Legislação - Lei Ordinária


Lei nº 447/1983 Data da Lei 11/17/1983


Show details for Texto da LeiTexto da Lei
Hide details for Texto da LeiTexto da Lei

LEI Nº 447, DE 17 DE NOVEMBRO DE 1983.

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO,

Faço saber que a Câmara Municipal do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte lei:

Art. 1º - Fica o Poder Executivo autorizado a construir o Memorial Getúlio Vargas, o qual será localizado na área fronteira à Praça Mahatma Gandhi, onde se situou o extinto Palácio Monroe, antiga sede do Senado Federal.

Parágrafo Único - Para a construção do Memorial, a Prefeitura promoverá a mudança do chafariz ali instalado, transferindo-o para local público de grande circulação de pessoas e compatível com as suas linhas arquitetônicas.

Art. 2º - O Memorial Getúlio Vargas deverá abrigar o Museu Getúlio Vargas a ser formado com materiais existentes em acervos públicos e peças e textos recolhidos entre aqueles que privaram da convivência desse grande brasileiro - e manter serviços culturais que consagrem diferentes aspectos da vida nacional.

§ 1º - As instalações do Memorial contarão obrigatoriamente com áreas e equipamentos para projeções cinematográficas, sessões de teatro, espetáculos de música popular e erudita, mostras de artes plásticas e popular e eventos culturais.

§ 2º - O ingresso em qualquer das atividades programadas para o Memorial Getúlio Vargas será franqueado ao público.

Art. 3º - O projeto arquitetônico do Memorial Getúlio Vargas será escolhido em concurso nacional a ser aberto pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, dentro de 30 (trinta) dias após a sanção desta Lei, e julgado nos 60 (sessenta) dias subseqüentes por um júri de alto nível por ela designado.

§ 1º - O Poder Executivo abrirá os créditos necessários à premiação dos vencedores do concurso, bem como ao pagamento das despesas de promoção desse certame, que deverá ser divulgado em todo o território nacional.

§ 2º - O Poder Executivo colocará à disposição dos interessados em participar do concurso todas as informações técnicas existentes em seus órgãos acerca do local em que se erguerá o Memorial Getúlio Vargas.

Art. 4º - O Poder Executivo adotará as medidas, inclusive abertura de créditos, que assegurem a inauguração do Memorial Getúlio Vargas e a instalação de seus serviços no dia 24 de agosto de 1984, data que assinala o 30º aniversário da morte do inesquecível estadista.

Parágrafo Único - O Poder Executivo fica autorizado a celebrar convênios com os Governos da União, dos Estados e dos Municípios e com instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, com o propósito de estabelecer esquemas de cooperação e recolher contribuições para a construção, aparelhagem e manutenção do Memorial Getúlio Vargas e seus serviços.

Art. 5º - Dentro de 90 (noventa) dias, o Poder Executivo regulamentará esta Lei.

Art. 6º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1983.
JAMIL HADDAD
Prefeito

Status da Lei Em Vigor

Show details for Ficha TécnicaFicha Técnica
Hide details for Ficha TécnicaFicha Técnica

Projeto de Lei nº Proj. Lei 287/83 Mensagem nº
Autoria VEREADOR CARLOS IMPERIAL
Data de publicação DCM 11/21/1983 Página DCM
Data Publ. partes vetadas Página partes vetadas
Data de publicação DO Página DO

Observações:


Sancionado Lei nº 447/83 em 17/11/1983
Tempo de tramitação: 85 dias.
Publicado no DCM em 21/11/1983 pág. 1 - SANCIONADO

Forma de Vigência Sancionada






Show details for Leis relacionadas ao Assunto desta LeiLeis relacionadas ao Assunto desta Lei
Hide details for Leis relacionadas ao Assunto desta LeiLeis relacionadas ao Assunto desta Lei




   
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Acesse o arquivo digital.