Municipal de Urbanismo com o apoio de técnicos de diversos órgãos municipais reunidos no Comitê Técnico de Acompanhamento do Plano Diretor - CTPD.

Em 2019 e em 2020, foi estruturado o Grupo de Interlocutores para a Revisão do Plano Diretor, reunindo associações de moradores e movimentos sociais, universidades, setores empresariais e produtivos, organizações não governamentais, entidades de classe e setores governamentais das três instâncias de governo, incluindo os membros do Conselho Municipal de Política Urbana (COMPUR) e do Comitê Técnico de Acompanhamento do Plano Diretor.

Foram realizadas oito reuniões plenárias com este Grupo, que tiveram como foco apresentações dos consensos e alinhamentos técnicos sobre as bases da Política Urbana (princípios, objetivos e diretrizes); do Diagnóstico Intersetorial Integrado; e do andamento das discussões sobre o Macroordenamento Territorial. Também foram discutidos fundamentos jurídicos em relação à questão da função social da cidade e da propriedade urbana e metodologias para identificar as áreas socialmente vulneráveis no território da cidade.

Em 2021, iniciou-se nova fase, em que organizações representativas da sociedade civil foram convidadas mediante chamamento público, a se juntarem aos técnicos municipais para participarem dos grupos de elaboração do Plano Diretor do Rio. Em paralelo, também foram convidados a participar os vereadores da atual legislatura e os representantes das entidades participantes do Conselho Municipal de Política Urbana (COMPUR).

Desta forma, foram organizados seis grupos de trabalho simultâneos, que discutiram em reuniões semanais ao longo dos meses de abril e maio de 2021 os diversos temas dos Títulos que compõem o Projeto de Revisão do Plano Diretor.

O processo participativo se estendeu a reuniões plenárias semanais para o debate entre os representantes de todos os grupos. Esta etapa de elaboração da minuta reuniu quinhentos participantes e muitas ideias fomentadas neste período estão presentes no Projeto de Lei de Revisão do Plano Diretor.



No mês de junho, visando consolidar a construção democrática da Lei, foram realizadas pelo Poder Executivo oito audiências públicas, sendo três temáticas e cinco regionais e híbridas, transmitidas pela internet e com presença de público local, em cada Área de Planejamento do Município.

Somadas a estas audiências, foram também realizadas reuniões sobre propostas para as Áreas de Planejamento 1 a 5 pela Câmara Municipal, com a participação do Secretário Municipal de Planejamento Urbano e o corpo técnico da Secretaria.

A participação da população foi privilegiada através de duas enquetes on line que obtiveram milhares de respostas e também pela disponibilização de ferramentas de contribuição livre, através de textos ou sugestões em mapa colaborativo na plataforma especialmente organizada com o propósito de comunicar à população em geral sobre a revisão do Plano Diretor.

Ao longo do mês de julho a equipe técnica da Prefeitura trabalhou na redação final do texto do Projeto de Lei, visando a disponibilização da minuta ao público, apresentação ao COMPUR e encaminhamento à Procuradoria Geral do Município, previamente ao envio para essa Casa legislativa.

Cumpre mencionar a transparência de todo o processo, em consonância com o propósito de Governo Digital e Transparente que temos nesta gestão. Todos os materiais produzidos, desde o Diagnóstico, passando pelas apresentações, atas de reuniões, filmagens das reuniões e audiências públicas, minuta do projeto de lei e anexos estão acessíveis na internet. Em agosto, após a disponibilização da minuta do Projeto de Lei e seus Anexos na plataforma, foi realizada nova audiência pública pela internet, em que foram acolhidas sugestões da população.


O novo Plano Diretor da Cidade do Rio está organizado em sete títulos e vinte e quatro Anexos e traz como principais inovações o conteúdo relativo às leis de parcelamento e de uso e ocupação do solo integrados ao Plano, além de instrumentos de gestão auto aplicáveis, que permitirão uma nova dinâmica no ordenamento territorial do Município.

A implementação da política urbana alinhada aos preceitos da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, visando uma cidade mais justa e equitativa, mais sustentável e mais compacta, com respeito ao patrimônio natural e cultural e que possibilite a melhoria da qualidade de vida da população é o objetivo primordial do Plano, espelhado em todos os títulos através de diversas estratégias de implementação.

Cabe salientar a importância de se unificar em uma única Lei, o ordenamento territorial tratado no Título II, com os instrumentos de gestão do uso do solo, ambientais e do patrimônio cultural tratados no Título III e as regras para o parcelamento e o uso e ocupação do solo do Município. Isso permitirá a revogação de mais de quarenta normas, vigentes desde a década de setenta, que fazem do ordenamento territorial do Município um conjunto desconexo e complexo, atrasado em relação à maioria das capitais brasileiras.

Neste mês de setembro, inicia-se a etapa legislativa do processo, com a entrega do Projeto de Lei Complementar e seus Anexos a esta Casa Legislativa, para que os debates sejam enriquecidos, que mais pessoas sejam ouvidas, e que o texto possa ser aprimorado pelos nobres Vereadores junto às suas bases para cumprir o seu papel de definidor da política de desenvolvimento urbano no Município do Rio de Janeiro pelos próximos dez anos.

Contando, desde já, com o apoio dessa ilustre Casa Legislativa à presente iniciativa, aproveito para renovar meus protestos de elevada estima e distinta consideração.

EDUARDO PAES


Ao
Excelentíssimo Senhor
Vereador CARLO CAIADO
Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Texto Original:


Legislação Citada



Atalho para outros documentos

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 44/2021


Informações Básicas

Protocolo Mensagem 037/2021
Regime de Tramitação OrdináriaTipo Mensagem Encaminhando Projetos
Projeto

Datas:
Entrada 09/21/2021Despacho 09/22/2021
Publicação 09/23/2021Republicação

Outras Informações:
Pág. do DCM da Publicação 69 do Suplemento 2 Pág. do DCM da Republicação
Tipo de Quorum Motivo da Republicação

Observações:




Comissões a serem distribuidas


01.:A imprimir

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